Previsão de pautas: quinta-feira, 12 de maio

12/05/2022 07:30

COVID-19 - A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS), irá manter a vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas a partir de cinco anos, em diferentes locais. A vacinação para crianças de 5 a 11 anos irá ocorrer em 26 unidades de saúde, nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza). A unidade móvel estará na Escola Municipal Migrantes. Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais. A vacinação para a população adulta irá ocorrer em 24 locais: no Shopping João Pessoa e em 23 unidades de saúde - seis com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Saiba mais

ROLÊ INFANTIL - O rolê de vacinação infantil contra Covid-19 na unidade móvel de saúde estará em três diferentes bairros durante a semana, sempre das 9h às 15h. Nesta quinta-feira, 12, o ônibus estaciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental Migrantes (avenida Severo Dullius, 165, bairro Anchieta). A ideia do rolê é facilitar o acesso à vacina e aumentar o percentual de imunizados. Serão utilizados os imunizantes Pfizer pediátrica em crianças de 5 a 11 anos e Coronavac em crianças de 6 a 11 anos, exceto imunocomprometidas, além da segunda dose de Coronavac e de Pfizer para vacinados há 28 dias e oito semanas, respectivamente.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Progresso (Navegantes), Bela Vista (Navegantes), Tio Zeca e Areia (Navegantes) nesta quinta-feira, 12. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

ENFERMAGEM - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove a partir desta quinta-feira, 12, a Semana da Enfermagem com programação em diferentes setores. Na Atenção Primária em Saúde (APS), o tema desta edição é Reconhecer, valorizar e potencializar, incluindo atividades que vão até 20 de maio. Já no Hospital de Pronto Socorro (HPS), a programação se estende até dia 21. Na APS, a abertura será nesta quinta, às 9h, no auditório do Centro de Saúde IAPI (rua três de Abril, 90, Passo d’Areia). A programação será descentralizada, envolvendo as quatro regiões de saúde da cidade. Entre os temas em debate estão atualização do calendário vacinal, urgência, lesões de pele, agravos transmissíveis crônicos, saúde da mulher e da criança e saúde mental dos trabalhadores. Confira a programação.

GRIPE - A campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza) prossegue nesta quinta-feira, 12. Na Capital, a imunização ocorrerá em 124 unidades de saúde, conforme o horário de atendimento de cada local (confira no link). Nesta etapa, a imunização será destinada a gestantes e puérperas (que deram à luz há até 45 dias), povos indígenas, professores e demais trabalhadores de educação do ensino básico e superior, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas. Também recebem as doses os públicos da fase anterior: idosos, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a cinco anos. Essa etapa da campanha segue até 3 de junho. Nas mesmas 124 unidades de saúde também é realizada a vacinação contra o sarampo. 

PALCO GIRATÓRIO - A 16ª edição do Palco Giratório começa nesta quinta-feira, 12, e segue até 29 de maio com 15 produções gaúchas e apresentações do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Paraná e Minas Gerais. O teatro Renascença e a Sala Álvaro Moreyra no Centro Municipal de Cultura, na av. Erico Verissimo, 307, recebem parte da programação, que pode ser conferida completa no site. O Palco Giratório oferece entradas com valores a partir de R$ 15, além de atividades gratuitas em espaços públicos. O principal destaque é o espetáculo Paixão Viva, da atriz gaúcha Ítala Nandi, em comemoração aos seus 65 anos de carreira.

CINEMATECA - A Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico) traz uma programação diversificada desta quinta-feira, 12, a 18 de maio. Nesta quinta, ocorre a exibição do documentário This is Canoas, not Poa, de Wender Zanon, às 19h15, e até o dia 18 de maio, a obra-prima do diretor português Pedro Costa, Vitalina Varela, além de outros filmes. De 13 a 27 de maio, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra O Cinema Veio do Espaço para celebrar os 40 anos do lançamento de E. T. – O Extraterrestre. Saiba mais

TURISFEST - A Porto Alegre Film Commission e o setor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) participam do Connection Experience, da Festuris, em Gramado. O evento até sexta-feira, 13, no Palácio dos Festivais e no Centro de Cultura, e traz como inspiração os 50 anos do Festival de Cinema. 

SANEAMENTO - O Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (Dmae) recebe até sexta-feira, 13, na capital gaúcha, o maior fórum sobre saneamento do Brasil, que debate o saneamento público nacional há 50 edições. O encontro ocorre nas dependências do Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na avenida Assis Brasil, 8787, das 8h às 18h30. Responsável pelo tratamento e distribuição de água e esgotos de Porto Alegre, o Dmae participa do Congresso Nacional de Saneamento da Associação de Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) com apresentações de trabalhos técnicos, benchmarking para empresas e departamentos de saneamento de todo o país e ainda com um estande institucional na Feira de Saneamento. Confira a programação completa aqui.

FUMPROARTE - A Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte), recebe inscrições para o Concurso de Valorização do Empreendimento da Artesã Negra. Serão selecionados 30 projetos que contemplem a qualificação do empreendimento da artesã pertencente à etnia negra. O concurso destina-se a mulheres negras e artesãs, pessoas físicas, com comprovada atuação no segmento do artesanato. Cada projeto aprovado receberá financiamento de R$ 5 mil. As propostas deverão ser encaminhadas, com seus anexos obrigatórios, através do formulário eletrônico, até as 23h59 do dia 10 de junho. O link para inscrição, edital e a legislação estão disponíveis para download aqui

ESPORTE - A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) promove a campanha Doar pode ser o melhor esporte. A iniciativa busca contribuir na formação de atletas. Podem ser doados tênis, calções, camisas, abrigos, entre outros artigos de esporte em bom estado até o dia 29 de julho. Serão beneficiadas crianças dos 18 centros esportivos da Capital. As doações serão recebidas na sede da SMELJ (rua dos Andradas, 680, 5⁰ andar), de segunda a sexta-feira, das 8h30  às 18h. Mais informações pelo fone (51) 3289.4850.

 

 

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes