Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Comunicação Social

Previsão de pautas: quarta-feira, 24 de julho

24/07/2019 08:30

AGASALHO - A Campanha do Agasalho da Prefeitura de Porto Alegre terá o reforço do evento Confrarias Empresariais, que acontece nesta quarta-feira, 24, a partir das 19h30, no Salão DCG, na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa).  O local terá ponto de coleta. Além disso, a presença no Confrarias pode ser garantida mediante doação para a campanha através do ingresso-solidário, que garante 10% de desconto no valor do ingresso. Serão aceitas peças de roupas, calçados, cobertores, lençóis, travesseiros, toalhas de banho, todos em boas condições, além de alimentos não-perecíveis e itens de higiene.

HEPATITES VIRAIS - A unidade móvel do projeto Fique Sabendo estará em quatro locais no mês de julho com orientações de prevenção, distribuição de preservativos e testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o trabalho será feito por servidores, que irão orientar o público e distribuir itens de prevenção. Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em cerca de 30 minutos, em dois consultórios de atendimento. Nesta quarta-feira, 24, será a vez do Asilo Padre Cacique receber a unidade móvel, das 13h30 às 16h, na avenida Padre Cacique, 1178, em ação pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. Dia 24, quarta-feira, das 13h30 às 16h, no Asilo Padre Cacique – Unidade móvel do projeto Fique Sabendo leva testes rápidos ao Asilo Padre Cacique. A ação será específica para idosos e funcionários do asilo.

EMPREGOS - Nesta quarta-feira, 24, o Sine Municipal tem disponíveis 282 oportunidades de emprego, até que elas sejam preenchidas. Entre as vagas, a maior procura é para repositor de mercadorias (vaga temporária), com 160 postos, seguido de vendedor de serviços, com 21 postos. As cartas de encaminhamentos estão disponíveis pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download no Google Play, ou em qualquer agência Sine. O número de cartas é limitado. O interessado deve procurar a unidade entre as 8h e às 17h, com Carteira de Trabalho e comprovante de residência. Veja aqui as vagas.

ABRIGO DE FAMÍLIAS - A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) prorrogou o prazo até esta sexta-feira, 26, às 16h, para a entrega dos documentos previstos no projeto técnico em envelope lacrado, que visa à seleção de Organizações da Sociedade Civil para gestão do Abrigo de Famílias. A publicação está em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre.  O local, previsto para inauguração em setembro de 2019, vai oferecer serviço de acolhimento institucional e receberá até cinco famílias, no total de 20 pessoas (entre crianças e adultos). As organizações interessadas deverão apresentar até sexta-feira, 26, às 16h, os documentos previstos no projeto técnico em envelope lacrado, a ser entregue na avenida Ipiranga, nº 310, Porto Alegre, na Coordenação de Gestão de Convênios, 3º andar, no horário das 10h às 12h e das 14h às 16h.

BOTA-FORA - O Bota-Fora, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro. Nesta quarta-feira, 24, a ação será realizada nas comunidades Canudos (bairro Glória), Renascença (bairro Vila Nova).

FESTIVAL DE MÚSICA - Os novos talentos da música da capital gaúcha já podem se inscrever, até sexta-feira, 26, no Festival de Música de Porto Alegre. Após nove anos, a prefeitura volta a realizar o evento que tem o objetivo valorizar a produção musical da cidade, incentivando o surgimento de novos talentos e promovendo a integração com o público. As inscrições podem ser realizadas na sede da Amrigs ou na Coordenação de Música (rua da República, 635 – Cidade Baixa), das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. A ficha poderá ser acessada junto ao regulamento no site da Amrigs e na página do Facebook da Coordenação de Música. Além dos troféus, todos os 44 classificados para as eliminatórias receberão dois cursos, um de produção musical e outro de imersão instrumental, com a Banda Municipal de Porto Alegre. Os finalistas gravarão álbuns no Estúdio Geraldo Flach. Os vencedores das categorias tocarão na abertura do Réveillon de Porto Alegre. O Festival terá premiação em dinheiro -  R$ 10 mil para o vencedor - e oferecerá a gravação da produção musical aos primeiros colocados.

ESCOLAS - O recesso escolar das redes públicas municipal e comunitária de ensino segue até a sexta-feira, 26, para cerca de 70 mil alunos. As aulas serão retomadas no dia 29. Desde o ano passado, as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e as Escolas Comunitárias de Educação Infantil (Eceis) passaram a contar com o período de recesso previsto em seus calendários escolares. As datas seguem as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para construção dos calendários escolares das instituições de ensino. Após a homologação pela Smed, os calendários foram publicados no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O recesso é válido para as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), de Ensino Fundamental (Emefs), Especiais de Ensino Fundamental (Emeefs), de Ensino Básico (Emeb) e de Ensino Médio (Emem), além do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores (Cmet) e da Escola Porto Alegre (EPA).

RODOVIÁRIA - Em razão das férias de inverno das escolas e faculdades, e o consequente baixo fluxo de veículos, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que será ampliado o período educativo de orientação aos motoristas e usuários da faixa exclusiva de ônibus da rodoviária. Nesta primeira fase do projeto definitivo de reorganização da operação do transporte coletivo no entorno da rodoviária, já é possível observar a diminuição da fila de ônibus, que se formava desde a saída do Túnel da Conceição antes da implantação, e um menor tempo de permanência dos destes veículos nas novas estações de parada para o embarque de passageiros. Com a nova configuração, os coletivos podem utilizar as duas faixas exclusivas para ultrapassar em segurança e se posicionar nos seus respectivos terminais, onde as linhas foram distribuídas por eixo.

EJA - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) prorrogou, até quinta-feira, 25 , as inscrições para Educação de Jovens e Adultos (EJA) de ensino fundamental, no Centro Histórico. O curso é oferecido através de parceria com a escola EJA Monteiro Lobato e é totalmente gratuito. São oferecidas 240 vagas nos turnos da tarde e da noite. As aulas do segundo semestre começam no dia 8 de agosto. Para cursar a EJA ofertada, os alunos devem ter idade mínima de 15 anos e pelo menos até o 5º ano do ensino fundamental. Há turmas nos turnos da tarde, com aulas das 13h30 às 17h30, e no turno da noite, em que as aulas começam às 19h e vão até às 22h. Para se inscrever, os interessados devem procurar o setor de atendimento ao público da Unidade de Gestão de Vagas da Smed, rua dos Andradas, 680, no andar térreo, aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Estudantes com endereço residencial em outros municípios também podem se matricular. Saiba mais

BOCHA - As próximas partidas pelo returno do Campeonato Porto Alegre de Bocha começam a ser disputadas a partir da quarta-feira, 24, e se enceram no sábado, 27. Pelas categorias Sênior Piso Natural e Sênior Piso Sintético, os jogos acontecem nos dias 24, com inicio às 14h. Já os jogos da Principal Piso Sintético ocorrem no dia 27, também às 14h. As disputas desta semana correspondem à 14° rodada da categoria Sênior Piso Natural, 12° rodada da Principal Piso Sintético e a também 14° e última rodada da categoria da categoria Sênior Piso Sintético. Em caso de empate, a competição contará com uma rodada de desempate que ocorrerá no dia 1º de agosto. Veja aqui a tabela dos jogos.

PROTEÇÃO ANIMAL - O prefeito Nelson Marchezan Júnior determinou a abertura de consulta pública para proposta de ampliação dos serviços de proteção animal de Porto Alegre. Protetores, profissionais da área e população em geral terão 30 dias, a partir de 10 de julho, para encaminhar sugestões sobre o projeto de gerenciamento e operacionalização da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), do abrigo temporário para cães e gatos e da Unidade Móvel de Adoção de Animais. O projeto pretende ampliar o número de atendimentos e os serviços oferecidos, já que, atualmente, a Usav opera apenas com 35% de sua capacidade. Os documentos e o formulário de contribuições estão disponíveis no link Consulta Pública, no site da Smams, e podem ser acessados clicando aqui. O formulário deverá ser enviado para o e-mail consultapublica-usav@portoalegre.rs.gov.br até o dia 10 de agosto de 2019.

CONCERTOS DIDÁTICOS - Estão abertos os agendamentos de escolas, instituições e associações para a participação dos Concertos Didáticos da Banda Municipal de Porto Alegre. As apresentações acontecem no Teatro Renascença, av. Erico Verissimo, 307, no dia 30, em dois horários, às 10h e às 15h. A entrada é franca e a classificação indicativa é livre. Cada espetáculo, tem duração média de 50 minutos. No programa As crianças e Música Instrumental serão apresentadas músicas como A Pantera Cor de RosaPiratas do CaribeGuerra nas EstrelasSítio do Pica Pau Amarelo, além de novidades. Contatos com a Banda Municipal pelo telefone (51) 3289 8298 ou com o Teatro Renascença pelo (51) 3289-6067. Também é possível agendar pelos e-mails breno@smc.prefpoa.com.br ou alibio@smc.prefpoa.com.br, informando número de alunos por turno, horário desejado, 10h ou 15h, e telefones para contato. 

PARANATAÇÃO - O 1º Aberto Porto-alegrense de Paranatação GNU/Esporte+ está com inscrições até o dia 1º de agosto. Marcada para o dia 17 de agosto, a competição é organizada pela Associação Esporte+ e Grêmio Náutico União, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, e marca o pré-lançamento da 22ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento busca estimular a prática de atividades físicas e proporcionar a socialização e a inclusão de pessoas com deficiência nesta modalidade. Poderão participar nadadores do gênero masculino e feminino com deficiência física (S1 A S10), visual (S11 A S13), intelectual (S14) e Síndrome de Down (classificados provisoriamente como S21), nascidos até 2007, filiados a uma associação, clube ou inscrição individual. Atletas avulsos, menores de idade, deverão estar acompanhados de um responsável durante a competição. Veja aqui o regulamento da competição.

ARTE DO DMAE - A Galeria de Arte do Dmae recebe a exposição Encontros Proximais, da Associação Rio-grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa. A mostra reúne artistas das cidades de Bagé, Caxias do Sul, Gramado, Gravataí, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Maria e Santa Cruz do Sul, e tem o intuito de conectar a cena porto-alegrense com a produção do interior do estado, reforçando a proposta plural dos fundadores da associação. A mostra Encontros Proximais poderá ser visitada de 12 de julho a 9 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. A Galeria de Arte do Dmae fica nos jardins da Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento, na rua 24 de Outubro, 200. A entrada é gratuita.

AÇORIANOS DE DANÇA - Estão abertas, até o dia 15 de dezembro, as inscrições ao Prêmio Açorianos de Dança 2019. Podem se inscrever espetáculos, performances, produções e projetos que estrearam em Porto Alegre no ano de 2019, produzidos por artistas locais ou aqui radicados (veja o cronograma completo abaixo). O edital estará à disposição dos participantes junto ao Centro de Dança, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na av. Erico Verissimo, nº 307. O documento também pode ser acessado na página da Secretaria Municipal da Cultura, no Diário Oficial de Porto Alegre e no blog do Centro de Dança

ISS E IPTU - Os prazos de parcelamento de dívidas judicializadas de ISS e IPTU sofreram alterações. Decreto publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) prevê prazo máximo de pagamento em 60 parcelas mensais. Os valores mínimos das parcelas permanecem R$ 30 para pessoas físicas e R$ 80 para pessoas jurídicas. O contribuinte que quiser quitar ou parcelar dívidas judicializadas deve procurar o Posto de Arrecadação Fiscal (PAF) da Procuradoria-Geral do Município (PGM), que funciona no prédio do Foro Central de Porto Alegre. O atendimento é feito presencialmente, por ordem de chegada, ou de forma remota, para contribuintes que não residem em Porto Alegre. Clique aqui para ver o passo a passo para o pagamento.

OPERAÇÃO INVERNO - A Operação Inverno segue ampliando o número de vagas em albergues para pessoas em situação de rua e vai oferecer, até setembro, 60 acomodações a mais. A ação é coordenada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). As novas vagas serão abertas no Albergue Felipe Diehl, situado na Praça Navegantes. Além do Felipe Diehl, a população em situação de rua conta com outros dois locais de acolhimento: o Albergue Municipal e o Albergue Dias da Cruz. Localizado na rua Comendador Azevedo, 270, no bairro Floresta, o Municipal oferece 120 vagas por noite. No Dias da Cruz, na avenida Azenha, 366, bairro Azenha, são atendidas 90 pessoas diariamente. Em todos eles, as pessoas acolhidas podem pernoitar e recebem alimentação e cuidados de higiene. O atendimento funciona das 19h às 7h. Nos albergues, também são feitos encaminhamentos para a rede de assistência social do município e para os benefícios das políticas públicas da prefeitura.

CURSO GESTOR 4.0 - A Prefeitura de Porto Alegre lançou o curso Gestor 4.0 com a finalidade de qualificar os servidores públicos para atuar como agentes de inovação da gestão municipal. A iniciativa é aprovada pelo Pacto pela Inovação de Porto Alegre - Pacto Alegre e faz parte do projeto Start.Gov, voltado à modernização da administração pública. O processo de inscrição e seleção vai até o dia 31 de julho e é exclusivo para funcionários da prefeitura. Os servidores interessados poderão preencher o formulário disponível neste link. Em menos de 48 horas, houve mais de 100 inscritos. O curso desenvolverá diferentes habilidades e competências e abordará temas como cultura startup, métodos ágeis, blockchain e inteligência artificial. Envolverá também um bloco “mão na massa” para ideação e preparação de cinco protótipos inovadores. 

MULTIMEIOS RESTINGA - A prefeitura lançou o edital de chamamento para a gestão e operação do Centro Cultural Multimeios Restinga, direcionado a Organizações da Sociedade Civil (OSC) para parceria com a secretaria por meio de assinatura de Termo de Colaboração. A OSC deverá gerenciar, administrar, conservar, organizar e executar atividades culturais no espaço, situado na avenida Ricardo Leônidas Ribas, 75.  As propostas deverão ser apresentadas no dia 5 de agosto, das 9h às 17h, junto à Secretaria Municipal da Cultura (avenida Independência, nº 453).  As propostas deverão ser entregues em envelopes lacrados.  De 6 até 13 de agosto será realizado o julgamento preliminar das propostas, cuja divulgação ocorrerá no dia 15. A fase de recursos vai de 16 a 22 de agosto, como homologação do resultado final até o dia 29 e publicação até 3 de setembro. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A Campanha do Agasalho 2019 começou mais cedo em Porto Alegre. Desde 15 de abril, arrecada peças de roupas para aquecer quem mais precisa. O tema da campanha este ano é “Esquenta Porto Alegre” e o lema é “Tem gente que não dá bola para o frio. Juntos, nós damos”. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE). Entre as arrecadações estão peças de roupas, novas e usadas, cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis. A prefeitura alerta para que as peças estejam em condições de uso, sem sujeira ou rasgos. Sapatos devem ter os pares. Veja aqui os pontos de coleta.

LICENCIAMENTO - O Escritório de Licenciamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) passa a oferecer um novo sistema de agendamento para atendimento presencial. Por meio do link agendamento.procempa.com.br, interessados em receber atendimento sobre os serviços prestados pelo setor, como protocolos de projetos, vistas e cópias de Expedientes Únicos, licenciamento expresso e plantões técnicos, por exemplo, poderão agendar on-line. Mais informações podem ser obtidas aqui ou pelo telefone (51) 3289-7400.

LOTAÇÕES - A linha de lotação 30.3 - Santana passou a realizar um novo itinerário, de modo experimental, nos dois sentidos, com duração de 90 dias. A alteração busca uma maior demanda para a linha. Os terminais bairro e Centro não serão alterados. Cartazes já estão nos veículos com informações sobre o novo itinerário da linha. A linha 20.1 Medianeira terá seu terminal bairro deslocado para a praça ao Hospital Espírita, bairro Teresópolis, em razão de obras na área. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa, também que, em razão da baixa demanda, a Linha 40.5 Chácara das Pedras deixou de circular a partir do dia 21 de junho. 

ESTAGIÁRIOS - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) mantém processo seletivo permanente para contratação de estagiários para as 99 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. As vagas são para estudantes de nível médio, do curso Normal (Magistério), e superior, em diversas áreas do conhecimento, para apoio aos professores e alunos nas atividades pedagógicas da escola. A prioridade é para estagiários do curso de Pedagogia.  Para candidatar-se, o estudante deve preencher o cadastro no site do programa de estágios da prefeitura. É necessário estar matriculado e ter 16 anos completos até a data da inscrição. Saiba mais.

SEMÁFOROS INTELIGENTES - A prefeitura faz chamamento público para teste de novas tecnologias para semáforos inteligentes. A iniciativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) busca aferir e especificar a tecnologia para posterior compra por meio de licitação. A divulgação ocorreu no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). As empresas que manifestarem interesse em participar do chamamento têm até 20 de agosto para enviar a documentação necessária.  O sistema adaptativo de controle semafórico altera automaticamente os tempos dos semáforos. Os equipamentos devem ser capazes de calcular defasagens, ciclos e tempos de verdes dos semáforos, considerando as condições de rede de sincronismo pré-estabelecidas pela EPTC. 

RESTAURANTE - A estrutura temporária do restaurante no Ginásio Tesourinha para atender a população de rua será mantida por, aproximadamente, 60 dias, até a conclusão do chamamento público que irá implantar os restaurantes gratuitos nas cinco regiões de Porto Alegre. A estrutura é oferecida pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra). Os almoços serão servidos de segunda a sexta-feira, das 11h30 até 14h30, no Ginásio Tesourinha. O funcionamento inicia-se por um cadastramento, onde é comprovada a vulnerabilidade de cada um, que recebe uma ficha para acessar a sala em que o almoço está sendo serviço.

PRÊMIO EPTC - A prefeitura, pela Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que já estão abertas as inscrições para o 12º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito. Moradores, estudantes e trabalhadores do município de Porto Alegre podem obter mais informações sobre o concurso neste link até o dia 16 de agosto. Os trabalhos devem ser entregues na av. Erico Verissimo, nº 100, bairro Menino Deus, acompanhados da ficha de inscrição. O objetivo do concurso, aberto ao público, é estimular crianças, jovens e idosos, além de educadores das instituições de ensino, profissionais da comunicação e público em geral, a adotarem comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano para todos nas relações do dia a dia da circulação.

MARQUISES - Com o objetivo de evitar acidentes com marquises e sacadas projetadas sobre logradouros públicos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) alerta síndicos e proprietários sobre a importância da apresentação do Laudo de Estabilidade Estrutural em dia. A legislação atual estipula que o laudo deve ser apresentado a cada três anos, cabendo aos proprietários a manutenção e a conservação de fachadas, sacadas e marquises. O valor da multa é R$ 2.083,87. O laudo assinado por um responsável técnico deve ser protocolado na sede do Escritório de Licenciamento (rua Júlio de Castilhos, 505). Mais informações podem ser acessadas neste link. A Unidade de Manutenção Predial pode ser contatada pelo telefone (051) 3289-8827.  

ESCOLA DO TRABALHADOR - O Sine Municipal disponibiliza, em 2019, uma sala para cursos do projeto Escola do Trabalhador, do Ministério do Trabalho. A estrutura física, com equipamentos de informática e mobiliário, foi montada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), sem custos para a prefeitura. O Sine cederá profissionais para monitoria, acompanhamento, organização e execução do projeto. A sala fica na sede da unidade da esquina da avenida Sepúlveda com a Mauá. Os alunos poderão usar o espaço das 8h às 17h.

POA.HUB - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do poa.hub, órgão vinculado à Coordenação de Inovação (CI), está disponibilizando no site oficial vagas para quem quer trabalhar em startups, empresas novas, com projetos ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. A iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre já apoiou mais de cem projetos empreendedores desde a sua criação, em abril de 2017. Localizado na avenida Azenha, 295, bairro de mesmo nome, o espaço poa.hub faz parte do Sistema de Inovação e Empreendedorismo implementado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Para a inscrição de projetos, é necessário preencher o formulário clicando aqui

ME ADOTA - Os animais albergados chegam à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) da prefeitura vítimas de maus tratos, alguns abandonados pelos próprios tutores que os deixaram para tratamento. Antes de serem liberados para adoção, são vacinados, desverminados, castrados e microchipados. A Smams ainda assegura atendimento gratuito vitalício. Aqueles mais idosos, ou com deficiências físicas, além das consultas clínicas e vacinas anuais, terão direito à cirurgia caso necessário. Quem quiser adotar pode dirigir-se  à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. A Smams disponibiliza um álbum com fotos e dados dos animais disponíveis na página dos Direitos Animais no Facebook.

BANCO DE LEITE - O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334. Saiba mais.

ALUGUEL SOLIDÁRIO - Proprietários de imóveis para alugar podem se inscrever para participar do programa Moradia Primeiro, com o objetivo de oferecer oportunidades de superação da situação de rua a pessoas acompanhadas pelas equipes de abordagem de assistência social e saúde. Se o imóvel atender aos critérios de inclusão, uma equipe da prefeitura entrará em contato para fazer a vistoria e habilitá-lo ou não no programa, incluindo na lista de imóveis cadastrados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, apresentado no início de maio pela prefeitura, e consiste em oferecer acesso imediato à moradia, com estímulo à autonomia e autodeterminação, sendo que o imóvel e outros serviços são escolhidos pelo beneficiário, conforme opções pré-selecionadas. Interessados em cadastrar seu imóvel devem acessar este link ou diretamente o formulário.  

ATELIER LIVRE 1 - O Atelier Livre Xico Stockinger (av. Erico Verissimo, 307) recebe até o dia 26 de julho as inscrições para o segundo semestre. Serão oferecidos 26 cursos com durações variadas, distribuídos em 38 turmas, começando na semana de 5 de agosto, ministrados pelos docentes da própria instituição e pelos proponentes de projetos selecionados no primeiro edital desta natureza, promovido pela Coordenação de Artes Plásticas/Atelier Livre. Os cursos semestrais terão um ivestimento de R$ 250 e os cursos de dois meses terá um valor de R$ 150. As aulas abertas não terão taxas. Servidores da prefeitura têm 50% de desconto nos valores mediante apresentação de comprovação de vínculo. Inscrições aqui

ATELIER LIVRE 2 - O Atelier Livre Xico Stockinger lança processo seletivo de projetos na área de artes gráficas para cursos teóricos e práticos, presenciais e de curta duração, para o segundo semestre deste ano. As inscrições podem ser feitas até 12 de agosto e envolvem gravura, papel, pôster, livro, zine, livro de artista, carimbos, clichês, serigrafia, tipografia, seus híbridos e similares. O regulamento completo está disponível no site da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), neste link. As atividades deverão ser desenvolvidas no Atelier Livre Xico Stockinger (av. Erico Verissimo, 307), que disponibilizará ateliês equipados nas áreas de litografia, serigrafia, gravura em metal e xilogravura, bem como o espaço da Usina do Papel.

 

Fabiana Kloeckner