Previsão de pautas: quinta-feira, 16 de setembro

16/09/2021 08:31

VACINAÇÃO - A Capital inicia nesta quinta-feira, 16, a aplicação da primeira dose em todas as pessoas com 15 anos ou mais e a dose de reforço em imunossuprimidos com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias. Também continua a vacinação da terceira dose para idosos com 70 anos ou mais e a vacinação de  adolescentes acima de 12 anos com comorbidades. A rede de atendimento será ampliada para 57 pontos, sendo 19 farmácias, dois drive-thrus e 36 unidades de saúde. Destas, 30 terão vacinação em turno estendido (após as 17h). Também haverá Rolê da Vacina no Largo Glênio Peres, das 9h às 17h.

SEGUNDA DOSE - O intervalo de aplicação das doses da Pfizer/BioNTech é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose pessoas vacinadas até 22 de julho. A segunda dose da Pfizer será aplicada em 19 farmácias parceiras, 36 unidades de saúde, além do Largo Glênio Peres, Shopping João Pessoa, Bourbon Wallig e Barra Shopping Sul. Com relação à segunda dose de Coronavac/Butantan e Oxford/AstraZeneca, será mantido o intervalo de 28 dias e dez semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até 19 de agosto (Coronavac) e 8 de julho (Oxford) já pode completar o esquema vacinal.

MELO EM BRASÍLIA - Nesta quinta-feira, 16, o prefeito Sebastião Melo realizará o último dia de agendas e reuniões em Brasília. No roteiro, estão marcados encontros com parlamentares entre eles o líder da bancada gaúcha na Câmara Federal, Giovane Cherini. Melo também estará na sede da Frente Nacional de Prefeitos reunido com representantes da Confederação Andina de Fomento (CAF) e ainda discutirá ações de enfrentamento à pandemia com técnicos no Ministério da Saúde. Veja aqui a agenda.

LINHA TURISMO - O prefeito em exercício, Ricardo Gomes, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, assinam nesta quinta-feira, 16, às 10h, no Largo Glênio Peres, decreto que autoriza empresas privadas a operarem a Linha Turismo. O serviço, que era prestado pela Companhia Carris Porto-Alegrense, em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), está suspenso desde março de 2020 devido à pandemia do coronavírus.

TESTES RÁPIDOS - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou de 18 para 31 o número de unidades de saúde que disponibilizam testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19 a pacientes sintomáticos. O teste é feito com amostras de coleta nasal e deve ser coletado, de preferência, entre o terceiro e quinto dia após o início dos sintomas. Os pacientes passam por avaliação médica e, se há indicação, são encaminhados para testagem na própria unidade. Os resultados saem em aproximadamente 15 minutos. Com a ampliação do serviço, o objetivo é facilitar o acesso da população à testagem. Saiba mais.

ÁGUA 1 - Por causa do mau tempo, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) transferiu de terça-feira para esta quinta-feira, 16, um serviço programado que seria realizado na Zona Sul. Antigas redes de água em fibrocimento e ferro serão substituídas por Pead (polietileno de alta densidade) na avenida Icaraí esquina da Capivari e da Chuí. O Pead é um material mais flexível e que resiste mais às trepidações do trânsito causadoras de rupturas e vazamentos na tubulação. Poderá faltar água em uma parte do bairro Cristal, a partir das 9h, com previsão de normalizar à noite.

ÁGUA 2 - Ainda nesta quinta-feira será executada mais uma etapa da setorização do Subsistema Cascatinha-Catumbi, desta vez na avenida Vicente Monteggia x rua Rodrigues da Fonseca e na Estrada Cristiano Kraemer x avenida Belém Velho. Os bairros Campo Novo e Vila Nova, no entorno dessas vias, poderão ter desabastecimento a partir das 9h. O retorno está previsto para a madrugada desta sexta, 17, ou após esse prazo nas partes altas da região. Acompanhe as atualizações dos serviços do Dmae pelo twitter.com/dmaepoa.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades a partir das 8h. Nesta quinta-feira, 16, serão atendidas as comunidades Vale Verde (Campo Novo), Dorival Castilho (Hípica), Bola 10 e Vale dos Pinheiros (Campo Novo), Beco do Adelar (Campo Novo), Otto Ernest Meyer (Cidade Baixa) e Santa Clara (Partenon).O projeto tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos. O trabalho busca evitar que resíduos descartados irregularmente nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo, causando alagamentos.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a programação desta semana que será realizada pela Coordenação de Educação para Mobilidade (CEM). As atividades envolvem escolas, empresas, Centro de Formação de Condutores (CFC) e clubes. Têm como objetivo prevenir acidentes e o comportamento de risco no trânsito. Algumas atividades fazem parte dos projetos permanentes da empresa, com escolas e empresas amigas da EPTC. Nesta quinta-feira, 16, serão realizadas atividades na escolas Monte Cristo e Monte Líbano, além da ação Alcoolemia no Trânsito, na Associação Leopoldina Juvenil: os participantes utilizarão óculos DrunkBuster, que simula a visão de uma pessoa com alto nível de etanol em seu organismo.

RESIDÊNCIA MÉDICA - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) terá processo seletivo para preenchimento de vagas de médicos residentes para o ano de 2022, nos programas de residência médica de ginecologia/obstetrícia e pediatria. As inscrições podem ser feitas até 14 de outubro, nos sites www.amrigs.org.brwww.acm.org.br e www.amms.com.br. Serão seis vagas para ginecologia/obstetrícia e nove para pediatria. Podem se inscrever candidatos com graduação em medicina em escola brasileira ou que concluam o curso em 2021. Se diplomado no exterior, deve ter o diploma reconhecido por universidade pública brasileira.

RECUPERAPOA - O prazo para adesão ao programa de recuperação fiscal da Prefeitura de Porto Alegre, o RecuperaPOA, vai até 29 de outubro para dívidas de Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Taxa da Fiscalização da Localização e de Funcionamento (TFLF) e Dívida não Tributária. E de primeiro de outubro a 30 de novembro para IPTU e Taxa de Coleta de Lixo. Com descontos de 90% para multas e juros no pagamento à vista e de até 75% a prazo, os contribuintes pessoa física e jurídica poderão renegociar suas dividas com o município de forma on-line no site prefeitura.com.br/recuperapoa, onde é possível fazer adesões e obter mais informações sobre o programa.

COLETA AUTOMATIZADA - A prefeitura publicou edital que regulamenta a seleção de empresa ou consórcio de empresas para prestação de serviços de coleta automatizada de resíduos sólidos urbanos no município. A licitação é na modalidade concorrência, do tipo menor preço global, e tem sessão pública marcada para 5 de outubro, às 14h, na Diretoria de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (rua Siqueira Campos, 1300, 3° andar, sala 301). O valor estimado do contrato é de R$ 61.435.422,48. O edital está publicado na página 26 do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

TÉCNICO SUPERIOR - Pela primeira vez, a Prefeitura de Porto Alegre abre seleção para profissionais recém formados em diversos cursos superiores. O Programa de Residência Técnico Superior tem edital lançado pela Secretaria Municipal de Administração. São oportunidades de atuação nas áreas de Administração, Arquitetura, Biologia, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia Civil. O processo seletivo simplificado será conduzido pelo Instituto Consulplan. As provas ocorrem de forma on-line, com data prevista para 10 de outubro deste ano e abrangem conhecimentos específicos referentes a cada área de atuação. As inscrições estão abertas e vão até 17 de setembro e devem ser realizadas exclusivamente pela Internet, pelo site www.institutoconsulplan.org.br. Para concorrer, o candidato pode ser formado há, no máximo, cinco anos.

COLETA - A Prefeitura de Porto Alegre abriu processo para contratação de empresa ou consórcio de empresas que prestem serviço de coleta regular de resíduos sólidos urbanos (domiciliares e públicos). A licitação é na modalidade concorrência, do tipo menor preço global. A sessão pública ocorre no dia 4 de outubro, às 14h, na Diretoria de Licitações e Contratos da Secretaria de Administração e Patrimônio, na rua Siqueira Campos, 1300, 3⁰ andar, sala 301, Centro Histórico. Assim que assinado o contrato, a empresa terá um período de 90 dias para iniciar a prestação dos serviços.O valor máximo do contrato é de R$ 61.086.661,97.

DE BIKE NA VACINAÇÃO - A empresa TemBici e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizarão duas viagens gratuitas no serviço de bicicletas compartilhadas, de até três horas, para aqueles que quiserem se vacinar contra a Covid-19.  A ação é válida para a primeira ou segunda dose da vacinação. O projeto, que tem como objetivo aumentar o número de vacinados em Porto Alegre, estende-se até o dia 31 de outubro. Para utilizar o serviço, o cidadão deve ter o aplicativo Bike Itaú baixado em seu telefone e acessar a aba “Meus Planos” e, em seguida, a opção “Vacinação”. O desconto será aplicado no momento da retirada da bicicleta.

EXPOSIÇÕES - As exposições de arte O Jardim de Amélia, de Amélia Pastro Maristany, e Identidad Gaucha, de Pedro Luis Raota, estão abertas ao público na Pinacoteca Aldo Locatelli e no Porão do Paço Municipal, respectivamente. Uma delas homenageia e resgata a importância do gaúcho na nossa cultura no mês de setembro e a outra faz um apanhado inédito da primeira pintora profissional porto-alegrense. Visitas podem ser feitas com agendamento pelo e-mail acervo@portoalegre.rs.gov.br, ou pelo telefone (51) 3289-3735, de grupos com até cinco pessoas. O visitante deverá apresentar documento de identidade e usar máscara de proteção facial. A mostra O Jardim de Amelia poderá ser visitada até 5 de novembro e Identidad Gaucha fica em cartaz até 30 de setembro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e de 13h30 às 17h, no Paço dos Açorianos, Centro Histórico.

AÇORIANOS DE TEATRO - Estão abertas até o dia 15 de outubro as inscrições para os prêmios Açorianos de Circo, Açorianos de Teatro Adulto e Tibicuera de Teatro Infantil. A premiação tem a finalidade de reconhecer os artistas e espetáculos voltados ao público adulto e infantojuvenil, valorizando os profissionais que desenvolvem seus trabalhos de artes cênicas na cidade. A grande novidade do Prêmio Açorianos 2021 é a inclusão da premiação para o circo, uma reivindicação antiga. Os inscritos aos prêmios nas diversas categorias devem ter sido veiculados publicamente no período abrangido pelo edital, 2 de abril de 2020 até 15 de outubro de 2021.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes