Capital e cidades da Região Metropolitana sugerem alternativas a PL de auxÃlio-adoção de animais
Secretários das pastas responsáveis pela causa animal de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Eldorado do Sul assinaram uma nota conjunta nesta terça-feira, 25. No documento, pedem esclarecimentos e sugerem alternativas ao projeto de lei proposto pelo governo estadual que pretende instituir auxÃlio financeiro a famÃlias que adotarem animais desabrigados em decorrência da enchente ocorrida no Rio Grande do Sul no mês de maio. A manifestação ocorreu após reunião que debateu os potenciais efeitos colaterais da iniciativa elaborada pelo Piratini.
O documento ressalta que os municÃpios veem com bons olhos a iniciativa em procurar solucionar o quadro de superpopulação animal hoje sob a guarda de abrigos, ONGs, protetores e poder público. "Isso demonstra sensibilidade, vontade polÃtica e engajamento da administração estadual em torno do tema". No entanto, a manifestação destaca que "uma vez que a iniciativa não foi construÃda junto à s prefeituras, sobram dúvidas e faltam explicações". A nota traz questionamentos sobre temas como a metodologia de trabalho a ser aplicada e quais cidadãos terão direito ao benefÃcio.
Por último, os secretários apresentaram um rol de soluções entendidas como mais propositivas e assertivas. Entre elas:Â
- O pagamento imediato de 1,5 mil bolsas de R$ 3 mil (parcela única) a protetores cadastrados e voluntários que trabalharam ou trabalham nos abrigos desde o inÃcio da catástrofe climática, mediante comprovação das atividades;Â
- O repasse de R$ 2 milhões aos municÃpios visando a contratação de estruturas temporárias e a promoção de feiras de adoção qualificadas;Â
- A compra de vagas em clÃnicas ou hospitais veterinários para os animais doentes que necessitem de isolamento.
Assinaram o documento Fabiana de Araújo Ribeiro (Secretária da Causa Animal de Porto Alegre), Fabiane Tomazi Borba (Secretária do Bem-Estar Animal de Canoas), ThaÃs Calvi Arend (Secretária Proteção Animal Interina de São Leopoldo) e Jefferson Araújo Souza (Secretário de Meio Ambiente de Eldorado do Sul).
Leia na Ãntegra o documento aqui.
Â
Fabiana Kloeckner