Previsão de pautas: sábado, 16, e domingo, 17 de outubro

15/10/2021 17:53

MULTIVACINAÇÃO- A Prefeitura de Porto Alegre montou um esquema especial para o Dia D da Multivacinação, marcado para este sábado, 16. Estarão abertas 85 unidades de saúde, das 9h às 17h, para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos incompletos. Serão oferecidas 22 vacinas indicadas no Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (confira abaixo). A primeira dose da vacina contra Covid-19 também estará disponível para adolescentes a partir de 12 anos, em 45 unidades de saúde. Nestes locais, haverá segunda dose de Coronavac/Butantan, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech para vacinados há 28 dias, dez e oito semanas, respectivamente. A terceira dose será oferecida para idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde e imunossuprimidos. Saiba mais.

VACINAÇÃO COVID - Neste domingo, 17, a vacinação contra a Covid-19 continua em Porto Alegre para todas as pessoas com 12 anos ou mais. O local da aplicação será a unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde, que estará no Banco de Alimentos (av. Francisco Silveira Bittencourt, 1928 - Sarandi), das 9h às 13h. No local, também haverá aplicação da segunda dose de Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Coronavac/Butantan para quem tomou a primeira dose há oito semanas, dez semanas ou 28 dias, respectivamente. Já a terceira dose estará disponível para idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde vacinados com a segunda dose há seis meses, além de imunossuprimidos vacinados com a segunda dose há pelo menos 28 dias, independente do fabricante.

MAIS COMUNIDADE - O evento Mais Comunidade da prefeitura que seria realizado neste sábado, 16, no bairro Rubem Berta, foi adiado devido à previsão de chuvas. A nova data da ação será divulgada em breve. No Mais Comunidade, o prefeito Sebastião Melo, secretários municipais, gestores e técnicos das diversas áreas da prefeitura percorrem algumas ruas dos bairros, conferindo demandas realizadas e novas reivindicações da comunidade.

ARENA - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema de trânsito e transporte para a partida entre Grêmio e Juventude neste domingo, 17, válido pelo Campeonato Brasileiro. A partida inicia-se às 18h15.  Quem optar pelo carro para ir ao estádio precisa ficar atento às orientações. Após o jogo, quem estacionar no E1, com saída pelos portões 3, 4 e 5, e no E2 poderá ser direcionado para a BR-448, sentido Porto Alegre-Canoas, com possibilidade de retorno na Prainha de Paquetá, deslocamento de cerca de 4,5 quilômetros. Quem estacionar no E1, com saída pelos portões 1 e 2, será direcionado para a avenida Voluntários da Pátria. Saiba mais

TRANSPORTE COLETIVO - Trabalho realizado desde o início da pandemia, quando houve significativa redução da demanda de passageiros, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa nova ampliação de oferta. As novas tabelas horárias podem ser acessadas no site, e a localização dos ônibus, em tempo real, pode ser conferida na função GPS do aplicativo TRI. Saiba mais.

LIMPEZA URBANA - Devido à paralisação dos trabalhadores da empresa terceirizada de coleta domiciliar, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) cancelou o serviço de limpeza e revitalização neste domingo, 17, na praça existente no Acesso C, nos fundos da Escola Estadual de Ensino Médio Raul Pilla, bairro Restinga Nova. O local é foco crônico de descarte irregular de resíduos. Uma nova data para a ação será anunciada em breve. 

ALERTA METEOROLÓGICO - De acordo com informações atualizadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), permanece a previsão de tempestade para extensa área do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre. A Defesa Civil municipal prorrogou o alerta, prevendo chuvas de intensidade moderada a forte, possível queda de granizo e ventos intensos (entre 60 e 100 quilômetros por hora), até as 2h da madrugada de sábado, 16. O alerta é preventivo e baseado nas informações emitidas pelo Inmet, órgão do governo nacional que é responsável pelo tráfego das mensagens coletadas pela rede de observação meteorológica da América do Sul e os demais centros meteorológicos que compõem o Sistema de Vigilância Meteorológica Mundial.

EMBAIXADORA DOS 250 ANOS - Interessadas em concorrer ao título de Embaixadora dos 250 anos de Porto Alegre têm até o dia 31 de outubro para se inscrever. O concurso está aberto a todas as mulheres maiores de 18 anos, sem limite de faixa etária. A realização é da prefeitura, por meio da Secretaria Extraordinária para os 250 anos de Porto Alegre e pela diretoria de Economia Criativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Entre os requisitos para participar estão ser natural de Porto Alegre, ou viver, pelo menos, há três anos na Capital. Inscrições aqui.

MAMOGRAFIA - Mulheres de 50 a 69 anos ou com fatores de risco fora dessa faixa etária que precisam fazer mamografia agora possuem um novo canal de acesso em Porto Alegre. Pelo número 3289-2757, elas poderão solicitar o exame com facilidade, sem sair de casa, para detecção precoce do câncer de mama. Entre os fatores de risco para a doença, o principal é ter histórico de câncer de mama ou ovário na família. A iniciativa integra a programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pela campanha Outubro Rosa. O atendimento estará disponível para residentes em Porto Alegre que se enquadrem no público-alvo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

CONCURSO - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, abriu concurso público com vagas de níveis médio e superior, além de cadastro reserva, para Administração Direta e Indireta, em várias áreas de atuação. A banca realizadora do certame é a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec). As inscrições seguem até 3 de novembro. Interessados devem realizar as inscrições aqui. Os cargos são de provimento efetivo para médico especialista em Anestesiologia, Atendimento Pré-Hospitalar, Hematologia, Infectologia, Medicina Intensiva e Medicina Interna, além de psicólogo, arquiteto e técnico em enfermagem, auxiliar de Gabinete Odontológico, cirurgião dentista e fonoaudiólogo. Os salários variam entre R$ 1.344,71 a 8.195,43, dependendo da graduação e do período de trabalho.

GARÇOM - Interessados no curso de garçom têm até o dia 22 de outubro para se inscrever pelo link portal.senacrs.com.br/psg/#/consulta-de-vagas . Os candidatos devem ter mais de 16 anos e curso fundamental completo. São 15 vagas para o turno da tarde. O curso, gratuito, é uma parceria do Sine Municipal e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 99129.9744 ou na Faculdade Senac (rua Cel. Genuíno,130 - Cidade Baixa). Serão 240 horas de curso com as aulas presenciais iniciando-se dia 25 de outubro, das 15h30 às 19h30, na Faculdade Senac.

WHATSAPP DA SAÚDE - As equipes das unidades de saúde de Porto Alegre passam a contar com a comunicação via WhatsApp para interagir com a população. Os 132 serviços receberam aparelhos celulares com o aplicativo e farão listas de transmissão com o contato dos pacientes, além de prestar informações. O atendimento é exclusivo para moradores da Capital com vínculo aos serviços. As dúvidas serão respondidas em horário comercial, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas as mensagens podem ser enviadas a qualquer momento. Para ter acesso a informações de sua unidade de saúde, adicione o WhatsApp correspondente e envie uma mensagem informando nome completo e endereço. Confira o contato de sua unidade de saúde aqui.

REMATRÍCULAS - Está aberto o processo de rematrícula para a rede municipal de ensino de Porto Alegre. A não participação pelas partes interessadas terá como consequência a perda da garantia de vaga na mesma escola em que o aluno se encontra matriculado em 2021. O prazo encerrou-se em 8 de outubro para educação infantil e vai até 29 de outubro para os demais níveis. A rematrícula para o ano letivo de 2022 será feita mediante a atualização dos dados cadastrais do aluno. A novidade é que este processo, em 2021, deverá ser feito presencialmente pelos pais e responsáveis pelos estudantes já matriculados.

RECUPERAPOA - O prazo para adesão ao programa de recuperação fiscal da Prefeitura de Porto Alegre, o RecuperaPOA, vai até 29 de outubro para dívidas de Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Taxa da Fiscalização da Localização e de Funcionamento (TFLF) e Dívida não Tributária. E de primeiro de outubro a 30 de novembro para IPTU e Taxa de Coleta de Lixo. Com descontos de 90% para multas e juros no pagamento à vista e de até 75% a prazo, os contribuintes pessoa física e jurídica poderão renegociar suas dividas com o município de forma on-line no site prefeitura.com.br/recuperapoa, onde é possível fazer adesões e obter mais informações sobre o programa.

LINHA TURISMO - Decreto que permite que a operação do Linha Turismo seja feita por empresas privadas. O serviço era operado pela Carris e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e está suspenso desde março de 2020. Podem se candidatar para operar linhas de turismo empresas certificadas no Cadastur, sistema de cadastro do Ministério do Turismo para empresas que prestam serviço para a área. Interessados devem apresentar um projeto com a sugestão da rota para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, no e-mail diretoriadeturismo@portoalegre.rs.gov.br, que será analisado junto à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para que seja dada autorização. Além da proposta turística apresentada, o valor da passagem não pode ser menos que três vezes a tarifa do transporte coletivo.

DE BIKE NA VACINAÇÃO - A empresa TemBici e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizarão duas viagens gratuitas no serviço de bicicletas compartilhadas, de até três horas, para aqueles que quiserem se vacinar contra a Covid-19. A ação é válida para a primeira ou segunda dose da vacinação. O projeto, que tem como objetivo aumentar o número de vacinados em Porto Alegre, estende-se até o dia 31 de outubro. Para utilizar o serviço, o cidadão deve ter o aplicativo Bike Itaú baixado em seu telefone e acessar a aba “Meus Planos” e, em seguida, a opção “Vacinação”. O desconto será aplicado no momento da retirada da bicicleta.

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes