Previsão de pautas: quinta-feira, 29 de julho
VACINAÇÃO - Nesta quinta-feira, 29, a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas de 31 anos ou mais estará disponível apenas para aqueles que realizaram agendamento pelo aplicativo 156+POA. Para adolescentes com comorbidades - com idade entre 12 e 17 anos - as doses estarão disponíveis em cinco unidades específicas: Bananeiras, Macedônia, Primeiro de Maio, Santo Alfredo e Tristeza. As mesmas unidades serão utilizadas de forma exclusiva para aplicação da segunda dose de gestantes e puérperas. Para a população com 31 anos ou mais, a imunização será somente por agendamento via aplicativo 156+POA. O baixo volume de doses fez com que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) necessitasse reduzir o número de pontos de vacinação da Capital. A primeira dose está concentrada em três unidades de saúde para os agendados. Não haverá drive-thru. Novas doses devem chegar à Capital nesta quinta e possibilitar a ampliação para vacinação de pessoas de 30 anos ou mais.
NOVAS DOSES - A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre deve receber nova remessa de 16.730 doses de vacinas contra a Covid-19 nesta quinta-feira, 29. As doses serão separadas e repassadas aos pontos de vacinação à tarde. Com a chegada dos imunizantes, a Capital deve avançar a vacinação para pessoas com 30 anos ou mais. A aplicação para este público deve começar na sexta-feira, 30, e se estender durante o final de semana. Para avançar até 29 anos seriam necessárias mais 14.125 doses de imunizantes.
GESTANTES E PUÉRPERAS - Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e estão com a segunda dose em atraso poderão regularizar o esquema vacinal . A aplicação da segunda dose da Pfizer/Comirnaty será disponibilizada excepcionalmente para este público em seis unidades de saúde, das 8h às 17h: Bananeiras, Macedônia, Primeiro de Maio, Rubem Berta, Santo Alfredo e Tristeza. Para receber o imunizante, é preciso apresentar documento de identidade e carteira de vacinação. A mudança segue orientação do Ministério da Saúde (nota técnica nº 6/2021), que recomendou completar a imunização deste público, preferencialmente, com a vacina da Pfizer/Comirnaty. Caso este imunizante não esteja disponível, poderá ser utilizada a vacina Sinovac/Butantan.
OPERAÇÃO INVERNO - Diante da previsão de avanço da frente fria em Porto Alegre, a prefeitura montou um plano emergencial para atender as pessoas em situação de rua na Capital. Uma força-tarefa entre secretarias está ampliando a estrutura da Operação Inverno, com acolhimento extraordinário de 100 vagas no Gigantinho. Além do espaço na sede do estádio Beira-Rio, há vagas ainda disponíveis na rede própria e conveniada. As doações podem ser feitas através do Movimento "Poa que Doa", programa social, coordenado pelo Gabinete da Primeira-Dama do Município de Porto Alegre, que reúne as campanhas do Agasalho e do Alimento 2021. O objetivo é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os donativos podem ser entregues em 17 pontos de coleta espalhados pela cidade e em drive thrus de vacinação, divulgados no site da prefeitura. Confira aqui os pontos de coleta para doações.
ÁGUA - Nesta quinta-feira, 29, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) faz a interligação de rede nova com a rede existente na avenida Juca Batista esquina da rua Pasteur. O abastecimento será interrompido em parte do bairro Ipanema ((entre a rua Dr. Egydio Michaelsen e avenida Juca Batista, e na rua Engº Jorge Porto) a partir das 9h, com previsão de normalizar durante a noite de quinta.
FRIO - Porto Alegre permanece sob a vigência do alerta meteorológico que prevê frio intenso durante três dias na Capital. A quinta-feira, 29, terá temperaturas baixas em todas as áreas, chegando a 2°C. Na sexta-feira, 30, a massa de ar frio começa a perder força e se afastar do RS. A Defesa Civil e a Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada pelos órgãos municipais, estão em alerta acompanhando as atualizações da previsão do tempo, com equipes prontas para atendimento à população.
BOTA-FORA - O segundo ciclo do projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), começa nesta semana. Os serviços serão executados até a sexta-feira, 30, atendendo 14 locais. A ação ocorre a partir das 8h. Nesta quinta-feira, 29, a ação será realizada nas comunidades Vitória da Conquista (Sarandi), Chimarrão (Sarandi), Ipê São Borja (Sarandi) e Asa Branca (Sarandi). O primeiro ciclo do Bota-Fora de 2021 coletou 613,09 toneladas de resíduos em 170 comunidades de diferentes bairros. O projeto tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos.
DIA DE TRANSPARÊNCIA - A prefeitura realiza a 2ª edição do Dia de Transparência – Eixos de Gestão nesta quinta-feira, 29, das 9h30 às 12h, com os setores de Desenvolvimento Social e Serviços Públicos. Iniciativa do Gabinete do Prefeito e da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), o evento trimestral tem o objetivo de prestar contas à sociedade de forma transparente sobre atos de gestão praticados e recursos públicos empregados pelos órgãos. Desta vez, a série de reuniões ocorrerá em formato presencial, no 14º andar, no auditório da rua Siqueira Campos 1300, com a presença dos secretários municipais e os pontos focais dos setores da SMTC.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - Com a organização da Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), a prefeitura realiza as reuniões dos Fóruns Regionais de Serviços. Nesta quinta-feira, 29, às 19h, ocorre o encontro da Região 13 - Extremo Sul, no formato on-line. O Fórum de Serviços e o Comitê Gestor têm como objetivos alinhar a capacidade de atendimento da prefeitura, otimizar a integração entre os órgãos e ouvir a população. Planejados para ocorrer a cada dois meses nas 17 regiões do Orçamento Participativo, os calendários dos Fóruns foram construídos em conjunto com os conselheiros e delegados. O formato pode ser presencial ou on-line, com duas horas de duração.
TESTES COVID - A prefeitura ampliou de cinco para 18 o número de unidades de saúde que disponibilizam testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19 a pacientes sintomáticos. O teste é realizado com amostras de coleta nasal e deve ser feito, de preferência, entre o 3º e 5º dia após o início dos sintomas. O paciente que tiver diagnóstico negativo no teste de antígeno e persistir com sintomas será encaminhado para a realização de um novo exame, do tipo RT-PCR, para confirmação. Saiba mais.
PRÊMIO EPTC - Estão abertas as inscrições para o 14º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito. As regras constam no edital publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. O desafio busca estimular estudantes e instituições de ensino públicas e particulares de Porto Alegre, profissionais da comunicação e público em geral a adotar comportamentos e hábitos para tornar o trânsito mais seguro, civilizado e humano nas vias públicas. Os interessados podem inscrever seus trabalhos até 28 de setembro em formulário on-line.
EMPREGOS - A unidade do Sine Municipal (av. Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico) tem 411 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O destaque da semana é para 87 vagas para pessoas com deficiência (PCD), das quais 50 como porteiro e 25 para auxiliar de operação. Nas vagas gerais há 20 vagas para encanador Industrial e 20 para instalador-reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações. Saiba mais. O Sine Municipal disponibiliza e recomenda o agendamento eletrônico para agilizar o atendimento e evitar filas: agendasine.procempa.com.br
DE BIKE NA VACINAÇÃO - A empresa TemBici e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizarão duas viagens gratuitas no serviço de bicicletas compartilhadas, de até três horas, para aqueles que quiserem se vacinar contra a Covid-19. A ação é válida para a primeira ou segunda dose da vacinação. O projeto, que tem como objetivo aumentar o número de vacinados em Porto Alegre, estende-se até o dia 31 de outubro. Para utilizar o serviço, o cidadão deve ter o aplicativo Bike Itaú baixado em seu telefone e acessar a aba “Meus Planos” e, em seguida, a opção “Vacinação”. O desconto será aplicado no momento da retirada da bicicleta.
GRIPE - A vacinação contra gripe está disponível para a população em geral nos 120 pontos de vacinação oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o fim do estoque de doses. O limite mínimo de idade para receber a imunização é de seis meses. O intervalo entre a administração das vacinas da gripe e da Covid-19 deve ser de, no mínimo, 14 dias entre uma e outra. A ampliação foi definida pelo Ministério da Saúde devido à baixa procura pela vacina nos grupos prioritários durante a campanha nacional, que tinha término previsto para esta sexta-feira, 9. Ao ampliar a oferta para além dos grupos prioritários, o ministério e a secretaria pretendem diminuir o risco de transmissão e as complicações causadas pelos vírus influenza, que podem levar a hospitalizações e até a óbito.
FAMÍLIA ACOLHEDORA - A prefeitura seleciona famílias para abrigar crianças e adolescentes afastados temporariamente de seus pais. Atualmente, Porto Alegre possui quase 600 crianças em situação de acolhimento institucional. Dessas, quase 300 poderiam estar em lares temporários, mas somente cinco vivem com famílias acolhedoras. As famílias interessadas devem entrar em contato com o Abrigo João Paulo II para agendamento de entrevista por meio do telefone (51) 997252653 ou o email 4033@pobresservos.org.br. Diferente da adoção, o programa Família Acolhedora tem o objetivo de resgatar o vínculo com a família de origem. O acolhimento familiar é medida protetiva e guarda temporária.
CARTÃO SOCIAL - Os beneficiários que receberam o Cartão Social em 2020, e ainda possuem saldo, devem usar os créditos até 31 de julho de 2021. Após esta data, os cartões serão bloqueados. A ação da prefeitura, executada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), beneficia pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que se enquadram nos critérios de vulnerabilidade social e situação de pobreza. Os créditos podem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios, material de higiene e limpeza em mercados, supermercados e padarias.
AÇORIANOS DE TEATRO - Estão abertas até o dia 15 de outubro as inscrições para os prêmios Açorianos de Circo, Açorianos de Teatro Adulto e Tibicuera de Teatro Infantil. A premiação têm a finalidade de reconhecer os artistas e espetáculos voltados ao público adulto e infanto juvenil, valorizando os profissionais que desenvolvem seus trabalhos de artes cênicas na cidade. A grande novidade do Prêmio Açorianos 2021 é a inclusão da premiação para o Circo, uma reivindicação antiga da classe circense, um dos segmentos que mais cresceu nos últimos anos, não somente em termos quantitativos, mas se destacando como uma das mais envolventes movidas circenses do país. Os inscritos aos prêmios nas diversas categorias devem ter sido veiculadas publicamente no período abrangido pelo edital, 2 de abril de 2020 até 15 de outubro de 2021.
EXPOSIÇÃO - A exposição A Arte Pode Ser Eu? pode ser visitada no Paço dos Açorianos até 20 de agosto, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h. A mostra exibe o conjunto de obras doadas pelo advogado, executivo, gestor e colecionador Luiz Inácio de Medeiros para a Pinacoteca Aldo Locatelli. Destaca-se a variedade de estilos do conjunto que, entre 2015 e 2020, o colecionador repassou para o acervo da Prefeitura de Porto Alegre. São reúne nove gravuras, três desenhos, duas pinturas, duas esculturas e uma tapeçaria – esta última com grandes dimensões. O agendamento de grupos com até cinco pessoas é pelo e-mail no acervo@portoalegre.rs.gov.br ou pelo fone (51) 3289-3735. Sem agendamento, será respeitada a capacidade de cinco pessoas, por horário.
CAMPANHA DO AGASALHO - Com o tema “POA que Doa”, a Prefeitura de Porto Alegre promove a Campanha do Agasalho 2021. Neste ano, a ação quer estimular o espírito de solidariedade dos porto-alegrenses em meio à pandemia da Covid-19 e também irá arrecadar alimentos não perecíveis para a população em situação de vulnerabilidade. As doações serão recolhidas pela prefeitura em pontos fixos de coleta espalhados pela cidade, e, em razão da Covid-19, seguirão todos os protocolos de cuidados e proteção estabelecidos nos decretos vigentes no enfrentamento da pandemia. Antes de irem para a Central de Triagem, na Travessa Pesqueiros, 39, passarão por uma quarentena de 72 horas no Ginásio Tesourinha. Lá, as peças doadas ficam guardadas e depois seguem para a triagem onde são separadas, embaladas e distribuídas. Saiba mais.
Fabiana Kloeckner