Previsão de pautas: quinta-feira, 21 de outubro

21/10/2021 08:31

VACINAÇÃO 1 - A aplicação da vacina contra a Covid-19 será mantida em 55 locais nesta quinta-feira, 21. A primeira dose continua para pessoas com 12 anos ou mais no Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, 16 farmácias e em 36 unidades de saúde, sete delas das 8h às 21h (Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza). O Rolê da Vacina estará na Escola Municipal de Educação Infantil Anjo das Flores (rua do Pescador, 400, Arquipélago), das 9h às 16h. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identidade com CPF.

VACINAÇÃO 2- A segunda dose da Pfizer será aplicada em 36 unidades de saúde, além do Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres e 16 farmácias parceiras. O intervalo de aplicação das doses da Pfizer/BioNTech é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose do imunizante pessoas vacinadas até 24 de agosto. Com relação à segunda dose de AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, o intervalo de aplicação das doses é de oito semanas. Assim, podem buscar a segunda dose pessoas vacinadas com o imunizante até 26 de agosto. Para a Coronavac/Butantan, será mantido o intervalo de 28 dias. Quem recebeu a primeira dose até 23 de setembro (Coronavac) já pode completar o esquema vacinal.

VACINAÇÃO 3 - Poderão receber a dose de reforço pessoas com 60 anos ou mais vacinadas e profissionais de saúde com a segunda dose até 21 de abril, além de imunossuprimidos com esquema vacinal completo até 23 de setembro. Para profissionais receberem a terceira dose, é preciso apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante do registro no Conselho de Classe. Já imunossuprimidos também devem apresentar comprovante da condição de saúde

REFORMA TRIBUTÁRIA - A proposta de reforma tributária será debatida nesta quinta-feira, 21, durante o encontro promovido pela Prefeitura de Porto Alegre com os secretários municipais de Fazenda do Rio Grande do Sul. O objetivo é detalhar as premissas do projeto e como podem impactar a retomada da economia do país e principalmente dos munícipios. O prefeito Sebastião Melo e o secretário Municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, conduzirão o debate. O membro da Câmara Técnica Permanente da Associação Brasileira de Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e consultor da Associação Nacional dos Auditores-Fiscais de Tributos dos Municípios e Distrito Federal (Anafisco), Alberto Macedo, também participará do evento e apresentará o Simplifica Já.

EVEREST - O paratleta João Carlos Rodovalho Costa, conhecido como João Saci, medalhista em natação e crossfit e praticante de esporte de aventura será recebido nesta quinta-feira, 21, às 15h, pelo prefeito Sebastião Melo e pelo secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos de Oliveira Pereira, o Kiko, no Paço Municipal.  João Saci, 38 anos, é natural de Goiás. Aos 17, foi diagnosticado com câncer e teve que amputar uma das pernas. Depois disso, o atleta teve mais quatro cânceres e precisou retirar parte de um dos pulmões. Mesmo assim, permaneceu praticando o que mais gosta: esportes. Agora, lançou um desafiou pra ele mesmo: subir o Monte Everest, previsto para abril de 2022.

FUTEBOL - Em razão da realização do jogo Inter x Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou esquema especial de trânsito e transporte. A partida será nesta quinta-feira, 21, às 20h, com abertura dos portões às 17h. A previsão de público é que 15 mil torcedores. A partir das 18h, três ônibus da linha F993 especial Futebol Beira-Rio sairão do Largo Glênio Peres (ao lado do Mercado Público) até o estádio. Saiba mais

TECNOLOGIA 5G - O secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) de Porto Alegre, Germano Bremm, irá apresentar o novo modelo de licenciamento para instalação ou renovação de Estações Transmissoras de Radiocomunicação (ETRs) para transmissão de sinais de internet no Infra Brazil GRI 2021, nesta quinta-feira, 21, em São Paulo. Porto Alegre é a primeira cidade do país a oferecer a Licença na Hora. A solicitação é feita pelo Portal de Licenciamento: um sistema automatizado analisa a documentação e expede a autorização imediatamente.

OUTUBRO ROSA - Os desafios no tratamento do câncer de mama estarão em pauta nesta quinta-feira, 21, na programação especial de lives organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na campanha do Outubro Rosa. A transmissão será às 17h30, pelo  facebook.com/saudepoa com mediação da promotora em Saúde da População Negra da SMS, Maria Cristina Ferreira dos Santos. O debate terá a participação do chefe da Mastologia do Grupo Hospitalar Conceição, José Luiz Pedrini, e do médico oncologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e da Oncoclínicas, Pedro E. R. Liedke.

POPULAÇÃO DE RUA - A prefeitura divulga a programação de vacinação itinerante da semana voltada à população em situação de rua. Desenvolvido pelas equipes de saúde e assistência social do município, o trabalho prioriza a aplicação da segunda dose contra Covid-19 nesse público. Nesta quinta-feira, 21, a vacinação ocorrerá das 8h30 às 10h30 no Centro POP 2 (avenida Gaspar Martins, 114) e das 11h às 12h30 – Restaurante Prato Alegre Centro (rua Garibaldi, 461).

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou para esta quinta-feira, 21, serviço que impacta no abastecimento.  Haverá testes de estanqueidade na avenida Cavalhada 4050, entre 10h e 17h, com previsão de normalizar à noite. Afeta os bairros Cavalhada e parte da Vila Nova (Distrito 15 – área delimitada pela av. Cavalhada, proximidades da rua Dr. Aldo Wildt até a rua Ângelo Passuelo, av. Vicente Monteggia, acesso Escadaria e contorno da rua Gregório Perez e da avenida Ângelo Barbosa, rua José Costalunga, rua Gramado e av. Otto Niemeyer).

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades a partir das 8h. Nesta quinta-feira, 21, serão atendidas as comunidades Chácara da Fumaça (Mário Quintana), Valneri Antunes (Mário Quintana), Atêmis (Mário Quintana) e Laranjeiras (Morro Santana). O projeto tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos. O trabalho busca evitar que resíduos descartados irregularmente nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo, causando alagamentos.

CINEMA DE ANIMAÇÃO - O Festival de Cinema de Animação começa nesta quinta-feira, 21, e prossegue até 9 de novembro na Cinemateca Capitólio. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura é realizada em parceria com a Aliança Francesa de Porto Alegre, com apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français. A programação apresenta o ciclo Tudo é Político!, com cinco destaques contemporâneos em torno de questões históricas de países como Líbano, Espanha, Camboja, França e África do Sul. O valor do ingresso para as sessões é R$ 10. Veja aqui a programação. 

POA EM CENA - Pela primeira vez completamente gratuito, o Porto Alegre em Cena prossegue até 31 de outubro, em formato híbrido. A 28ª edição reafirma a importância do festival como ponte que liga manifestações artísticas ao público, oferecendo atividades de grupos internacionais, nacionais e locais em mostras, oficinas, exposições e espetáculos. A programação do evento é uma ação da Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria da Cultura. A programação completa pode ser acessada no site www.portoalegreemcena.com/programacao

EMPREGOS - A unidade do Sine Municipal (av. Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico) tem 569 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  O destaque da semana é para 90 vagas de operador de telemarketing ativo. O Sine Municipal disponibiliza e recomenda o agendamento eletrônico para agilizar o atendimento e evitar filas: agendasine.procempa.com.br. O interessado pode também retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play. Saiba mais

EMBAIXADORA DOS 250 ANOS - Interessadas em concorrer ao título de Embaixadora dos 250 anos de Porto Alegre têm até o dia 31 de outubro para se inscrever. O concurso está aberto a todas as mulheres maiores de 18 anos, sem limite de faixa etária. A realização é da prefeitura, por meio da Secretaria Extraordinária para os 250 anos de Porto Alegre e pela diretoria de Economia Criativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Entre os requisitos para participar estão ser natural de Porto Alegre, ou viver, pelo menos, há três anos na Capital. Inscrições aqui.

MAMOGRAFIA - Mulheres de 50 a 69 anos ou com fatores de risco fora dessa faixa etária que precisam fazer mamografia agora possuem um novo canal de acesso em Porto Alegre. Pelo número 3289-2757, elas poderão solicitar o exame com facilidade, sem sair de casa, para detecção precoce do câncer de mama. Entre os fatores de risco para a doença, o principal é ter histórico de câncer de mama ou ovário na família. A iniciativa integra a programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pela campanha Outubro Rosa. O atendimento estará disponível para residentes em Porto Alegre que se enquadrem no público-alvo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

CONCURSO - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, abriu concurso público com vagas de níveis médio e superior, além de cadastro reserva, para Administração Direta e Indireta, em várias áreas de atuação. A banca realizadora do certame é a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec). As inscrições seguem até 3 de novembro. Interessados devem realizar as inscrições aqui. Os cargos são de provimento efetivo para médico especialista em Anestesiologia, Atendimento Pré-Hospitalar, Hematologia, Infectologia, Medicina Intensiva e Medicina Interna, além de psicólogo, arquiteto e técnico em enfermagem, auxiliar de Gabinete Odontológico, cirurgião dentista e fonoaudiólogo. Os salários variam entre R$ 1.344,71 a 8.195,43, dependendo da graduação e do período de trabalho.

GARÇOM - Interessados no curso de garçom têm até o dia 22 de outubro para se inscrever pelo link portal.senacrs.com.br/psg/#/consulta-de-vagas . Os candidatos devem ter mais de 16 anos e curso fundamental completo. São 15 vagas para o turno da tarde. O curso, gratuito, é uma parceria do Sine Municipal e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 99129.9744 ou na Faculdade Senac (rua Cel. Genuíno,130 - Cidade Baixa). Serão 240 horas de curso com as aulas presenciais iniciando-se dia 25 de outubro, das 15h30 às 19h30, na Faculdade Senac.

WHATSAPP DA SAÚDE - As equipes das unidades de saúde de Porto Alegre passam a contar com a comunicação via WhatsApp para interagir com a população. Os 132 serviços receberam aparelhos celulares com o aplicativo e farão listas de transmissão com o contato dos pacientes, além de prestar informações. O atendimento é exclusivo para moradores da Capital com vínculo aos serviços. As dúvidas serão respondidas em horário comercial, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas as mensagens podem ser enviadas a qualquer momento. Para ter acesso a informações de sua unidade de saúde, adicione o WhatsApp correspondente e envie uma mensagem informando nome completo e endereço. Confira o contato de sua unidade de saúde aqui.

REMATRÍCULAS - Está aberto o processo de rematrícula para a rede municipal de ensino de Porto Alegre. A não participação pelas partes interessadas terá como consequência a perda da garantia de vaga na mesma escola em que o aluno se encontra matriculado em 2021. O prazo encerrou-se em 8 de outubro para educação infantil e vai até 29 de outubro para os demais níveis. A rematrícula para o ano letivo de 2022 será feita mediante a atualização dos dados cadastrais do aluno. A novidade é que este processo, em 2021, deverá ser feito presencialmente pelos pais e responsáveis pelos estudantes já matriculados.

RECUPERAPOA - O prazo para adesão ao programa de recuperação fiscal da Prefeitura de Porto Alegre, o RecuperaPOA, vai até 29 de outubro para dívidas de Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Taxa da Fiscalização da Localização e de Funcionamento (TFLF) e Dívida não Tributária. E de primeiro de outubro a 30 de novembro para IPTU e Taxa de Coleta de Lixo. Com descontos de 90% para multas e juros no pagamento à vista e de até 75% a prazo, os contribuintes pessoa física e jurídica poderão renegociar suas dividas com o município de forma on-line no site prefeitura.com.br/recuperapoa, onde é possível fazer adesões e obter mais informações sobre o programa.

LINHA TURISMO - Decreto que permite que a operação do Linha Turismo seja feita por empresas privadas. O serviço era operado pela Carris e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e está suspenso desde março de 2020. Podem se candidatar para operar linhas de turismo empresas certificadas no Cadastur, sistema de cadastro do Ministério do Turismo para empresas que prestam serviço para a área. Interessados devem apresentar um projeto com a sugestão da rota para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, no e-mail diretoriadeturismo@portoalegre.rs.gov.br, que será analisado junto à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para que seja dada autorização. Além da proposta turística apresentada, o valor da passagem não pode ser menos que três vezes a tarifa do transporte coletivo.

DE BIKE NA VACINAÇÃO - A empresa TemBici e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizarão duas viagens gratuitas no serviço de bicicletas compartilhadas, de até três horas, para aqueles que quiserem se vacinar contra a Covid-19. A ação é válida para a primeira ou segunda dose da vacinação. O projeto, que tem como objetivo aumentar o número de vacinados em Porto Alegre, estende-se até o dia 31 de outubro. Para utilizar o serviço, o cidadão deve ter o aplicativo Bike Itaú baixado em seu telefone e acessar a aba “Meus Planos” e, em seguida, a opção “Vacinação”. O desconto será aplicado no momento da retirada da bicicleta.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes