Operação Inverno: Porto Alegre tem 12 novos espaços de acolhimento

03/07/2021 08:50
Giulian Serafim / PMPA
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Usuários podem permanecer por até sete meses, lavar suas roupas e usar a cozinha comunitária

Desde quinta-feira, 1º, até este sábado, 3, equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) encaminharam 20 pessoas para os locais de acolhimento da rede socioassistencial de Porto Alegre. A Operação Inverno da prefeitura foi reforçada com 12 novos espaços descentralizados em bairros de Porto Alegre, onde os usuários podem permanecer por até sete meses, lavar suas roupas e usar a cozinha comunitária. Os quartos são individuais e para casal e famílias. São 200 novas vagas na modalidade de pousada e 200 novos benefícios de auxílios moradias  Dos novos espaços, localizados nos bairros Floresta, Santana, São João e Centro, dez terão lugar para animais de estimação. O acesso é realizado a partir de avaliação técnica das equipes da Fasc.

O contrato com os prestadores de serviço de hospedagem, selecionados em chamamento público, foi assinado na quarta-feira. As novas opções de acolhimento integram-se à estrutura existente, somando 1.822 vagas em toda a rede socioassistencial na Capital. Quatrocentas e cinquenta famílias já recebem o auxílio moradia. Há 256 vagas em albergues e 716 para adultos, idosos, trans, PCDs e migrantes em 19 espaços de acolhimento institucional

Para a presidente da Fasc, o cenário de pandemia, de exceção é um desafio, mas com olhar especial às pessoas que mais precisam será possível ofertar espaços cheios de possibilidades. “As hospedagens são descentralizadas e protetivas. Vamos oportunizar, locais mais humanizados e com jeito de casa da gente. Lá eles podem chegar, lavar a sua roupa e ter um quarto só deles ou com menos pessoas no mesmo ambiente, respeitando a individualidade de cada um."

O gerente de uma das unidades da pousada, localizada no bairro Santana, Pedro Almeida, conhece muitas histórias de população em situação de rua e o que lhe chama atenção são as características que as assemelham: desajustes pessoais e a falta de oportunidade. “O que mais ouvimos são sobre as perdas familiares, pessoas que amavam e, então, perdem o chão. Entendemos, pois a família é a base de tudo. É a fortaleza na vida de qualquer um de nós. Mas a falta de oportunidade, de trabalho é o que pesa na vida deles."

De acordo com os relatórios da equipe da Central de Abordagem Social, das dez pessoas solicitadas na abordagem social noturna de quinta-feira, 1º, quatro pessoas não foram encontradas e seis não aceitaram o acolhimento. Um trabalho permanente de cuidado, criação de vínculo e confiança. Para ajudar as equipes de Abordagem Social, ao ver uma pessoa em situação de risco por causa do frio, basta ligar para (51) 3289-4994.

A operação inverno visa complementar e potencializar a Rede de Acolhimento já existente destinada às pessoas em situação de rua. Confira os espaços onde o acesso é espontâneo.

Rede de albergues

Albergue Dias da Cruz: modalidade albergue 12h - av. Azenha, 366 - Azenha
Abrigo Renascer: Praça Navegantes, 41 (fundos da Igreja Navegantes)
Albergue Acolher 1 - 24h: rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim
Albergue Acolher 2 - 12h: rua 7 de Abril, 315 - Floresta

Os Centros POP têm atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.

Centro POP 1 - Santana
Av. João Pessoa, 2384, Farroupilha 

Centro POP 2 - Floresta
Rua Gaspar Martins, 114 / 120, Floresta 

Centro POP 3 – Navegantes
Av. França, 496, Navegantes 

SCFV – Adultos Pop Rua - Ilê Mulher
Rua Santo Antônio, 64, Floresta

Restaurantes Populares

Centro: rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domigo)
Vila Cruzeiro:  rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)
Lomba do Pinheiro: rua Cacimbinhas, 159 (segunda a sexta-feira)
Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)

 

Evelize Fabricio

Gilmar Martins