Previsão de pautas: quinta-feira, 13 de maio

13/05/2021 08:32

COVID-19 - A prefeitura imuniza, nesta quinta-feira, 13, com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 pessoas com comorbidades com 35 anos ou mais. O atendimento ocorre em 33 unidades de saúde, das 8h às 17h, na tenda do estacionamento externo do Bourbon Country, no drive-thru da PUCRS e em 21 farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das 9h às 17h. A vacinação continua para pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), pessoas com Síndrome de Down, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, trabalhadores de apoio aos serviços de saúde acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina e pessoas com HIV/Aids. É necessário apresentar comprovante de residência em Porto Alegre e documento de identidade com foto. Pessoas com comorbidades devem apresentar ainda original e cópia de um dos seguintes documentos: laudo médico, atestado, prescrição de medicamento ou exame.

CORONAVAC 2ª DOSE - A partir desta quinta-feira, 13, pessoas com 69 anos ou mais podem buscar a segunda dose da vacina Coronavac nos pontos de vacinação estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para aplicação da segunda dose, é necessário levar documento com CPF e a carteira de vacinação Covid-19. A aplicação estará disponível na tenda do estacionamento externo do Bourbon Country, das 9h às 17h, e em 12 unidades de saúde, das 8h às 17h: Belém Novo, Álvaro Difini, Morro Santana, Santa Marta, Modelo, Santa Cecília, IAPI, Glória, Moab Caldas, Camaquã, São Carlos e Rubem Berta.

GESTANTES - Por determinação do Ministério da Saúde, está suspensa a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades. Apenas as que têm comorbidades que sugerem risco poderão ser vacinadas com Pfizer ou Coronavac (se disponível), e com autorização expressa do médico. A vacinação só será feita nas unidades Modelo, IAPI, Santa Marta e Santa Cecília. 

USINA DE ASFALTO - A prefeitura concluiu mais uma etapa importante para melhorar a qualidade das vias de Porto Alegre. Foi assinada a ordem de início para a operação da Usina do Sarandi, na Zona Norte. O funcionamento da usina inicia-se nesta quinta-feira, 13, sob responsabilidade da empresa Planaterra, que venceu a licitação. A contratada vai fazer a operação e manutenção das usinas de asfalto, gestão dos caminhões térmicos, aquisição de insumos do sistema de operação, óleo BPF e diesel, aquisição de insumos do CBUQ, pó de pedra e areia.  A exceção é o cimento asfáltico de petróleo (CAP), que fica sob responsabilidade da prefeitura. O principal objetivo é reduzir, ao longo dos próximos anos, a necessidade de conservação emergencial (tapa-buraco).

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vai desativar uma rede antiga na rua João Fernandes Soares esquina da rua Deputado Aramis Silva, nesta quinta-feira, 13. Poderá faltar água em parte dos bairros Santa Tereza e Teresópolis, a partir das 9h. O abastecimento deverá normalizar à noite, ou depois desse prazo nas partes mais altas da região. Se chover, o serviço poderá ser transferido. A desativação da rede antiga faz parte da obra para modernizar 1.384m de redes de água na rua João Fernandes Soares e adjacências (ruas Felipe Weinmann, Oscar Tollens, Júlio Lopes dos Santos e Sepé Tiaraju).  Iniciada no final de março, deve ser concluída ainda neste mês. Ao todo são 86 ligações prediais, beneficiando 435 habitantes. O investimento do Dmae é de R$ 87,4 mil.  

EMPREENDEDORISMO - O Sine Municipal, em parceria com o projeto Gerdau Transforma, disponibiliza vagas para curso on-line sobre  empreendedorismo. Desta vez o foco são os jovens. As inscrições podem ser feitas, a partir desta quinta-feira, 13,  no link www.decolajovem.com.br.  É necessário informar no campo indicação: Sine Municipal de Porto Alegre. São 30 horas de treinamento durante as quais os jovens que estão começando no mercado de trabalho podem conhecer a opção do empreendedorismo. Os alunos vão  desenvolver o conceito de produto e serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos. O curso, totalmente gratuito, será realizado de 24 a 28 de maio, das 19h às 22h, pela plataforma do YouTube da Agência Besouro.

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS - A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), que lançou em abril uma consulta pública para modernizar e qualificar os canais de comunicação entre a Prefeitura de Porto Alegre e o cidadão, está buscando exemplos no país e no mundo com a finalidade de construir um modelo que traga soluções tecnológicas para as principais questões da cidade. Nesta quinta-feira, 13, às 9h, o exemplo de Barcelona (ESP) será apresentado. Acompanhe neste link. E na sexta-feira, 14, é a vez de Curitiba.

GRIPE - Prossegue nesta quinta-feira, 13, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza). Em Porto Alegre, o atendimento é feito em 43 unidades de saúde. Nesta segunda fase, até 8 de junho, serão imunizados os idosos de 60 anos para cima e os professores. Quem recebeu a vacina contra Covid-19 recentemente deve aguardar o intervalo mínimo de 14 dias para fazer a vacina da gripe. As unidades seguem imunizando o público da primeira etapa - crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes e puérperas (que deram à luz recentemente), indígenas e trabalhadores da área de saúde. Na terceira etapa, de 9 de junho a 9 de julho, a vacinação será para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

CURSO SUS - Estão abertas as inscrições para o curso “Imunização em Gestantes”, oferecido pela UNA-SUS – Universidade Aberta do SUS, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. O curso foi idealizado e é resultado prático do mestrado profissional de enfermagem da UFCSPA da enfermeira Bianca Ledur Monteiro, profissional da Secretaria Municipal de Saúde. As inscrições podem ser feitas  até 1º de dezembro, neste link. O curso é dirigido a todos os profissionais e estudantes da área da saúde, realizado exclusivamente de forma on-line, gratuitamente. Será concedido certificado de conclusão ao participante que concluir as atividades avaliativas com no mínimo 70% de acertos. 

EDUCAÇÃO - Alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino retornaram às aulas presenciais. O calendário, anunciado pela Smed em 30 de abril, prevê uma volta escalonada, por faixa escolar, a cada semana. Na outra segunda-feira, 17, será a vez dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No total, as escolas do município têm 14.519 alunos matriculados nessa faixa. A estratégia de distanciamento, apresentada ainda no mês de fevereiro, estabelece um revezamento das turmas, com a possibilidade de atendimento de 100% das crianças matriculadas em até cinco dias.

EMPREGO - Para quem está em busca de emprego, a unidade do Sine Municipal (av. Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico) tem nesta semana 213 vagas disponíveis para retirada de cartas para entrevista. A unidade atende das 8h às17h. O destaque são para 40 vagas de eletricista e 25 para auxiliar de linha de produção. O Sine Municipal disponibiliza e recomenda o agendamento eletrônico para agilizar o atendimento e evitar filas. A retirada de cartas de encaminhamento para entrevistas de emprego e seguro-desemprego podem ser agendados  agendasine.procempa.com.br O interessado pode também retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play.

CAMPANHA DO AGASALHO - Com o tema “POA que Doa”, a Prefeitura de Porto Alegre lançou a Campanha do Agasalho 2021. Neste ano, a ação quer estimular o espírito de solidariedade dos porto-alegrenses em meio à pandemia da Covid-19 e também irá arrecadar alimentos não perecíveis para a população em situação de vulnerabilidade. As doações serão recolhidas pela prefeitura em 12 pontos fixos de coleta espalhados pela cidade, e, em razão da Covid-19, seguirão todos os protocolos de cuidados e proteção estabelecidos nos decretos vigentes no enfrentamento da pandemia. Antes de irem para a Central de Triagem, na Travessa Pesqueiros, 39, passarão por uma quarentena de 72 horas no Ginásio Tesourinha. Lá, as peças doadas ficam guardadas e depois seguem para a triagem onde são separadas, embaladas e distribuídas. Saiba mais.

ATENDIMENTO AO CIDADÃO - A prefeitura lançou uma consulta pública que prevê a modernização e otimização da comunicação e relacionamento com a população da cidade. O projeto faz parte da meta de aprimorar o atendimento ao cidadão, a cargo da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC). Os documentos da consulta pública serão disponibilizados neste link. Sugestões e contribuições das pessoas interessadas em participar deverão ser encaminhadas até 18 de maio. Dentro do prazo da consulta, também será realizada audiência pública, prevista para ocorrer no dia 17 de maio. Dúvidas poderão ser endereçadas ao e-mail centraldeservicos@portoalegre.rs.gov.br.

CARTÃO SOCIAL - Os beneficiários que receberam o Cartão Social em 2020, e ainda possuem saldo, devem usar os créditos até 31 de julho de 2021. Após esta data, os cartões serão bloqueados. A ação da prefeitura, executada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), beneficiou 3.931 pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que se enquadraram nos critérios de vulnerabilidade social e situação de pobreza. Os créditos podem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios, material de higiene e limpeza em mercados, supermercados e padarias

CULTURA - Está aberto o período de inscrições para os interessados na proponência de projetos culturais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O chamamento é aberto para contratação de empresas da área para prestação de serviços de elaboração, formatação e acompanhamento dos projetos, através das leis de incentivo à cultura junto aos Governos Federal e Estadual, além de projetos não incentivados, conforme o calendário de eventos da SMC. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. O período de inscrição é de 1º de março de 2021 a 31 de dezembro de 2022. Os documentos poderão ser entregues na sede da Coordenação de Economia Criativa (av. Independência, 453 - Bairro Independência) ou enviados para o e-mail adrianamartins@portoalegre.rs.gov.br.

PROJETOS SOCIAIS - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está com edital permanente de credenciamento aberto para organizações sociais civis (Oscs) interessadas em firmar termo de fomento ou acordo de cooperação para projetos sociais a comunidades reassentadas ou de áreas em regularização fundiária. O cadastro ocorre em fluxo contínuo, isto é, não tem prazo final para recebimento de documentação. O edital completo pode ser conferido neste link. Os documentos podem ser enviados pelo email credenciamento.OSC@demhab.com.br A cada dia 5 do mês, sempre que houver novos credenciados, o Demhab publicará os nomes das instituições com cadastro aprovado. Após a publicação, o cadastro terá validade de 12 meses.

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) segue recebendo doações de leite materno. O Ministério da Saúde desenvolveu protocolos que indicam a importância da doação, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Podem doar as mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre. O único impedimento é se a mãe estiver com sintomas gripais ou se caso tenha tido contato com pessoas com esses sintomas. Para fazer a doação, basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, ou pelo telefone 3289-3334.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes