Previsão de pautas: quarta-feira, 24 de maio

24/05/2023 08:34

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta quarta-feira, 24, com a vacinação contra Covid-19 e gripe (Influenza) em Porto Alegre. O público apto a receber a vacina bivalente inclui pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades que têm 12 anos ou mais, com deficiência permanente de 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo, ou seja, que tenham feito pelo menos duas doses anteriormente. São 32 locais aplicando o imunizante. Saiba mais.

ROMA - O prefeito Sebastião Melo participa em Roma, na Itália, do Encontro Internacional de Cidades Eco-Educativas. Nesta quarta-feira, 24, Melo estará em nova rodada de debates sobre a importância das mulheres na luta contra a crise climática, a gestão municipal como pilar de ações de sustentabilidade e a rede de biodiversidade criada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para promover o desenvolvimento urbano sustentável. O prefeito é um dos quatro gestores municipais convidados pela CAF a participar do encontro internacional, incluindo São Paulo, Canoas e Santos.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará no bairro Humaitá nesta quarta-feira, 24. O ônibus estaciona na avenida Ernesto Neugebauer, 2470, Vila Santo André (bairro Humaitá), das 9h às 16h. Contra a Covid-19, haverá primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que poderá faltar água no bairro Vila São José, na Zona Leste, devido ao desligamento programado de energia para a CEEE Equatorial realizar melhorias na rede elétrica. O serviço será nesta quarta-feira, 24, das 10h às 15h, e vai parar duas estações de bombeamento de água (Ebats) do Dmae: as Ebats Nove de Junho Cota 157 e Primeiro de Setembro Cota 200. Caso ocorra desabastecimento, a previsão do Dmae é que a água retorne a partir do final da tarde e durante a noite de quarta. O desligamento da energia poderá ser cancelado se as condições climáticas não permitirem a execução segura do trabalho.

DENGUE - Nesta quarta-feira, 24, a equipe de técnicos da Diretoria de Vigilância em Saúde, agentes de combate a endemias e funcionários da empresa terceirizada contratada para fazer a pulverização estarão na Vila São José. A saída, marcada para as 8h30, será na rua Martins de Lima, 1174. A Zona Leste concentra cerca de 80% dos casos de dengue confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde em 2023.

FARMÁCIA DISTRITAL - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com o inventário dos medicamentos nas farmácias distritais da Capital, rotina obrigatória definida pela controladoria municipal e necessária para qualificar a gestão do controle de estoques. Em função disso, os serviços precisam suspender temporariamente o atendimento em dias de menor impacto à população, de forma escalonada, para que os profissionais possam efetuar o trabalho. Nesta quarta-feira, 24, e quinta-feira, 25, o ajuste será realizado na Farmácia Distrital Navegantes, localizada na avenida Presidente Roosevelt, 5, bairro São Geraldo, que não atenderá o público nessas datas. A retirada de medicamentos pode ser feita nas demais unidades distritais e dispensários de saúde do município.

FEIRA DE VAREJO - A Prefeitura de Porto Alegre vai estar presente na 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Centro de Eventos da Fiergs, na Capital. Importante evento para fomentar a economia, a inovação e a gestão, pela primeira vez a FBV terá o apoio institucional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET). A estimativa de público para os três dias é de 10 mil pessoas. A FBV terá mais de 60 nomes de referência no mercado entre os palestrantes, em mais de 20 horas de conteúdo por dia, em oito palcos, sendo cinco deles gratuitos. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Evangelista Tavares, e os titulares da Fazenda, Rodrigo Fantinel, e da Inovação, Luiz Carlos Pinto, irão apresentar o painel que fala do ambiente de negócios de Porto Alegre e do programa de incentivo tributário Criative, nesta quarta-feira, 24. As apresentações começam às 18h.

MAIO AMARELO - A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realiza nesta semana uma série de atividades alusivas ao movimento Maio Amarelo. As ações são coordenadas pela equipe da Escola Pública de Mobilidade. Nesta quarta-feira, 24, às 9h, ocorre o Programa Empresa Amiga da EPTC, uma palestra sobre a origem da roda para colaboradores da empresa TLSV - Telecomunicações. O intuito é transmitir noções de comportamento seguro no trânsito e de respeito às diferenças.

CASTRAÇÃO DE ANIMAIS - O Gabinete da Causa Animal está com o cadastro aberto para interessados em participar do mutirão de castração gratuita de animais nos bairros Sarandi e Santa Rosa de Lima, na Zona Norte da Capital. Até esta quarta-feira, 24, poderão ser realizadas as inscrições dos pets para o procedimento que acontecerá nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho, das 8h às 17h30. No dia 7, as castrações serão na Escola Estadual Dom João Becker (rua Nova Prata, 180 – Passo da Areia) e dias 8, 9 e 10 na Escola Municipal de Ensino Básico Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha (rua Xavier de Carvalho, 274 - Sarandi). Quem se interessar deve se cadastrar na Subprefeitura Norte (rua Affonso Paulo Feijó, 220 – Sarandi) ou na Subprefeitura Noroeste (rua Santa Catarina, 105 – Santa Maria Goretti). Cada pessoa poderá inscrever até cinco animais. É necessária a apresentação de documento de identificação com foto e comprovante de residência na região Norte.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço na comunidade Laranjeiras (Morro Santana) nesta quarta-feira, 23, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

PALCO GIRATÓRIO - Nesta quarta-feira, 24, a partir das 19h, na Sala Álvaro Moreyra, Kelson Succi apresenta Cuidado com Neguin, espetáculo vindo do Rio de Janeiro. A obra integra a programação do 17º Festival Palco Giratório e mostra a visão crítica e artística de um personagem negro, jovem, pobre e favelado que sai do morro para encarar a cidade e tem que lidar com as diversas formas de racismo. A identidade de Neguin é múltipla e ele usa mecanismos para conseguir se locomover na cidade, rebater aos ataques e sobreviver. Ingressos nas unidades Sesc/RS, no site e, havendo disponibilidade, uma hora antes de cada apresentação na bilheteria do teatro.

SAÚDE - A prefeitura abriu processo seletivo para contratação temporária de 111 profissionais na área da saúde. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O prazo de inscrição se inicia nesta terça-feira, 23, e segue até as 17h do dia 31 de maio pelo link. Serão selecionados profissionais de auxiliar de farmácia, técnico em enfermagem, biomédico e médico especialista – pediatria para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde e reforçar a Operação Inverno. O processo é coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, por meio da Diretoria de Seleção e Provimento.

PORTO + CRIATIVA - Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto Porto + Criativa, que acontecerá no bairro Restinga no período de 19 a 23 de junho. Serão cinco dias de aulas presenciais, das 19h às 22h, na Escola de Samba Estado Mario da Restinga (Estrada João Antônio Silveira, s/nº). Podem participar jovens negros a partir de 18 anos, residentes na Restinga. O curso visa contribuir com a inclusão, autonomia financeira, geração de renda e fortalecimento da autoestima de cada um através do empreendedorismo.

STARTUPS - O Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS), lançou edital de chamada pública para seleção de 15 startups que irão participar do programa Acelera X – POA Inovadora. Os projetos deverão ser inscritos até o dia 4 de junho por meio da plataforma Worldlabs. Podem participar iniciativas de inovação aplicadas a produtos ou serviços na área da Govtech, ou seja, aqueles que possam sanar desafios do município. Os selecionados receberão capacitação e mentorias on-line do Sebrae-RS e apoio da prefeitura.

CONSELHO TUTELAR - Estão abertas até 14 de junho as inscrições de candidatos às eleições do Conselho Tutelar de Porto Alegre. Os interessados devem cumprir com os requisitos previstos na Lei 628/2009. As inscrições podem ser feitas neste link. A homologação das candidaturas será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) em 3 de julho, com realização da prova em 23 de julho. As eleições vão ocorrer no dia 1º de outubro. Neste ano, o processo será digital, com um ambiente eletrônico desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). O edital pode ser conferido aqui.

TÉCNICO-SUPERIOR - A Secretaria de Administração e Patrimônio (Smap) informa que o prazo para inscrições ao processo simplificado de seleção de candidatos a bolsas para o Programa de Residência Técnico-Superior (PRTS) foi prorrogado até 26 de maio. A alteração foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) e vale também para o programa de residência jurídica da Procuradoria-Geral do Município (PGM). Os programas de residência foram implantados em 2021 com o objetivo de buscar o aperfeiçoamento profissional de bacharéis formados há, no máximo cinco anos, em diversas áreas de conhecimento. Os editais podem ser consultados aqui. O ingresso ocorre mediante aprovação em processo seletivo público - os nomeados recebem bolsa-auxílio de R$ 2,5 mil para o cumprimento de 30 horas semanais, além de auxílio transporte. Os processos são conduzidos pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec). Inscrições serão aceitas exclusivamente neste site.

RESIDÊNCIA JURÍDICA - As inscrições de candidatos ao programa de Residência Jurídica da Procuradoria-Geral do Município (PGM) foram prorrogadas até o dia 26 de maio. A informação consta no Diário Oficial de Porto Alegre (clique aqui). São dez vagas no total (nove para atuação em Porto Alegre e uma vaga em Brasília). O processo seletivo é simplificado, com prova on-line. Os selecionados deverão cumprir carga horária semanal presencial de 27 horas de prática jurídica e três horas de atividades acadêmicas - a bolsa-auxílio é de R$ 2.500,00. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário disponível no endereço eletrônico da Fundatec. 

HABITAÇÃO - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) realiza, até 31 de julho, o recadastramento das pessoas que já são cadastradas no sistema, para identificação de todas as famílias interessadas em atendimento habitacional. O cadastro deverá ser feito através do site demhab.branet.com.br. Para a validação do recadastramento é obrigatório ter NIS, CPF, documento com foto (digitalizado), entre outros. As subprefeituras das 17 regiões do Orçamento Participativo também estarão aptas para auxiliar famílias que não tenham acesso à internet ou necessitam de algum outro tipo de atendimento. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato pelos telefones (51) 3289.7291 ou (51) 3289.7293 e, também, pelo e-mail: novocadastro@demhab.prefpoa.com.br.

ARBITRAGEM - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), abriu 50 vagas para o curso de arbitragem comunitária de futebol. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente até o dia 6 de junho, presencialmente, na Unidade de Futebol da SMELJ (av. Erico Veríssimo, 843). O curso, com duração de 40h, terá início no dia 6 de junho e é totalmente gratuito. Mais informações: (51) 3289-4884.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes