Prefeitura encaminha 500 jovens aprendizes ao programa Partiu Futuro
O encaminhamento de 500 jovens aprendizes para experiência profissional na Prefeitura de Porto Alegre têm início na segunda-feira, 2. A parceria é realizada por meio da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) e Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes). A recepção aos participantes do Programa Partiu Futuro será às 14h, na Casa da Ospa (avenida Borges de Medeiros, 1501).
Os selecionados têm entre 14 e 24 anos e são estudantes da rede pública de ensinos fundamental ou médio, inscritos no CadÚnico e desabrigados, desalojados de municípios atingidos pelas enchentes. A parceria, firmada em setembro, encaminha para inserção ao mercado de trabalho.
O presidente da Fasc, Cristiano Roratto, ressaltou a importância de possibilitar oportunidade aos jovens aprendizes, incluindo pessoas com deficiências. “Quando surgiu a proposta desse programa, nós celebramos porque oportunizar condições de formação profissional ao nosso jovem é dar condições de virar a chave de futuro para eles e suas famílias, principalmente em período pós calamidade”.
A seleção foi feita por meio de sistema de pontuações, considerando renda per capita, grupos populacionais, cor/raça e participação em outros programas sociais. Para o secretário da Smap, Richard Dias, o objetivo é consolidar e ampliar o projeto Jovem Aprendiz, aprovado durante a calamidade. “Nós temos esse entendimento, o jovem aprendiz é um dos projetos e políticas públicas que mais tem efetividade, principalmente, para quem mais precisa”.
Alinhamento - As equipes de Gestão de Recursos Humanos de todas as secretarias municipais estiveram reunidas com gestores da Sedes, Smap, Fasc e Renapsi, na tarde desta quarta-feira, 27, para alinhamento de fluxo entre município e empresa gestora do programa.
Gilmar Martins