Previsão de pautas: quinta-feira, 23 de março

23/03/2023 08:32

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém nesta quinta-feira, 23, a aplicação da vacina bivalente contra Covid-19 para profissionais de saúde. A vacinação segue para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunocomprometidos com 12 anos ou mais. São 33 locais aplicando o imunizante. A abertura de faixas etárias está sendo escalonada para evitar aglomerações nos pontos de vacinação. A população deve ficar atenta para o fechamento temporário do Shopping João Pessoa como ponto de vacinação. Enquanto estiver inoperante, o atendimento será feito na Unidade de Saúde Modelo, das 8h às 21h. Bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos também podem ser imunizados. A aplicação ocorre na Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde IAPI, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos, Santa Marta e Tristeza. Para crianças e adultos, a vacinação será mantida em diferentes locais. Saiba mais.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará no bairro Anchieta, nesta quinta-feira, 23. O ônibus estaciona na Associação dos Moradores da Vila Dique (avenida Dique, 855 – Anchieta), das 9h às 16h. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Contra a Covid-19, haverá primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos. 

FAMÍLIA ACOLHEDORA - O serviço Família Acolhedora realiza encontro on-line nesta quinta-feira, 30, às 18h15, para orientar interessados em abrigar uma criança ou grupo de irmãos, de 0 a 17 anos, por tempo determinado em suas residências, dando-lhes amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. São 20 vagas para acolhimento de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados e receberam medida de proteção por meio do Juizado da Infância e da Juventude. As famílias interessadas devem entrar em contato com o Abrigo João Paulo II até o dia 28 de março pelo email 4034@pobreservos.org.br, ou telefone (51) 99725-2653. O serviço, instituído há três anos em Porto Alegre, é coordenado pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e executado pelo Abrigo João Paulo II.

CONFERÊNCIA DE SAÚDE - A 9ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre terá início nesta quinta-feira, 23, às 18h, com evento de abertura no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (avenida Paulo Gama, 110). O encontro vai até sábado, 25, seguindo a linha de debates da 17ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para ocorrer em julho. As inscrições estão abertas para quem já participou de uma das quatro pré-conferências, neste link. Na pauta, a construção de políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Tecnológica (Farrapos), Pampa (Farrapos) eVila Farrapos (Farrapos) nesta quinta-feira, 23, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

CINEMATECA - A Cinemateca Capitólio recebe as atividades do 1º Encontro dos Festivais Ibero-americanos de Cinema (EFIC). Na programação, oito painéis temáticos e mais de 40 exibições de filmes de diversos países. Confira aqui a programação completa. A abertura oficial do evento acontece às 18h desta quinta-feira, 23, com uma confraternização para convidados, seguida de apresentação às 18h40 do músico Sérgio Rojas. Às 19hocorre o cerimonial de abertura na sala de cinema, onde, às 19h30, será exibido o filme Noites Alienígenas. Após a sessão haverá conversa com o diretor do filme, que foi vencedor do Festival de Gramado de 2022.

CORRIDA - A 19ª Corrida do Aniversário de Porto Alegre será realizada no domingo, 26, a partir das 8h, com largada e chegada no Largo Glênio Peres, Centro Histórico. O evento é uma promoção do Sesc-RS em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. As inscrições poderão ser realizadas no site www.sesc-rs.com.br ou em uma unidade do Sesc no Estado até as 18h desta quarta-feira, 22, ou quando atingir os 1.000 atletas inscritos

PROCESSO SELETIVO - A prefeitura publicou edital de abertura de processo seletivo para agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. As informações constam no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). As inscrições podem ser feitas nos sites da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) ou no portal da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) até esta quinta-feira, 23. 

PÁSCOA INDÍGENA - O Parque Harmonia recebe acampamento de indígenas vindo do interior do Estado para a páscoa tradicional dos povos originários. Até o dia 9 de abril, os kaingangs irão expor, das 7h às 20h, o artesanato produzido por eles com elementos naturais. São artigos em cerâmica, cestaria e arte plumária, entre outros, que promovem a valorização da cultura da etnia e fortalecem as comunidades. Os produtos serão expostos e comercializados no Parque Harmonia, no Centro Histórico (na região da rua dos Andradas e Praça da Alfândega) e, nos dias 25 e 26, na Orla do Gasômetro (próximo à estátua da Elis Regina). A atividade é realizada por uma comissão composta pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o Conselho Estadual dos Povos Indígenas e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

PORTO ALEGRE EM CENA - Atrações para todos os públicos estão na programação da segunda etapa do 29º Porto Alegre em Cena, que segue até 26 de março, durante as comemorações do Mês de Aniversário da Capital. Os ingressos estão à venda pela plataforma GuichêWeb. Foram selecionados 16 espetáculos entre os 137 inscritos. Nesta edição, a curadoria do festival é formada por um grupo composto por nomes conhecidos das artes cênicas. As apresentações incluem 11 montagens para o público adulto e cinco espetáculos para crianças e juventude. Veja aqui a grade completa

IPTU - Estão disponíveis as guias de parcelamento do IPTU em até dez vezes para quem perdeu o prazo para pagamento em dia. O vencimento da primeira prestação acontece no dia 31 de março. Os documentos estão disponíveis no site do IPTU, em IPTU em dívida - pagamento parcelado. Os contribuintes que não quitaram o imposto ou não aderiram ao parcelamento até o dia 8 de março, foram inscritos em dívida ativa. Ao realizar o pagamento da primeira parcela, eles eles regularizam a situação perante o fisco municipal.

ITBI - A prefeitura realiza a segunda edição da campanha que incentiva a regularização das transações imobiliárias com redução na alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) - de 3% para 1,5% - para os chamados contratos de gaveta. O prazo para participar termina em 31 de março. O benefício abrange as transações de compra e venda, de permuta e de dação em pagamento, realizadas até 31 de dezembro de 2021 e que ainda não tenham sido formalizadas por escritura pública junto ao Tabelionato de Registro de Imóveis.

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes