Feira do Livro celebra 250 anos de Porto Alegre na Praça da Alfândega

28/10/2022 08:47
Alex Rocha/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Durante quase 20 dias, os livros e a cultura tomarão conta do Centro Histórico

Começa nesta sexta-feira a 68ª Feira do Livro de Porto Alegre, na Praça da Alfândega. De 28 de outubro até 15 de novembro, 71 expositores e mais de 150 autores irão recepcionar o público no Centro Histórico. Será a primeira edição do evento completamente presencial. A abertura oficial ocorre nesta sexta-feira, às 18h, no Teatro Carlos Urbim. 

Com o slogan “Uma boa festa tem história”, esta edição celebra os 250 anos da capital dos gaúchos e tem como patrono o poeta Carlos Nejar. A realização é da Câmara Rio-Grandense do Livro, com apoio da prefeitura. Entre as atividades previstas estão saraus, apresentações musicais, mesas de discussão e exposições fotográficas, entre outras.

A prefeitura terá um estande de 30 metros quadrados, próximo da avenida Sepúlveda, com atividades educacionais e culturais durante todo o evento. Ações de conscientização sobre os cuidados da cidade, por meio da campanha A gente vive, a gente cuida, também ocorrerão no espaço. Veja o calendário completo aqui.

“A gente vive, a gente cuida tem o propósito de sensibilizar os porto-alegrenses para a importância de cuidarmos cada vez mais da nossa cidade. Por isso, na Feira do Livro, estaremos presentes com ações educacionais relacionadas ao meio ambiente, ao saneamento, ao trânsito e outras iniciativas”, explica o secretário de Comunicação Social, Luiz Otávio Prates. 

Ao longo de quase 20 dias de feira serão realizadas 552 sessões de autógrafos. Entre os nomes confirmados estão o ator Lázaro Ramos; a zen budista monja Coen; Letícia Wierzchowski, autora da obra “A Casa das Sete Mulheres”, que deu origem à série homônima; a escritora Noemi Jaffe, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura; e o rapper MV Bill. Destaque também para Cida Bento, Eduardo Spohr, Eduardo Bueno, o ex-patrono Luís Augusto Fischer, Renato Noguera e Patrícia Portela.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Leia mais
Simpósio sobre haikai integra programação da 68ª Feira do Livro

Monumento à Literatura recebe novo livro de bronze na Praça da Alfândega

  

 

Cristiano Vieira

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes