Previsão de pautas: quinta-feira, 19 de maio

19/05/2022 08:28

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém a vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas a partir de cinco anos, em diferentes locais, nesta quinta-feira, 19. A vacinação para crianças de 5 a 11 anos irá ocorrer em 26 unidades de saúde, sendo nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza). A unidade móvel estará na Associação dos Moradores da Vila Dique, das 9h às 15h. Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais. A vacinação para a população adulta irá ocorrer em 24 locais: no Shopping João Pessoa e em 23 unidades de saúde - seis com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Saiba mais

MERCADO PÚBLICO - O prefeito Sebastião Melo vistoria nesta quinta-feira, 19, às 11h30, as obras de revitalização do segundo piso do Mercado Público. Acompanhado de secretários municipais e de representantes da empresa Multiplan, Melo conhecerá os elevadores recentemente instalados e receberá o detalhamento da atual fase da reforma elétrica. O ato também marcará o início da pintura externa da estrutura.

UNIDADE MÓVEL - Nesta quinta-feira, 19, a programação da unidade móvel de saúde será o rolê de vacinação infantil contra a Covid-19, na Associação dos Moradores da Vila Dique (av. Dique, 855, bairro Anchieta), das 9h às 15h. Serão utilizados os imunizantes Pfizer pediátrica em crianças de 5 a 11 anos e Coronavac em crianças de 6 a 11 anos, exceto imunocomprometidas, além da segunda dose de Coronavac e de Pfizer para vacinados há 28 dias e oito semanas, respectivamente. Na sexta-feira, 20, não haverá atendimento, que será retomado na semana seguinte.

EMPREGOS - O Dia D pela empregabilidade de pessoas com deficiência (PCDs) e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será realizado nesta quinta-feira, 19, das 9h às 13h, no Sine Municipal. A ação é uma parceria com a Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS). Nesta edição são 64 vagas disponibilizadas por 12 empresas. Os interessados devem comparecer à unidade municipal do Sine (av. Sepúlveda, esquina com a Mauá - Centro Histórico) com a carteira de trabalho, o comprovante de residência e o laudo da Classificação Internacional de Doenças (CID). Veja aqui as vagas.

TESOURINHA - A força-tarefa da prefeitura organizou uma central de acolhimento emergencial para atender as pessoas em situação de rua. A decisão foi tomada devido à previsão de chuva, ventos fortes e queda brusca da temperatura. A infraestrutura montada tem capacidade para atender até 100 pessoas, e 50 kits de cama e higiene pessoal já estão prontos. Quem buscar abrigo no local receberá refeições, que serão serão servidas por meio de doações de parceiros. Também foi criado um espaço pet para recebimento dos animais. 

OPERAÇÃO INVERNO - Uma massa de ar polar traz frio ao Brasil nesta semana. Em Porto Alegre, até esta quinta-feira, 19, podem ocorrer chuvas de intensidade moderada a forte, com atenção especial para possíveis ventos intensos. As máximas não passam de 17 graus e as mínimas podem atingir 8 graus. Devido à previsão de frio intenso, a prefeitura antecipou as ações da Operação Inverno, que oficialmente começa em 4 de junho. Equipes estarão nas ruas até as 22h fazendo abordagem para encaminhar pessoas em situação de rua para albergues, abrigos e pousadas. Em caso de necessidade, serão disponibilizadas mais 140 vagas em pousadas e uma retaguarda com dez paróquias da Arquidiocese da Capital, com dez vagas em cada uma. 

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para o jogo Grêmio x Criciúma, que acontece nesta quinta-feira, 19, às 19h, na Arena do Grêmio, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. A abertura dos portões está marcada para as 17h. Para o transporte dos torcedores até o estádio, duas linhas especiais de ônibus e uma linha de lotação começam a circular a partir das 16h. Quem optar pelo carro para ir ao estádio precisa ficar atento às orientações. Após o jogo, quem estacionar no E1, com saída pelos portões 3, 4 e 5, e no E2 poderá ser direcionado para a BR-448, sentido Porto Alegre-Canoas, com possibilidade de retorno na Prainha de Paquetá, deslocamento de cerca de 4,5 quilômetros. Quem estacionar no E1, com saída pelos portões 1 e 2, será direcionado para a avenida Voluntários da Pátria. Saiba mais

US PITORESCA - A Unidade de Saúde Pitoresca, localizada no bairro Partenon, Zona Leste de Porto Alegre, suspenderá o atendimento ao público a partir desta quinta-feira, 19. O motivo é o início das obras de adequação da estrutura física do local, que contará com uma sala para atendimentos odontológicos. A previsão de duração da reforma é de 90 dias. Durante o período, os atendimentos serão remanejados para as unidades mais próximas: São Carlos e Morro da Cruz. 

FARMÁCIAS - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz o inventário dos medicamentos nas farmácias distritais da Capital, rotina necessária para qualificar a gestão do controle de estoques. Em função disso, os serviços precisam fechar por alguns dias, de forma escalonada, para que os profissionais possam efetuar o trabalho. Nesta quinta-feira, 19, a primeira a realizar o ajuste será a Farmácia Distrital Centro, localizada no Centro de Saúde Santa Marta, e não atenderá o público. A retirada de medicamentos pode ser feita nas demais farmácias do município. 

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço na comunidade Colina do Prado (Agronomia) nesta quinta-feira, 19. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

LEITE HUMANO - O Dia Nacional de Doação de Leite Humano, lembrado nesta quinta-feira, 19, coincide com um período de baixo estoque no Banco de Leite do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre. Nesta semana, bebês prematuros com risco extremo de vida internados na UTI neonatal dispõem de cinco litros para suprir as necessidades diárias de nutrição, enquanto a capacidade de processamento do Banco de Leite é de até 100 litros por mês. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras do Banco de Leite Humano. Basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br.

HIPERTENSÃO - Com a intenção de informar, prevenir, identificar e controlar a pressão arterial, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza uma série de ações alusivas ao Dia Mundial da Hipertensão Arterial. Durante a segunda quinzena do mês de maio, profissionais da Atenção Primária à Saúde da SMS, participarão de Live sobre o assunto e serão incentivados a aferir a pressão arterial da população.  O primeiro evento referente ao tema acontece nesta quinta-feira, 19, das 13h às 13h30. O médico cardiologista Daniel Barreto e o profissional de educação física Fernando Dourado ministram a Live “Diagnóstico e Manejo da hipertensão e Cuidados de Promoção à Saúde”, que será transmitida ao vivo pelo youtube da SMS.

GRIPE -  Crianças entre cinco e nove anos e pessoas com 55 anos ou mais já podem ser vacinadas contra a gripe em Porto Alegre, pelo Sistema Único de Saúde. Crianças entre cinco e nove anos devem ter intervalo mínimo de 15 dias entre a dose da vacina contra gripe e a vacina contra Covid-19. Adultos não precisam respeitar este intervalo. A campanha de vacinação contra influenza prossegue até 3 de junho. Em Porto Alegre, 124 unidades de saúde oferecem a imunização. Os grupos em atendimento passam a ser os seguintes: crianças de seis meses a 9 anos, adultos a partir de 55 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, trabalhadores portuários e do transporte, pessoas privadas de liberdade, profissionais da educação, pessoas com comorbidades, povos indígenas e integrantes das Forças Armadas e da segurança e salvamento. Nas mesmas 124 unidades de saúde também é realizada a vacinação contra o sarampo.

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) abriu inscrições para contratação temporária de fresador, operador de máquinas especiais, soldador industrial, montador eletromecânico e técnico industrial. O processo simplificado terá validade de 180 dias a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. Informações sobre as atribuições, carga horária, remunerações e outras podem ser acessadas no site. O período de inscrições vai até as 18h desta quinta-feira, 19. O formulário de inscrição pode ser acessado aqui

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes