Previsão de pautas: quarta-feira, 31 de maio

31/05/2023 08:35

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta quarta-feira, 31, com a vacinação contra Covid-19 e gripe (Influenza) em Porto Alegre. O público apto a receber a vacina bivalente inclui pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades que têm 12 anos ou mais, com deficiência permanente de 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo, ou seja, que tenham feito pelo menos duas doses anteriormente. São 32 locais aplicando o imunizante. Saiba mais.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará no bairro Humaitá nesta quarta-feira, 31. O ônibus estaciona na avenida Ernesto Neugebauer, 2470, Vila Santo André, das 9h às 16h. Contra a Covid-19, haverá primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.

ÁGUA 1 - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou serviço de curta duração nesta quarta-feira, 31, na região do Morro da Cruz. Redes antigas de água serão desativadas em dois pontos - na saída do bombeamento Primeiro de Setembro e na rua Santa Tereza, na esquina da Travessa São Guilherme – e serão instalados dois registros para demarcar dois novos subsistemas. Poderá faltar água na Vila São José, a partir das 8h. A normalização do abastecimento deverá ocorrer na noite de quarta. A agenda poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos.

ÁGUA 2 - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que poderá faltar água no bairro Lomba do Pinheiro nesta quarta-feira, 31, em função do desligamento programado de energia para a CEEE Equatorial realizar melhorias na rede elétrica, das 10h às 16 horas. A estação de bombeamento (Ebat) do Dmae ficará desligada durante a realização do serviço. Se ocorrer desabastecimento, a água deverá retornar à noite na Lomba do Pinheiro.

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para a disputa entre Internacional e América MG, pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira, 31, às 21h30, no Beira-Rio. A abertura dos portões está marcada para as 19h30. Para levar os torcedores até o estádio, uma linha especial de ônibus e duas lotações começam a circular a partir das 19h30. Além disso, mais de 20 linhas regulares do transporte coletivo, entre lotações e ônibus, atendem a região do Beira-Rio pelo corredor da avenida Padre Cacique. Para facilitar o deslocamento dos torcedores, no fim do jogo haverá inversão de sentido na Edvaldo Pereira Paiva, com fluxo em direção ao Centro em ambos os sentidos.

CÂNCER BUCAL - Nesta quarta-feira, 31, os atendimentos nos consultórios odontológicos das unidades de saúde terão enfoque para exames preventivos de câncer de boca, com orientações à população. A iniciativa faz parte da campanha Maio Vermelho e marca o Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, em referência ao Dia Mundial sem Tabaco, principal fator de risco para a doença. Também haverá atendimento na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 3868, bairro Rubem Berta, das 9h às 16h, em ação junto com o Sine Municipal.

FARMÁCIA - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com o inventário dos medicamentos nas farmácias distritais da Capital, rotina obrigatória definida pela controladoria municipal e necessária para qualificar a gestão do controle de estoques. Em função disso, os serviços precisam suspender temporariamente o atendimento em dias de menor impacto à população, de forma escalonada, para que os profissionais possam efetuar o trabalho. Nesta quarta-feira, 31, e quinta-feira, 1º de junho, o ajuste será realizado na Farmácia Distrital IAPI, localizada na rua Três de Abril, 90, bairro Passo d’Areia, que não atenderá o público nessas datas. A retirada de medicamentos pode ser feita nas demais unidades distritais e dispensários de saúde do município.

MEIO AMBIENTE - Nesta quarta-feira, 31, terá início a 39ª Semana do Meio Ambiente. Promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a programação conta com atividades gratuitas e abertas ao público e se estende até 7 de junho. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail inscricoes.smamus@gmail.com. Nesta quarta, as atrações são trilha no Morro do Osso, a partir das 14h30, e feira de troca de livros no Parque Natural Morro do Osso.

DIA DO DESAFIO - Nesta quarta-feira, 31, a prefeitura promove uma série de atividades físicas e de lazer em diferentes pontos da cidade para comemorar o Dia do Desafio. Todos eventos são gratuitos e contam com a participação de professores de Educação Física e orientadores. O Sesc-RS, além das várias atividades que realizará no Parque Ramiro Souto, auxiliará na revitalização de três quadras esportivas - basquete, vôlei e futsal - com a doação de tintas para a pintura e remarcação dos espaços. Outra presença garantida é a participação do Corpo de Bombeiros que fará 24horas de atividades ininterruptas, das 19h30 do dia 30 até as 19h30 do dia 31. A concentração estará no Trecho 3 da Orla do Guaíba e no Grêmio Náutico União.

PLANO DIRETOR - As oficinas temáticas do Plano Diretor se encerram nesta quarta-feira, 31, com o tema Gestão da Cidade e palestra da arquiteta e urbanista Águeda Muniz. O evento acontece das 18h30 às 22h, no auditório da prefeitura (rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar. Centro Histórico). A inscrição é gratuita e pode ser feita clicando neste link.

MAIO AMARELO - A agenda de atividades da Escola Pública de Mobilidade nesta semana segue em alusão ao Maio Amarelo. Dentre as atividades previstas para conscientizar os diversos públicos, nesta quarta-feira, 31, os manequins da campanha estarão expostos no Shopping Total. Os manequins amarelos têm QR Codes colados no peito que podem ser acessados por celular e direcionam para histórias reais de vítimas de acidentes com pedestre, de moto e bicicleta.  A ação é um dos destaques no mês da conscientização para reduzir o número de vítimas em sinistros de trânsito.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nesta quarta-feira, 31, nas comunidades Vida Nova (Restinga), Montepio (Mário Quintana), Altos da Lagoa (Passo das Pedras), Terra Nova (Passo das Pedras) e Mirim (Mário Quintana). A ação ocorre a partir das 8h. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. A recomendação aos moradores é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. 

CASTRAÇÃO DE ANIMAIS - A prefeitura abriu as inscrições gratuitas para tutores interessados em castração de animais dos bairros Partenon, Aparício Borges, Santo Antônio, Vila São José e Vila João Pessoa. Os pedidos podem ser feitos até 31 de maio diretamente na Subprefeitura Partenon (avenida Bento Gonçalves, 6.670), junto ao Terminal Antônio de Carvalho. É preciso ser maior de 18 anos, apresentar documento de identidade e comprovante de residência. Não há necessidade de levar os animais ao local.

TAXISTAS - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforça a importância da atenção ao cumprimento do prazo para solicitar o requerimento de migração dos prefixos do serviço público de transporte individual por táxi. Até o dia 31 de maio, os permissionários do serviço de táxi dos prefixos de número 1000 a 1500 que desejarem permanecer na operação, ou seus inventariantes e representantes legais, deverão preencher e apresentar o requerimento de migração de permissão para autorização, com reconhecimento de firma. De acordo com a legislação, será extinto o prefixo cujo titular ou representante não observar o cronograma de migração fixado pela resolução. As solicitações estão sendo encaminhadas desde 1º de maio pelo formulário on-line, disponível na Carta de Serviços da prefeitura. 

SAÚDE - A prefeitura abriu processo seletivo para contratação temporária de 111 profissionais na área da saúde. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O prazo de inscrição segue até as 17h do dia 31 de maio pelo link. Serão selecionados profissionais de auxiliar de farmácia, técnico em enfermagem, biomédico e médico especialista – pediatria para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde e reforçar a Operação Inverno. O processo é coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, por meio da Diretoria de Seleção e Provimento.

CARNAVAL - A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre (SMCEC), por meio da Comissão de Blocos de Carnaval de Rua, abriu cadastro para as agremiações interessadas em desfilar no ano de 2024, além de participar de novas ações de fomento à cultura com foco no Carnaval de Rua. O cadastro deve ser preenchido pelos responsáveis dos blocos neste link até 31 de maio. As informações do cadastro servirão para a implementação das políticas de ações emergenciais para o setor cultural.

CAMPANHA DO AGASALHO - A Prefeitura de Porto Alegre realiza a Campanha do Agasalho e do Alimento 2023. A iniciativa, liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama (GPD), pretende incentivar doações para auxiliar famílias em vulnerabilidade social da Capital na época mais fria do ano. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, funcionam postos de coleta no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico) e no Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157 – Centro Histórico). Em dias úteis e também nos finais de semana, há pontos de coleta no Zaffari Otto (avenida Otto Niemeyer, 601 – Tristeza), Zaffari Hípica (avenida Juca Batista, 4255 – Hípica), Zaffari Centerlar (avenida Sertório, 8000 – Sarandi) e Zaffari Fernando Machado (rua Cel. Fernando Machado, 860 - Centro Histórico).

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes