Previsão de pautas: quinta-feira, 26 de maio

26/05/2022 08:29

COVID-19 - A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS), irá manter a vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas a partir de cinco anos, em diferentes locais, nesta quinta-feira, 26. A vacinação para crianças de 5 a 11 anos irá ocorrer em 26 unidades de saúde, sendo nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza). A unidade móvel estará na Associação dos Moradores da Vila Dique (avenida Dique, 855, bairro Anchieta), das 9h às 15h. Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais. A vacinação para a população adulta irá ocorrer em 23 locais: no Shopping João Pessoa e em 22 unidades de saúde - seis com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

ROLÊ DA VACINAÇÃO - Nesta quinta-feira, 26, a programação da unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde será o rolê de vacinação infantil contra a Covid-19, na Associação dos Moradores da Vila Dique (avenida Dique, 855, bairro Anchieta), das 9h às 15h. Serão utilizados os imunizantes Pfizer pediátrica em crianças de 5 a 11 anos e Coronavac em crianças de 6 a 11 anos, exceto imunocomprometidas, além da segunda dose de Coronavac e de Pfizer para vacinados há 28 dias e oito semanas, respectivamente. Na sexta-feira, 27, não haverá atendimento, que será retomado na semana seguinte.

FARMÁCIAS - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta semana com o inventário dos medicamentos nas farmácias distritais da Capital, rotina necessária para qualificar a gestão do controle de estoques. Por isso, os serviços precisam fechar por alguns dias, de forma escalonada, para que os profissionais efetuem o trabalho. Nesta quinta-feira, 26, o ajuste será feito na Farmácia Distrital Vila dos Comerciários (Cruzeiro), localizada na rua Professor Manoel Lobato, 151, bairro Santa Tereza, que não atenderá o público nessas datas. A retirada de medicamentos pode ser feita nas demais farmácias do município. 

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Santa Terezinha (Centro), Núcleo Esperança (Restinga), Tecnológica (Humaitá), Liberdade (Humaitá), Mario Quintana (Humaitá) e Sesc (Vila Jardim) nesta quinta-feira, 26. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

FINANÇAS - Porto Alegre receberá desta quarta-feira, 25, a sexta-feira, 27, a 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2022 da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf). O encontro será realizado no hotel Blue Tree Towers Millenium e reúne gestores de todo o Brasil. A iniciativa faz parte das ações pelos 250 Anos de Porto Alegre. Está prevista a participação de secretários da Fazenda e Finanças de 27 capitais. A abertura será feita pelo prefeito Sebastião Melo, na quinta-feira, 26, às 9h. O secretário municipal da Fazenda e vice-presidente da Abrasf, Rodrigo Fantinel, é o anfitrião do evento, onde especialistas e secretários compartilharão experiências e boas práticas entre as capitais.

GRIPE -  Crianças entre cinco e nove anos e pessoas com 55 anos ou mais já podem ser vacinadas contra a gripe em Porto Alegre, pelo Sistema Único de Saúde. Crianças entre cinco e nove anos devem ter intervalo mínimo de 15 dias entre a dose da vacina contra gripe e a vacina contra Covid-19. Adultos não precisam respeitar este intervalo. A campanha de vacinação contra influenza prossegue até 3 de junho. Em Porto Alegre, 124 unidades de saúde oferecem a imunização. Os grupos em atendimento passam a ser os seguintes: crianças de seis meses a 9 anos, adultos a partir de 55 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, trabalhadores portuários e do transporte, pessoas privadas de liberdade, profissionais da educação, pessoas com comorbidades, povos indígenas e integrantes das Forças Armadas e da segurança e salvamento. Nas mesmas 124 unidades de saúde também é realizada a vacinação contra o sarampo.

FUNDO MUNICIPAIS - Os porto-alegrenses podem direcionar, até 31 de maio, 6% do valor a pagar de Imposto de Renda para os fundos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança) e do Idoso (Fumid). Os recursos doados ficam na Capital gaúcha, ajudando a fazer uma cidade melhor. Atualmente, são 420 instituições cadastradas para serem beneficiadas com os recursos do Funcriança e 222 instituições de idosos que podem receber recursos do Fumid. Neste site, é possível conhecer os projetos e instituições cadastrados em Porto Alegre. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e em mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes