Previsão de pautas: quinta-feira, 27 de abril
COVID-19 - Pessoas com 50 anos ou mais poderão receber a dose da vacina bivalente contra Covid-19 a partir desta quinta-feira, 27, em Porto Alegre. O grupo se soma às pessoas com comorbidades que têm 12 anos ou mais, com deficiência permanente de 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo, ou seja, ter feito pelo menos duas doses anteriormente. São 33 locais aplicando o imunizante. Saiba mais.
GRIPE - A partir desta quinta-feira, 27, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e com deficiência permanente a partir de seis meses de idade poderão ser vacinadas contra a gripe (Influenza) nas unidades de saúde de Porto Alegre. Acesse aqui as comorbidades incluídas. A imunização segue para idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, indígenas, quilombolas, gestantes, puérperas e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). A meta é atingir 90% de cada grupo até o fim da campanha, previsto para 31 de maio. Na Capital, esses grupos somam 717.025 pessoas. Todas as unidades de saúde municipais têm oferta de doses. O horário de funcionamento varia de acordo com o local (veja aqui).
DENGUE - Nesta quinta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Saúde vai percorrer escolas e espaços comunitários da Ilha da Pintada para sensibilização das comunidades escolares e orientação sobre prevenção à dengue, além da entrega de materiais didáticos produzidos exclusivamente para público infanto-juvenil. A agenda vem sendo realizada na Zona Leste da Capital e nesta semana chega ao Arquipélago. O primeiro local a ser visitado será a Unidade de Saúde Ilha da Pintada, às 14h.
CIDADES DAS AMÉRICAS - O vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, representa o município em um encontro internacional nos Estados Unidos. A Cúpula das Cidades das Américas (Cities Summit of the Americas) acontece de 26 a 28 de abril, na cidade de Denver, no Colorado. O evento reunirá lideranças para discutir assuntos que impactam o futuro das comunidades, como mudanças climáticas, desigualdade social, acesso à moradia e segurança pública. Os assuntos serão divididos por dias: nesta quinta-feira, 27, os temas serão digital, energia, migração, mobilidade e transporte, e habitação e segurança; sexta-feira, 28, serão discutidos clima e meio ambiente, competitividade, finanças e investimento, democracia e inclusão, comunidades saudáveis e cidades vibrantes.
UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará no bairro Anchieta nesta quinta-feira, 27. O ônibus estaciona na Associação dos Moradores da Vila Dique (avenida Dique, 855), das 9h às 16h. Contra a Covid-19, haverá primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.
FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para a disputa entre Grêmio e ABC, no jogo da volta pela Copa do Brasil, que ocorre nesta quinta-feira, 27, às 21h30, na Arena. Para o transporte dos torcedores até o estádio, duas linhas especiais de ônibus e uma de lotação começam a circular a partir das 18h19. A abertura dos portões está marcada para as 19h30. Saiba mais.
BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Jardim Protásio Alves 2 (Mário Quintana), Parque das Orquídeas (Mário Quintana) e Mimo de Vênus (Mário Quintana) nesta quinta-feira, 27, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.
PROVA DE VIDA - Os mais de 16 mil aposentados e pensionistas do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (Previmpa) já podem realizar a prova de vida sem a necessidade de comparecer em um banco ou na sede da instituição. Para acessar o serviço, o segurado deve ter o aplicativo instalado no seu celular ou tablet. Depois de fazer o login com a senha do gov.br, basta procurar o menu “prova de vida” e seguir as instruções (é necessário ter a biometria cadastrada na base de dados do Governo Federal). A prova de vida deve ser feita sempre no mês de aniversário do beneficiário. Além do aplicativo, também é possível realizar o serviço nas agências da Caixa em todo o Brasil.
RESIDÊNCIA - A prefeitura de Porto Alegre abriu dois processos simplificados para selecionar candidatos a bolsas de Programa de Residência Técnico-Superior (PRTS) e do Programa de Residência Jurídica (PRJ). A iniciativa contribui para a formação dos profissionais que recém ingressaram no mercado de trabalho. São diversos cursos contemplados, com exigência de formatura ocorrida até cinco anos atrás. Os processos serão conduzidos pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec). O primeiro edital, que pode ser acessado aqui, é destinado a profissionais de diversas áreas. Inscrições no período de 24 de abril a 19 de maio. A data provável de aplicação das provas é 18 de junho. O segundo edital é exclusivo para formados no curso de Direito, com inscrições de 24 de abril a 15 de maio. São nove vagas para Porto Alegre e uma vaga para Brasília. A data provável de aplicação das provas é 11 de junho. Inscrições exclusivamente pelo site www.fundatec.org.br.
ÁREAS DE RISCO - Durante os dias 24, 25, 26 e 27 de abril será realizado o Curso Básico de Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico, organizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), em parceria com a Defesa Civil de Porto Alegre, no auditório do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Será dividido em quatro módulos e com carga horária de 28 horas. O evento tem como objetivo transmitir conceitos, critérios e aspectos metodológicos relacionados ao reconhecimento, caracterização e delimitação de áreas de risco geológico, com vistas a aprimorar o desempenho dos profissionais que desenvolvem atividades de planejamento urbano e prevenção de desastres. O curso é voltado para os servidores municipais da Defesa Civil, Demhab, Secretaria Municipal Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF), Fundação de Assistência e Cidadania (Fasc), subprefeitos da Secretaria de Governança (SMGov) e demais integrantes do Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae). As inscrições se encerraram com 60 vagas preenchidas.
LEI PAULO GUSTAVO - Vai até domingo, 30, o prazo para que a comunidade cultural envie sugestões sobre a aplicação da Lei Paulo Gustavo na Capital. A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) disponibilizou um formulário de consulta pública, que pode ser acessado aqui. Porto Alegre irá receber um total de R$ 11.386.526,42 do governo federal, destinados a implementar ações que promovam o reestabelecimento das cadeias econômicas da cultura. O objetivo é incentivar os agentes e atrair novamente mão-de-obra qualificada para o setor, um dos mais impactados pela pandemia da Covid-19.
CONCURSO PARA SAÚDE - A prefeitura publicou em edição do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), edital sobre abertura de concursos públicos para área da saúde do município. As inscrições estarão abertas até 16 de maio pelo site www.fundatec.org.br. Entre as vagas estão cargos para enfermeiro, médico especialista em medicina do trabalho, técnico em laboratório e análises clínicas, técnico em radiologia e técnico em segurança do trabalho.
DOAÇÃO DE SANGUE - A doação de sangue a pacientes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) pode ser feita novamente nas instalações da instituição. A reabertura do banco de sangue ocorreu no final de março e pretende facilitar o acesso dos doadores, já que o hospital fica localizado na região central da cidade. Para realizar a doação, as pessoas devem preferencialmente fazer agendamento prévio pelo telefone 51 99531-0585 (WhatsApp). O setor funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº - Bom Fim. Tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia.
Andrea Brasil