Prefeitura encaminha 500 jovens aprendizes ao programa Partiu Futuro

27/11/2024 17:39

O encaminhamento de 500 jovens aprendizes para experiência profissional na Prefeitura de Porto Alegre têm início na segunda-feira, 2. A parceria é realizada por meio da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) e Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes). A recepção aos participantes do Programa Partiu Futuro será às 14h, na Casa da Ospa (avenida Borges de Medeiros, 1501).

Os selecionados têm entre 14 e 24 anos e são estudantes da rede pública de ensinos fundamental ou médio, inscritos no CadÚnico e desabrigados, desalojados de municípios atingidos pelas enchentes. A parceria, firmada em setembro, encaminha para inserção ao mercado de trabalho.

O presidente da Fasc, Cristiano Roratto, ressaltou a importância de possibilitar oportunidade aos jovens aprendizes, incluindo pessoas com deficiências. “Quando surgiu a proposta desse programa, nós celebramos porque oportunizar condições de formação profissional ao nosso jovem é dar condições de virar a chave de futuro para eles e suas famílias, principalmente em período pós calamidade”.

A seleção foi feita por meio de sistema de pontuações, considerando renda per capita, grupos populacionais, cor/raça e participação em outros programas sociais. Para o secretário da Smap, Richard Dias, o objetivo é consolidar e ampliar o projeto Jovem Aprendiz, aprovado durante a calamidade. “Nós temos esse entendimento, o jovem aprendiz é um dos projetos e políticas públicas que mais tem efetividade, principalmente, para quem mais precisa”.

AlinhamentoAs equipes de Gestão de Recursos Humanos de todas as secretarias municipais estiveram reunidas com gestores da Sedes, Smap, Fasc e Renapsi, na tarde desta quarta-feira, 27, para alinhamento de fluxo entre município e empresa gestora do programa.

 

Evelize Fabricio

Gilmar Martins