Profissionais da rede socioassistencial recebem treinamento para uso do botão de emergência

24/08/2023 16:31

Mais de 90 profissionais da rede socioassistencial de atendimento a crianças e adolescentes participaram, nesta quinta-feira, 24, de treinamento para implantação do botão de emergência - recurso de segurança já utilizado nas escolas municipais. A ferramenta é fruto de parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre, Instituto Cultural Floresta e a empresa BeOn.

O presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cristiano Roratto, ressalta a importância da parceria, inicialmente em espaços de proteção às crianças e adolescentes. “Atendemos mais de 10 mil crianças e adolescentes na cidade e ampliar o monitoramento, prevenção de riscos e violência nestes espaços é essencial'', afirma.

Na prática, o dispositivo é acessado por meio de um aplicativo, acionado em caso de situações extremas. O sistema envia um alerta ao Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic), que aciona a Guarda Municipal e os demais órgãos competentes em caso de alertas nos endereços pré-cadastrados. 

“Desde a implantação do sistema na rede municipal de ensino, em abril, não recebemos nenhum chamado do tipo. Isso porque o botão de emergência deve ser acionado em situações extremas, quando há risco de vida. As demais ocorrências seguem sendo atendidas por meio dos canais telefônicos. Estamos preparados para dar todo o suporte necessário aos servidores da assistência social”, ressalta o secretário adjunto de Segurança, Gelson Guarda.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Carol Aguirre, aprova a iniciativa. “Infelizmente, percebemos as questão de vulnerabilidade e insegurança em toda parte, então a intenção era exatamente essa, trazer para assistência'', diz.

 

 

Evelize Fabricio

Lissandra Mendonça