Previsão de pautas: quarta-feira, 7 de abril

07/04/2021 08:31

VACINAÇÃO 1 - A vacinação de pessoas com 65 anos ou mais prossegue nesta quarta-feira, 7. Este público, estimado em 11.865 pessoas, será atendido nas 38 unidades de saúde referência das 8h às 17h e nos drive-thru do Big Sertório, Big Barra Shopping e PUCRS, das 9h às 17h. Também nestes locais poderá ser aplicada a segunda dose para quem tomou a primeira há pelo menos 21 dias. Pessoas que já tiveram suas faixas etárias contempladas em etapas anteriores e que ainda não receberam a primeira dose também poderão procurar os pontos de vacinação. Para primeira dose é necessário levar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para segunda dose, é preciso levar identidade e o cartão de vacinação recebido no ato da primeira aplicação. A vacinação para os trabalhadores da segurança pública prossegue nesta quarta-feira, 7, em locais específicos (veja aqui).

VACINAÇÃO 2 - Os profissionais que atuam em apoio em serviços de saúde humana começam a ser vacinados nesta quarta-feira, 7, em 19 farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde na campanha de vacinação contra a Covid-19. Nesta etapa, serão contemplados recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares de cozinha, motoristas de ambulâncias, administrativo, gestores, profissionais que fazem transporte de medicamentos ou amostras biológicas que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde humana, como hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e consultórios. A vacinação deste grupo seguirá um cronograma de 11 dias, conforme a faixa etária. Saiba mais.

VACINAÇÃO 3 - As 19 farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde na campanha de vacinação contra Covid-19 oferecem, a partir de quarta-feira, 7, aos profissionais de saúde liberais ou que atuam em serviços de saúde de atenção presencial e direta à saúde humana, que não puderam comparecer nas farmácias no período indicado uma nova oportunidade para receber a dose. O horário de atendimento será das 9h às 17h. Veja aqui as categorias contempladas e o endereço das farmácias parceiras.

EMPREGOS - O Sine Municipal fará entrevistas nesta quarta-feira, 7, para 30 vagas de vendedor porta a porta. Os interessados devem ter ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação AB. A contratação será imediata. As entrevistas ocorrem na sede do Sine situada na av. Sepúlveda com Mauá, das 9h às 12h e das 13h às 16h. As cartas de encaminhamento podem ser retiradas antes da entrevista ou pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play. A retirada das cartas deve ser feita de forma responsável, com o comparecimento à entrevista de emprego, para não haver prejuízo a outros candidatos.

SERTÓRIO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) alerta para novas alterações,a partir desta quarta-feira, 7, no trânsito da avenida Sertório, na região da avenida Mena Barreto, bairro Santa Maria Goretti, Zona Norte. Em razão do avanço dos serviços da obra linear I1 da macrodrenagem do Arroio Areia, haverá um estreitamento da Sertório, entre as avenidas Rio São Gonçalo e Carneiro da Fontoura, onde os coletivos e veículos particulares terão apenas uma via para compartilhar, em cada sentido. Agentes da EPTC irão monitorar a circulação e orientar os motoristas para minimizar os impactos no trânsito. Os condutores que desejarem uma rota alternativa poderão realizar seu trajeto pela avenida Assis Brasil.

ÁGUA - Nesta quarta-feira, 7, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) fará um entroncamento de redes na rua Anita Garibaldi, 240, na esquina da rua Luís Luz, na Zona Norte, para atender um empreendimento que está em implantação. Poderá ocorrer desabastecimento em parte dos bairros Boa Vista e Passo D´Areia, a partir das 9h. A previsão de retorno é para a noite. O serviço poderá ser transferido, caso chova forte. 

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades a partir desta quarta-feira, 7 até a sexta-feira, 9, atendendo 14 locais.  A ação ocorre a partir das 8h. Nesta quarta, serão atendidas as comunidades AJ Renner (Farrapos), Basílio Pelin (Camaquã), Varejão (Lami), Santo Antônio (Lami), Vila Gaúcha (Santa Tereza) e Vila dos Sargentos (Serraria).O Bota-Fora tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos. O trabalho busca evitar que resíduos descartados irregularmente nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo, causando alagamentos. Também se destina a atender as comunidades em vulnerabilidade social.

LIVROS DE NOSSA VIDA - A Coordenação de Literatura e Humanidades da Secretaria Municipal da Cultura promove nesta quarta-feira, 7, às 19h, mais uma edição do projeto on-line Os Livros de Nossa Vida. O convidado será o editor da L&PM, artista plástico e livreiro, Ivan Pinheiro Machado. O encontro terá transmissão ao vivo pelo Facebook da Coordenação. A apresentação é do coordenador de Literatura e Humanidades, Sérgius Gonzaga. No encontro, Ivan Pinheiro Machado falará não apenas dos autores fundamentais em sua vida de leitor, mas de algumas de suas ações mais decisivas como editor: os grandes best-sellers e as obras que decepcionaram em vendas.

CORREDOR DA AZENHA - Parte do corredor de ônibus da avenida da Azenha está bloqueada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), no sentido Centro-bairro, entre a Estação Castelo e o início da avenida Bento Gonçalves. A intervenção ocorre em razão da última etapa da obra de recuperação do corredor da avenida João Pessoa. Nas proximidades da estação de parada de ônibus, na altura do nº 712  da av. da Azenha, pista da esquerda, haverá um estreitamento na via em direção à av. Bento Gonçalves, devido à obra no corredor. Os motoristas que trafegam pela avenida da Azenha a partir da av. Ipiranga em direção à av. Princesa Isabel, podem optar pela rua Santana ou, se necessitarem seguir em direção ao Partenon, seguir pela Ipiranga até a rua São Luís, depois rua Luiz de Camões, em direção à Zona Leste.

ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS - Quem for se vacinar nos drive-thrus poderá contribuir com a campanha de arrecadação que a Prefeitura de Porto Alegre realiza com a Rede de Banco de Alimentos do RS. As doações de alimentos não perecíveis podem ser entregues nos três pontos: Big Sertório, Big Barra Shopping Sul e PUCRS. As doações arrecadadas serão encaminhadas ao Banco de Alimentos, que ficará responsável pela destinação.

ESTACIONAMENTO ROTATIVO - O sistema de estacionamento rotativo Área Azul passou a ter novos valores nesta semana. Com a alteração, a tarifa para utilização das vagas será R$ 1,15 por período de 30 minutos, e assim progressivamente de acordo com o tempo de permanência. Prevista em contrato, a mudança de valores foi publicada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), através do Decreto 20.968. O tempo máximo de permanência nas 6.786 vagas em trechos de Área Azul é duas horas nas áreas comuns e quatro horas na Área dos Parques, que possui este limite de tempo mais amplo somente aos sábados, domingos e feriados. Saiba mais.

GESTÃO PÚBLICA - A Escola de Gestão Pública (EGP) está com inscrições abertas até quinta-feira, 8, para mais dois cursos na modalidade de ensino à distância on-line. Um deles é de Gestão e Fiscalização de Contrato de Serviços (Turma 2), e o outro, de Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Os servidores interessados devem encaminhar pedido de inscrição às áreas de recursos humanos dos seus órgãos de lotação. As vagas são limitadas, e o processo de inscrição levará em conta a relação de proporcionalidade entre as secretarias e a ordem de chegada das solicitações. A confirmação de inscrição e orientações de acesso às aulas serão enviadas pelo e-mail da EGP (escolagestao@portoalegre.rs.gov.br). Os cursos fazem parte de contrato firmado entre a EGP e o Senac.

TERRÁRIO URBANO - A área localizada na Rua Lucas de Oliveira, ao lado do número 1831, esquina com a Avenida Neuza Brizola, será a primeira a se tornar um Terrário Urbano em Porto Alegre. O projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) transformará áreas públicas ociosas em espaços sustentáveis de lazer, convivência e contato com a natureza.  O edital de licitação pode ser acessado no Portal de Compras Públicas, Pregão Eletrônico 143/2021. A sessão pública ocorrerá em 4 de maio, às 10h. Um dos benefícios do projeto é o direcionamento do valor da outorga obtido na licitação de áreas centrais e mais valorizadas na implementação de terrários em áreas periféricas, que serão disponibilizadas para o uso e gestão da comunidade e associações sem nenhum custo.

CARTÃO SOCIAL - Os beneficiários que receberam o Cartão Social em 2020, e ainda possuem saldo, devem usar os créditos até 31 de julho de 2021. Após esta data, os cartões serão bloqueados. A ação da prefeitura, executada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), beneficiou 3.931 pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que se enquadraram nos critérios de vulnerabilidade social e situação de pobreza. Os créditos podem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios, material de higiene e limpeza em mercados, supermercados e padarias

CULTURA - Está aberto o período de inscrições para os interessados na proponência de projetos culturais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O chamamento é aberto para contratação de empresas da área para prestação de serviços de elaboração, formatação e acompanhamento dos projetos, através das leis de incentivo à cultura junto aos Governos Federal e Estadual, além de projetos não incentivados, conforme o calendário de eventos da SMC. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. O período de inscrição é de 1º de março de 2021 a 31 de dezembro de 2022. Os documentos poderão ser entregues na sede da Coordenação de Economia Criativa (av. Independência, 453 - Bairro Independência) ou enviados para o e-mail adrianamartins@portoalegre.rs.gov.br.

PROJETOS SOCIAIS - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está com edital permanente de credenciamento aberto para organizações sociais civis (Oscs) interessadas em firmar termo de fomento ou acordo de cooperação para projetos sociais a comunidades reassentadas ou de áreas em regularização fundiária. O cadastro ocorre em fluxo contínuo, isto é, não tem prazo final para recebimento de documentação. O edital completo pode ser conferido neste link. Os documentos podem ser enviados pelo email credenciamento.OSC@demhab.com.br A cada dia 5 do mês, sempre que houver novos credenciados, o Demhab publicará os nomes das instituições com cadastro aprovado. Após a publicação, o cadastro terá validade de 12 meses.

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) segue recebendo doações de leite materno. O Ministério da Saúde desenvolveu protocolos que indicam a importância da doação, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Podem doar as mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre. O único impedimento é se a mãe estiver com sintomas gripais ou se caso tenha tido contato com pessoas com esses sintomas. Para fazer a doação, basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, ou pelo telefone 3289-3334.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes