Previsão de pautas: sábado, 15, e domingo, 16 de maio

14/05/2021 16:29

MONITORAMENTO CONTROLADO - A partir deste domingo, 16, Porto Alegre e os demais municípios que integram a R10 (Cachoeirinha, Gravataí, Viamão, Alvorada e Glorinha) passam a seguir o que determina o decreto estadual 55.882, publicado durante a madrugada. As regras estarão em vigor até a publicação de decreto municipal com os protocolos próprios de funcionamento de atividades. Em Porto Alegre, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento ao Coronavírus (Secovid) estuda o novo sistema apresentado pelo Estado e trabalha na elaboração dos documentos. As normas municipais seguirão o protocolo padrão/obrigatório do Sistema 3As – Aviso, Alerta e Ação - e serão definidas a partir de amplo diálogo com os gestores e técnicos que integram a R10 e os diversos setores da sociedade.

CORONAVAC 2ª DOSE - Neste sábado, 15, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passará a vacinar a segunda dose de Coronavac em pessoas com 66 anos ou mais. A imunização acontecerá em duas unidades de saúde (Tristeza e Assis Brasil), na tenda inflável junto ao shopping Bourbon Country e em dois drive-thrus: PUC e Barra Shopping Sul. No domingo, 16, a vacinação de segunda dose Coronavac continua para a faixa dos 66 anos, tendo como único local de vacinação a tenda junto ao Bourbon Shopping. A tenda terá 18 estações de vacinação para agilizar o atendimento ao público. Além das equipes da SMS, estarão atuando parceiros como as farmácias Panvel e São João e a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). Na segunda-feira, 17, a faixa etária para segunda dose de Coronavac será aplicada em pessoas com 65 anos ou mais. Para receber a segunda dose é necessário apresentar documento de identidade com CPF e a carteira de vacinação que foi entregue no ato da primeira dose. Saiba mais.

PESSOAS COM COMORBIDADES - A prefeitura organizou ação especial neste final de semana para a imunização de pessoas com comorbidades de 33 anos ou mais. O atendimento ocorrerá em duas unidades de saúde (Tristeza e Assis Brasil), na tenda instalada no estacionamento externo do shopping Bourbon Country e nos drive-thrus da PUCRS e do Barra Shopping Sul. No domingo, 16, o público atendido será o mesmo, tendo como único local de vacinação a tenda junto ao Bourbon Country. A tenda terá 18 estações de vacinação para agilizar o atendimento ao público. Além das equipes da SMS, atuarão no local parceiros como as farmácias Panvel e São João e a Associação Médica do Rio Grande do Sul – (Amrigs). Saiba mais.

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fará uma ação de limpeza de focos de lixo neste domingo, 16, no Loteamento Timbaúva, bairro Mário Quintana, Zona Norte. Também serão feitas roçada e varrição da praça Wenceslau Fontoura, situada na rua José Martins Costa, no mesmo bairro. Uma equipe de 28 garis e três servidores, com o auxílio de quatro caminhões e uma retroescavadeira, farão o serviço de limpeza de focos nesta região. O local é alvo de descarte irregular de resíduos.

DIA DO GARI - A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza, entre os dias 16 e 22 de maio, atividades em alusão à 16ª Semana Cidade Limpa em Porto Alegre. A abertura das atividades ocorre neste domingo, 16, Dia do Gari, quando a direção do DMLU vai entregar certificados para os trabalhadores com mais tempo de serviço às 16h na sede do departamento (avenida Azenha, 631). Receberão a homenagem os garis Miguel Tadeu Costa Soares, com 40 anos de atividade, e Carla Regina dos Santos Nunes, com 35 anos de trabalhos prestados. Também será lançado um vídeo institucional nas redes sociais, em agradecimento ao trabalho realizado pelos garis. Várias personalidades da cidade estarão parabenizando os trabalhadores por nunca terem parado durante o confinamento em função da pandemia. Saiba mais.

EMPREENDEDORISMO - O Sine Municipal, em parceria com o projeto Gerdau Transforma, disponibiliza vagas para curso on-line sobre  empreendedorismo. Desta vez o foco são os jovens. As inscrições podem ser feitas no link www.decolajovem.com.br.  É necessário informar no campo indicação: Sine Municipal de Porto Alegre. São 30 horas de treinamento durante as quais os jovens que estão começando no mercado de trabalho podem conhecer a opção do empreendedorismo. Os alunos vão  desenvolver o conceito de produto e serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos. O curso, totalmente gratuito, será realizado de 24 a 28 de maio, das 19h às 22h, pela plataforma do YouTube da Agência Besouro.

CURSO SUS - Estão abertas as inscrições para o curso “Imunização em Gestantes”, oferecido pela UNA-SUS – Universidade Aberta do SUS, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. O curso foi idealizado e é resultado prático do mestrado profissional de enfermagem da UFCSPA da enfermeira Bianca Ledur Monteiro, profissional da Secretaria Municipal de Saúde. As inscrições podem ser feitas  até 1º de dezembro, neste link. O curso é dirigido a todos os profissionais e estudantes da área da saúde, realizado exclusivamente de forma on-line, gratuitamente. Será concedido certificado de conclusão ao participante que concluir as atividades avaliativas com no mínimo 70% de acertos. 

CAMPANHA DO AGASALHO - Com o tema “POA que Doa”, a Prefeitura de Porto Alegre lançou a Campanha do Agasalho 2021. Neste ano, a ação quer estimular o espírito de solidariedade dos porto-alegrenses em meio à pandemia da Covid-19 e também irá arrecadar alimentos não perecíveis para a população em situação de vulnerabilidade. As doações serão recolhidas pela prefeitura em 12 pontos fixos de coleta espalhados pela cidade, e, em razão da Covid-19, seguirão todos os protocolos de cuidados e proteção estabelecidos nos decretos vigentes no enfrentamento da pandemia. Antes de irem para a Central de Triagem, na Travessa Pesqueiros, 39, passarão por uma quarentena de 72 horas no Ginásio Tesourinha. Lá, as peças doadas ficam guardadas e depois seguem para a triagem onde são separadas, embaladas e distribuídas. Saiba mais.

ATENDIMENTO AO CIDADÃO - A prefeitura lançou uma consulta pública que prevê a modernização e otimização da comunicação e relacionamento com a população da cidade. O projeto faz parte da meta de aprimorar o atendimento ao cidadão, a cargo da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC). Os documentos da consulta pública serão disponibilizados neste link. Sugestões e contribuições das pessoas interessadas em participar deverão ser encaminhadas até 18 de maio. Dentro do prazo da consulta, também será realizada audiência pública, prevista para ocorrer no dia 17 de maio. Dúvidas poderão ser endereçadas ao e-mail centraldeservicos@portoalegre.rs.gov.br.

CARTÃO SOCIAL - Os beneficiários que receberam o Cartão Social em 2020, e ainda possuem saldo, devem usar os créditos até 31 de julho de 2021. Após esta data, os cartões serão bloqueados. A ação da prefeitura, executada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), beneficiou 3.931 pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que se enquadraram nos critérios de vulnerabilidade social e situação de pobreza. Os créditos podem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios, material de higiene e limpeza em mercados, supermercados e padarias

CULTURA - Está aberto o período de inscrições para os interessados na proponência de projetos culturais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O chamamento é aberto para contratação de empresas da área para prestação de serviços de elaboração, formatação e acompanhamento dos projetos, através das leis de incentivo à cultura junto aos Governos Federal e Estadual, além de projetos não incentivados, conforme o calendário de eventos da SMC. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. O período de inscrição é de 1º de março de 2021 a 31 de dezembro de 2022. Os documentos poderão ser entregues na sede da Coordenação de Economia Criativa (av. Independência, 453 - Bairro Independência) ou enviados para o e-mail adrianamartins@portoalegre.rs.gov.br.

PROJETOS SOCIAIS - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está com edital permanente de credenciamento aberto para organizações sociais civis (Oscs) interessadas em firmar termo de fomento ou acordo de cooperação para projetos sociais a comunidades reassentadas ou de áreas em regularização fundiária. O cadastro ocorre em fluxo contínuo, isto é, não tem prazo final para recebimento de documentação. O edital completo pode ser conferido neste link. Os documentos podem ser enviados pelo email credenciamento.OSC@demhab.com.br A cada dia 5 do mês, sempre que houver novos credenciados, o Demhab publicará os nomes das instituições com cadastro aprovado. Após a publicação, o cadastro terá validade de 12 meses.

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) segue recebendo doações de leite materno. O Ministério da Saúde desenvolveu protocolos que indicam a importância da doação, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Podem doar as mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre. O único impedimento é se a mãe estiver com sintomas gripais ou se caso tenha tido contato com pessoas com esses sintomas. Para fazer a doação, basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, ou pelo telefone 3289-3334.

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes