Previsão de pautas: sábado, 18, e domingo, 19 de junho

18/06/2022 08:29

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém a oferta de vacinação contra a gripe e Covid-19 neste sábado, 18, em três locais: unidades de saúde Esmeralda e Primeiro de Maio, para crianças, e no Shopping João Pessoa, para adultos. O atendimento irá ocorrer das 9h às 16h. Durante o feriado, pessoas com sintomas respiratórios poderão procurar um dos pronto-atendimentos ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento 24 horas. Saiba mais

MAIS COMUNIDADE - O projeto Mais Comunidade vai até a Zona Rural neste sábado, 18, a partir das 9h30, com saída da Estrada da Taquara, 1.398. O prefeito Sebastião Melo, secretários e técnicos da prefeitura percorrerão alguns pontos da região para conversar com moradores e registrar demandas. Além da Estrada da Taquara, o percurso prevê avenida Edgar Pires de Castro, Estrada do Varejão em direção ao limite com Viamão, Estrada Inácio da Silveira, Estrada do Canta Galo, entre outros. O grupo realizará vistoria de conservação permanente; obras de abertura de valetas; locais de ocupações irregulares; vistoria de recuperação de estrada; verificação de necessidade de podas de árvores na beira das estradas e demais demandas da população. 

OPERAÇÃO INVERNO - A ação emergencial para acolhimento de pessoas em situação de rua prossegue neste sábado, 18, a partir das 19h, no Ginásio da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), na rua Conde D'Eu, 66, bairro Santana. O serviço emergencial, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), com apoio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF), ocorre devido ao frio intenso, com previsão de chuvas. A estimativa é que 60 pessoas sejam recebidas no ginásio, com possibilidade de chegar a 100. As pessoas que acessarem o local irão receber kit higiene, banho, jantar, lanche e café da manhã. A rede municipal conta ainda com 240 vagas em albergues noturnos. 

ARENA - Com 100% dos serviços executados, as obras de infraestrutura da rua José Pedro Boéssio, no bairro Humaitá, serão entregues neste sábado,18, às 8h. Os serviços, que foram realizados entre as avenidas Palmira Gobbi e a Ernesto Neugebauer, incluíram intervenções de drenagem pluvial em galerias de concreto nos dois lados da via, pavimento em blocos de concreto, execução de passeio, ciclovia, acessibilidade e sinalização. A obra é de relevante importância para a Arena do Grêmio, tanto pelo acesso quanto para o escoamento do público do estádio  Sua ligação com a avenida Ernesto Neugebauer irá favorecer a integração metropolitana pela BR-116 e BR-290.  Foram investidos R$ 13,7 milhões.

GRÊMIO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para o jogo entre Grêmio x Sampaio Corrêa, que acontece neste sábado, 18, às 11h, na Arena do Grêmio, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. A abertura dos portões está marcada para as 9h. Para o transporte dos torcedores até o estádio, duas linhas especiais de ônibus e uma linha de lotação começam a circular a partir das 8h10. Quem optar pelo carro para ir ao estádio precisa ficar atento às orientações. Após o jogo, quem estacionar no E1, com saída pelos portões 3, 4 e 5, e no E2 poderá ser direcionado para a BR-448, sentido Porto Alegre-Canoas, com possibilidade de retorno na Prainha de Paquetá, deslocamento de cerca de 4,5 quilômetros. Quem estacionar no E1, com saída pelos portões 1 e 2, será direcionado para a avenida Voluntários da Pátria.

INTER - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para o jogo entre Internacional e Botafogo, que acontece neste domingo, 19, às 18h, no Estádio Beira-Rio, válido pela Série A do Campeonato Brasileiro. A abertura dos portões está marcada para as 16h. Para o transporte dos torcedores até o estádio, uma linha especial de ônibus e duas linhas de lotações começam a circular a partir das 16h. Além disso, mais de 20 linhas regulares do transporte coletivo, entre lotações e ônibus, atendem a região do Beira-Rio pelo corredor da av. Padre Cacique. Para facilitar o acesso dos torcedores ao estádio, por volta das 16h, a área de lazer da av. Edvaldo Pereira Paiva, junto ao trecho 3 da Orla do Guaíba, poderá ser liberada devido ao fluxo, no sentido Centro-bairro. Ao final do jogo, haverá inversão de sentido em um dos lados da av. Edvaldo Pereira Paiva, com fluxo em direção ao Centro na totalidade da via.

SKATE - O Dia Mundial do Skate vai ser comemorado neste sábado, 18, no Parque Chico Mendes, bairro Mário Quintana, Zona Norte. O Skate Day é promovido pela Secretaria Municipal da Cultura e Movimento Jovem, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, e o Movimento Poa que Doa. Pelo menos uma centena de skatistas deverá participar das competições, a partir das 13h, nas categorias mirim, iniciante, feminino e amador. Com foco no aspecto social, as inscrições são feitas mediante a doação de um quilo de alimento ou um agasalho, destinados à Campanha do Agasalho e do Alimento, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama do Município.

CULTURA - A 11ª Conferência Municipal de Cultura continua neste sábado, 18, no Centro Municipal de Cultura (av. Érico Veríssimo, 307, Menino Deus), das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. Os temas em debate serão o fortalecimento do sistema municipal de cultura, direitos culturais e cidadania, respeito à diversidade cultural, desenvolvimento sustentável e patrimônio cultural, material e imaterial. Estão confirmadas as presenças do secretário municipal da Cultura, Gunter Axt; do presidente do Conselho Municipal de Cultura (CMC), Luciano Fernandes, e dos ex-titulares da pasta, Margarete Moraes, Vitor Ortiz e Sergius Gonzaga.

GERAÇÃO POA - A loja GerAção POA, localizada na Cinemateca Capitólio, comemora cinco anos neste sábado, 18. Parceria entre as secretarias municipais de Saúde e da Cultura, o espaço é resultado de um serviço do SUS que promove ações em saúde, trabalho, educação e inclusão para pessoas com sofrimento psíquico. Para celebrar a data, será realizada programação especial das 16h às 18h, com poesia, feira de cartazes de filmes da Associação de Amigos e Amigas da Cinemateca Capitólio (Aamicca) e roda de conversa com a participação da personagem Laurita Leão e Poetas Vivxs. Na loja, serão comercializados os produtos criados na GerAção POA, oficina de trabalho com os princípios da economia solidária. 

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza uma operação de limpeza neste domingo, 19, nas proximidades do número 1.516 da Estrada da Ponta Grossa, no bairro homônimo, Zona Sul da Capital. O local é alvo de descarte irregular de resíduos. Uma equipe composta por 14 garis e quatro fiscais do DMLU, com o auxílio de seis caminhões e uma retroescavadeira, fará a limpeza dos chamados focos de lixo existentes na via.

CINEMATECA 1 - Neste domingo, 19, às 18h30, a Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico) apresenta uma sessão especial com filmes que Francis Pelichek, pintor tcheco radicado em Porto Alegre, protagonizou no seu país natal entre 1918 e 1920. Serão exibidas as obras A vášeň vítězí (And Passion Triumphs), de Václav Binovec, e Dáma s malou nožkou (The Lady with the Small Foot), de Jan S. Kolár, Přemysl Pražský. Com apoio do Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo, a exibição será apresentada por Luiza Koehler. Com entrada gratuita, a sessão terá legendas em inglês.

CINEMATECA 2 - A Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Animações Japonesas, que vai até 22 de junho. A mostra é organizada pelo Escritório Consular do Japão em Porto Alegre e pela Fundação Japão. Serão exibidas quatro produções dos prestigiados diretores Makoto Shinkai, Naoki Miyahara e Keiichi Hara, realizadas entre as décadas de 1990 e 2010. A entrada é franca. Confira a programação completa aqui

MULHERES EMPREENDEDORAS - Estão abertas as inscrições para o programa Empreenda Como uma Mulher, iniciativa que vai capacitar 500 mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização. A capacitação será realizada pelo Sebrae RS e pela Coca-Cola Femsa Brasil e tem o apoio do Programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas pelo link até 30 de junho. Os conteúdos do programa irão abordar estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento e aspectos comportamentais, além de promover o amplo compartilhamento de informações práticas e necessárias para se criar um negócio um alavancar um empreendimento já existente. O programa terá duração de seis meses.

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

DMAE - Os consumidores inadimplentes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) têm uma oportunidade única para parcelamento de débitos com desconto de até 99% sobre a correção monetária, juros e multas. O Programa Refis 2022 oferece a possibilidade de regularizar a situação em até 120 vezes e evitar a suspensão do abastecimento. O atendimento para negociação está disponível por meio de agendamento no link, pelo telefone 156, opção 2, WhatsApp (51) 9332-8170. O programa segue até 28 de julho.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes