Previsão de pautas: quinta-feira, 6 de abril
VACINAÇÃO - Pessoas com comorbidades que têm 40 anos ou mais poderão receber a dose de vacina bivalente contra Covid-19 a partir desta quinta-feira, 6. O grupo se soma às pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde. São 33 locais aplicando o imunizante. A abertura de faixas etárias está sendo escalonada para evitar aglomerações nos pontos de vacinação. Não haverá exigência quanto à comprovação da situação de comorbidade, sendo suficiente para a vacinação a comorbidade autodeclarada. Saiba mais.
UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará no bairro Anchieta nesta quinta-feira, 5. O ônibus estaciona na Associação dos Moradores da Vila Dique (av. Dique, 855 – Anchieta), das 9h às 16h. Contra a Covid-19, haverá primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.
FEIRA DO PEIXE - A 243ª Feira do Peixe de Porto Alegre prossegue até o dia 7 de abril, Sexta-feira Santa, no Largo Glênio Peres, Centro Histórico. Das 8h às 20h, a população poderá comprar pescados em cerca de 40 bancas, além de provar o tradicional peixe na taquara e degustar bolinho de peixe e peixe frito. As opções para o consumidor contam com duas feiras descentralizadas. A 21ª Feira do Peixe na Esplanada da Restinga e a 11ª Feira do Peixe de Belém Novo, no Extremo-Sul, também seguem até sexta, das 8h às 20h.
MERCADO PÚBLICO - As bancas do Mercado Público de Porto Alegre estão funcionando em horário estendido nesta semana. A expectativa é de que nesta quinta-feira, 6, véspera de Sexta-Feira da Santa, registre a maior movimentação, principalmente de consumidores procurando pescados. Confira aqui os horários.
DMAE - Os bairros Chácara das Pedras, Jardim Carvalho, Jardim Sabará e Vila Jardim começam a receber o processo de recadastramento e pesquisa de perfil do Dmae a partir desta quinta-feira, 6. A ação tem como objetivo conhecer as características de consumo dos porto-alegrenses e as propriedades de cada imóvel. Os recadastradores estão identificados com uniformes com o nome da empresa Acquatec Sul e do Dmae, além de crachás. Os profissionais atuam de segunda-feira a sexta, das 8h às 18h, exceto em feriados. O Departamento destaca que caso seja necessária a identificação dos agentes, o cidadão pode entrar em contato pelo 156 para confirmar a abordagem.
QUADRILÁTERO CENTRAL - A obra do Quadrilátero Central, no Centro Histórico, terá uma pausa desta quinta-feira, 6, a domingo, 9, para não interferir nas vendas do comércio para a Páscoa. A decisão foi tomada em conjunto com a prefeitura, Sindilojas e comerciantes da região. Nesta semana, até quarta-feira, 5, os trabalhos acontecem nas ruas Otávio Rocha, General Vitorino e Voluntários da Pátria. A paralisação temporária não altera o cronograma de obras. Nos próximos dias, uma nova frente será aberta.
SALA DO EMPREENDEDOR - Nesta quinta-feira, 6, a Sala do Empreendedor, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, terá atendimento ao público até o meio-dia. A medida segue decreto do Governo do Estado, já que a Sala do Empreendedor está localizada no prédio da Junta Comercial. O atendimento será retomado na segunda-feira, 10, das 10h às 16h, mediante agendamento. Para agendar, basta acessar o link. A Sala fica na avenida Júlio de Castilhos, nº 120. Também é possível fazer contato pelo telefone (51) 3289-4545 ou pelos e-mails salaempreendedor@portoalegre.rs.gov.br e alvara@portoalegre.rs.gov.br.
BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço na comunidade Lupicínio Rodrigues (Cidade Baixa) nesta quinta-feira, 6, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.
CINEMA - A segunda parte do ciclo dedicado aos 90 anos de King Kong, intitulada Antes do Código, será exibida entre esta quinta-feira, 6, e quinta-feira, 13, na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085). No novo panorama do Universo Kong, serão apresentadas 16 obras realizadas em Hollywood entre 1930 e 1933, antes da aplicação com maior rigor da censura do Código Hays nos Estados Unidos. O valor do ingresso é R$ 16. A programação também apresenta uma edição especial do Projeto Raros, na sexta-feira, 7, às 19h30, com Madame Satã, obra de Cecil B. DeMille que inspirou o célebre transformista João Francisco dos Santos, figura icônica da vida noturna do Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. Entrada franca. Mais informações aqui.
ESTÁGIO - A prefeitura lançou edital de abertura para processo seletivo de estágio. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 13 de abril pelo site do Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (Ciee-RS). O documento com as vagas e demais informações estão publicadas em edição do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).
PÁSCOA INDÍGENA - O Parque Harmonia recebe acampamento de indígenas vindo do interior do Estado para a páscoa tradicional dos povos originários. Até o dia 9 de abril, os kaingangs irão expor, das 7h às 20h, o artesanato produzido por eles com elementos naturais. São artigos em cerâmica, cestaria e arte plumária, entre outros, que promovem a valorização da cultura da etnia e fortalecem as comunidades. Os produtos serão expostos e comercializados no Parque Harmonia e no Centro Histórico (na região da rua dos Andradas e Praça da Alfândega). A atividade é realizada por uma comissão composta pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o Conselho Estadual dos Povos Indígenas e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.
Andrea Brasil