Previsão de pautas: sábado, 20, e domingo, 21 de agosto

19/08/2022 17:50

MULTIVACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado, 20, o Dia D da campanha de multivacinação de crianças e adolescentes até 15 anos incompletos e de crianças entre um e cinco anos contra a poliomielite. Estarão abertas 115 unidades de saúde para receber o público a ser imunizado, das 8h até as 17h. Também haverá vacinação contra a pólio no Parque Farroupilha (Redenção), das 9h às 15h, junto do Monumento ao Expedicionário. No local, poderão ser vacinadas ainda crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19. Para facilitar o acesso aos locais, haverá passe livre nos ônibus do sistema de transporte coletivo da Capital. Na multivacinação, o objetivo é atualizar a carteira de vacinação, garantindo a crianças e adolescentes que ainda não completaram 15 anos todas as vacinas do calendário, de acordo com a faixa etária. Já as crianças entre um ano e menos de cinco precisam receber mais uma dose da vacina contra poliomielite – ou paralisia infantil – ou completar o esquema vacinal. 

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém a oferta de vacinação contra a gripe e Covid-19 neste sábado, 20, em esquema especial devido ao Dia D de Multivacinação. Serão 45 unidades de saúde, das 8h às 17h. Para crianças haverá aplicação de doses em 20 unidades. Já para adultos e adolescentes, serão 37. Saiba mais

PROCISSÃO DE NAVEGANTES - Uma edição especial da tradicional procissão de Nossa Senhora dos Navegantes irá ocorrer neste domingo, na região central de Porto Alegre, a partir das 8h30. São esperadas 200 mil pessoas para a festa religiosa, que deixou de acontecer em fevereiro, nos últimos dois anos, devido à pandemia. Os fiéis poderão acompanhar a imagem da santa ao longo do trajeto a pé, desde a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico, até a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, na zona Norte da Capital. A edição especial da festa, em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre, terá início às 7h30, com uma missa no Santuário Nossa Senhora do Rosário. Após a celebração religiosa, a procissão sairá da Igreja do Rosário (rua Vigário José Inácio, 402) e seguirá pelas avenidas Mauá, Castelo Branco, Sertório até o Santuário de Navegantes (Praça dos Navegantes, 12). Veja aqui a programação. 

PLANO DIRETOR - Começa neste sábado, 20, a nova rodada de atividades do processo de revisão do Plano Diretor nos bairros. São encontros para ouvir da comunidade as necessidades e potencialidades de cada região para construção das propostas.O primeiro encontro na Escola Porto Alegre (rua Washington Luiz, 203, Centro), voltado para os moradores da Região de Planejamento 1 que inclui os seguintes bairros: Floresta, Centro Histórico, Auxiliadora, Moinhos de Vento, Independência, Bom Fim, Rio Branco, Mont’Serrat, Bela Vista, Farroupilha, Santana, Petrópolis, Santa Cecília, Jardim Botânico, Praia de Belas, Cidade Baixa, Menino Deus e Azenha. Das 10h às 15h, a população irá percorrer uma exposição com dados coletados em oficinas realizadas em 2019 e fazer suas contribuições. A atividade é aberta ao público e não há necessidade de inscrição. No domingo, 21, a exposição estará no Salão Paroquial Nossa Senhora da Boa Viagem (rua Capitão Coelho, 300, Ilha da Pintada) para os moradores da Região de Planejamento 2 – ilhas. A dinâmica será a mesma.

TRANSPORTE COLETIVO - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, divulga a 14ª etapa de ampliação de horários do transporte coletivo. O programa de reestruturação Mais Transporte adiciona, a partir deste domingo, 21, mais 63 viagens. Entre as alterações, destaca-se a ampliação de oferta na Restinga e restabelecimento do atendimento noturno ao Rincão pelo eixo Oscar Pereira. Os ajustes são feitos com base na análise diária na demanda de passageiros, quando necessários. Podem ser alterações ou ampliação de horários. As novas tabelas podem ser acessadas no site da EPTC e a localização, em tempo real, pode ser conferida no aplicativo Cittamobi.

DOENÇA FALCIFORME - Para qualificar o atendimento de pessoas com doença falciforme, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá confeccionar a carteira de identificação, que deve agilizar o acesso a serviços de saúde, especialmente em casos de urgência. Neste sábado, 20, das 9h às 15h, haverá ação com orientações de saúde e realização de cadastro de pessoas com a doença para confecção do documento, onde irão constar dados da unidade de saúde e hospital de referência para atendimento. A iniciativa marca a Semana Municipal de Conscientização sobre a Doença Falciforme e ocorre no auditório da SMS (avenida João Pessoa, 325, térreo). Interessados devem apresentar documento de identificação com CPF e comprovante de endereço.

ADOÇÃO DE ANIMAIS - A Prefeitura de Porto Alegre promove mais um evento de adoção de animais neste sábado, 20, das 9h às 14h. A atividade ocorrerá na Unidade de Saúde Animal Victoria (Usav), localizada na estrada Berico José Bernardes, 3489, em Viamão. Serão disponibilizados três cães filhotes (média de oito meses), dois idosos, quatro jovens (média de um ano) todos vacinados e esterilizados. Os interessados devem apresentar documento de identidade e irem munidos de caixa de transporte, em caso de felinos, e coleira e guia, se for adoção de cães.

AMAMENTAÇÃO - A Feira Universo Mamãe & Bebê - feira artesanal exclusivamente dedicada à maternidade - acontece neste sábado, 20, das 11h às 17h, no Jardim do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), localizado na rua 24 de Outubro 200, bairro Moinhos de Vento. Dentro da programação do evento, às 15h ocorre o “Mamaço”, atividade alusiva ao Agosto Dourado, que tem como tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”.

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa o esquema especial de trânsito e transporte para o jogo entre Grêmio x Cruzeiro, que ocorre neste domingo, 21, às 16h, na Arena do Grêmio, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. A abertura dos portões está marcada para as 14h.  Para o transporte dos torcedores até o estádio, duas linhas especiais de ônibus e uma linha de lotação começam a circular a partir das 13h. Quem optar pelo carro para ir ao estádio precisa ficar atento às orientações. Após o jogo, quem estacionar no E1, com saída pelos portões 3, 4 e 5, e no E2 poderá ser direcionado para a BR-448, sentido Porto Alegre-Canoas, com possibilidade de retorno na Prainha de Paquetá, deslocamento de cerca de 4,5 quilômetros. Quem estacionar no E1, com saída pelos portões 1 e 2, será direcionado para a avenida Voluntários da Pátria. 

CORRIDA - Neste domingo, 21, a partir das 7h30, ocorre a segunda etapa do Circuito Hospital Moinhos de Vento Poa Day Run, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Neste ano o evento teve 2,4 mil inscrições. O local da corrida será na Rótula das Cuias. O percurso das categorias masculina e feminina foi dividido em três, cinco, oito e 16 quilômetros. Para aqueles que estão começando e ainda não estão suficientemente preparados, serão mantidos os três quilômetros em todas as etapas. O evento de rua é um dos maiores do Sul do país. 

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza uma operação de limpeza neste domingo, 21, em toda a extensão da rua Granja Bela Vista, bairro Hípica, Zona Sul. O local é alvo de descarte irregular de resíduos. Uma equipe composta por sete garis do DMLU, com o auxílio de dois caminhões e duas caçambas, fará a limpeza dos chamados focos de lixo

BRECHOCÃO - O Brechocão, tradicional brechó de diversos artigos, terá nova edição neste domingo, 21, das 9h às 16h, entre o Parquinho da Redenção e o Auditório Araújo Vianna. No local, são oferecidos objetos de decoração, roupas, sapatos e artigos pet usados. As vendas contribuem com os gastos de alimentação, albergagem e atendimento clínico-veterinário aos animais.  Este ano já ocorreram oito eventos da feira, arrecadando um total de R$ 70 mil entre novembro de 2021 e junho de 2022. Vinte e sete protetoras independentes e entidades de animais participam do Brechocão.

LEILA DINIZ -  A Cinemateca Capitólio apresenta no sábado, 20, e domingo, 21, a mostra Memória Livre: Leila Diniz, com exibições de filmes e um debate sobre o legado da atriz no cinquentenário de sua morte. A programação, concebida em parceria com a pesquisadora Daniela Strack, tem apoio do CTAv e da Programadora Brasil, traz obras marcantes estreladas por Leila Diniz, como Fome de Amor, de Nelson Pereira dos Santos, Todas as Mulheres do Mundo, de Domingos de Oliveira, Mãos Vazias, de Luiz Carlos Lacerda, e o documentário Mulheres de Cinema, realizado por Ana Maria Magalhães no final dos anos 1970. No domingo, às 19h, após a exibição de Leila Diniz, cinebiografia da atriz lançada por Luiz Carlos Lacerda em 1987, ocorre um debate com o diretor, a pesquisadora Daniela Strack e o crítico de cinema Marcus Mello. Toda a programação tem entrada franca. Mais informações acesse aqui.

EMPREENDEDORISMO - Estão abertas as inscrições para 35 vagas gratuitas na segunda turma do curso prático de Empreendedorismo, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda, em parceria com a Besouro Agência de Fomento Social e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET). As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de agosto, no site do projeto. O curso ocorre de 22 a 26 de agosto, das 18h30 às 21h30, na sede do Centro Social Marista Irmão Antonio Bortolini, na Voluntários da Pátria, 1940, Floresta.

PLANO DIRETOR - A participação dos cidadãos nas discussões da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre é fundamental para definição do desenvolvimento da Capital. O instrumento é a principal lei do município que planeja o crescimento urbano. Uma das formas de participar é pela consulta pública on-line aberta ao público. O questionário traz uma série de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados. Para responder o questionário é necessário acessar o link.

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes