Sistema do CadÚnico fica indisponível nesta sexta e reduz atendimento até 17 de março
O Sistema do Cadastro Único migrará para uma nova plataforma a partir de 18 de março. O sistema informatizado, integrado às outras bases de dados do governo federal, possibilitará a busca e inclusão de dados cadastrais de forma automática. Devido aos testes de migração, o sistema estará fora do ar nesta sexta-feira, 31. Entre os dias 1º e 17 de março, os atendimentos estarão reduzidos, devido às oscilações para migração definitiva.
Para o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Matheus Xavier, a mudança para dará mais segurança aos governos e aos municípios. “O novo sistema será uma única fonte de informações, possibilitando praticidade aos atendentes, agilidade para quem espera e segurança para que possamos planejar ações mais eficientes”.
A coordenação de Gestão de Benefícios e Cadastro Único da Fasc sugere que as famílias com necessidade de obtenção do Número de Identificação Social (NIS) fiquem atentas e organizem a busca pela informações. É importante que as pessoas interessadas busquem atendimento antes ou após a primeira quinzena de março, em especial, aqueles que precisam do benefício junto a EPTC.
Documentos - Outra mudança importante do novo Cadastro Único será a exigência de CPF para todos os membros moradores da casa. Com a atualização do sistema, o CPF abre a possibilidade de integração com a nova Carteira de Identidade Nacional e outras bases biométricas nacionais, reforçando a segurança e a confiabilidade
Locais de atendimento - Porto Alegre tem os postos descentralizados em dez regiões da cidade com objetivo de atender famílias oriundas de qualquer bairro da Capital. Nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o serviço prioriza as famílias acompanhadas no local e o público prioritário: idosos com mais de 65 anos; pessoa com deficiência e gestantes. Acesse aqui para mais informações
Cristiano Vieira