Previsão de pautas: quarta-feira, 15 de junho

15/06/2022 08:34

COVID-19 - A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS), irá manter a vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas a partir de cinco anos, em diferentes locais, nesta quarta-feira, 15. A vacinação para crianças de 5 a 11 anos irá ocorrer em 26 unidades de saúde, sendo nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza). A unidade móvel estará na EEEF Décio Martins Costa, no bairro Sarandi, das 9h às 15h. Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais. A vacinação para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 27 locais: no Shopping João Pessoa e em 26 unidades de saúde - seis com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Saiba mais

TRÂNSITO E TRANSPORTE - A partir das 9h desta quarta-feira, 15, a rua Francisco Massena Vieira será bloqueada para o trânsito de veículos, no trecho entre a avenida Moab Caldas e a rua Manoel Lobato, em função da implantação da nova etapa das obras de duplicação da avenida Tronco na Zona Sul. Todos os desvios estão sinalizados e os agentes e técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vão monitorar a circulação para orientar os motoristas, minimizar os impactos no trânsito e realizar ajustes, se necessário. As informações são atualizadas, em tempo real, pelo twitter @EPTC_POA. Saiba mais

MULHERES EMPREENDEDORAS - As inscrições para o programa de capacitação Empreenda Como uma Mulher serão abertas nesta quarta-feira, 15. O objetivo é capacitar 500 mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização, através de ferramentas teóricas e práticas de empreendedorismo e gestão. O curso integra o Programa de Empreendedorismo Feminino, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, e será realizado pelo Sebrae/RS e pela Coca-Cola Femsa Brasil. O programa será lançado em evento nesta quarta, às 14h, no Nau Live Space. Para participar do evento, clique aqui e inscreva-se.

PROGRAMA CREATIVE - O Gabinete da Inovação, em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Fazenda, celebram nesta quarta-feira, 15, no Instituto Caldeira, às 11h, o primeiro ano do Programa Creative. Serão entregues certificados para oito empresas beneficiadas ao longo desse período. O programa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento tecnológico, difundir a cultura do conhecimento e estimular a inovação em setores estratégicos de alta tecnologia de Porto Alegre.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará em três bairros durante a semana, sempre das 9h às 15h, para o rolê de vacinação infantil contra Covid-19. Também haverá vacinação contra a gripe (influenza) para todos os públicos (crianças a partir de 6 meses de idade). Nesta quarta-feira, 15, o ônibus estaciona na Escola Estadual de Ensino Fundamental Décio Martins Costa (rua Domingos de Abreu, 967, bairro Sarandi). A ideia é facilitar o acesso à vacina e aumentar o percentual de imunizados. Serão utilizados os imunizantes Pfizer pediátrica em crianças de 5 a 11 anos e Coronavac em crianças de 6 a 11 anos, exceto imunocomprometidas, além da segunda dose de Coronavac e de Pfizer para vacinados há 28 dias e oito semanas, respectivamente. Na quinta e sexta-feira, 16 e 17, não haverá atendimento, que será retomado na semana seguinte.

ÁGUA - Nesta quarta-feira, 15, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza, a partir das 8h30, interligação de adutora na avenida Moab Caldas, 25, na área das obras da avenida Tronco, Zona Sul. Parte dos bairros Medianeira e Santa Tereza terá o abastecimento suspenso. A previsão é restabelecer o fornecimento de água à noite.

IDOSOS - O dia 15 de junho é reconhecido como o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) promove, com diversos parceiros, um evento de orientação sobre o tema e prestação de serviços. Será nesta quarta-feira, 15, das 10h às 15h, no Largo Glênio Peres. A ação vai reunir em um só lugar instituições de proteção ao idoso, serviços de saúde e serviços jurídicos, além de apresentações artístico-culturais. Será possível, por exemplo, fazer a aferição de pressão e se vacinar contra a gripe. Também haverá orientações sobre como reagir em casos de roubo, furto e agressão física ou psicológica e se informar sobre uma das principais denúncias prestadas por idosos: golpes financeiros.

CADASTRO ÚNICO - Programas e benefícios sociais do Cadastro Único contam com atendimento presencial e por aplicativo, que pode ser utilizado para novas inscrições no sistema e atualizações de dados. Além de facilitar a vida do cidadão, otimiza tempo nas filas e de deslocamento. Para acessar o aplicativo, basta baixá-lo em telefones com sistema Android ou IOS, clicando aqui. Depois do pré-cadastro, o cidadão que ainda não faz parte do Cadastro Único deve comparecer a um posto de atendimento a partir do dia 27 de junho, ou em até 120 dias para complementar e certificar os demais dados.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou o cronograma de ações e atividades que a Escola Pública de Mobilidade irá realizar durante a semana para educar, conscientizar e fomentar assuntos referentes ao trânsito mais seguro. As ações serão realizadas em Centros de Formação de Condutores (CFCs), escolas, universidades e empresas parceiras da EPTC. Saiba mais

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A Secretaria Municipal de Saúde tem 124 unidades de saúde (confira os locais neste link) com a vacina disponível, e a unidade móvel estará, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Largo Glenio Peres, no Centro Histórico. Com a medida, a prefeitura pretende ampliar a proteção contra a gripe para a população antes da chegada do inverno. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes