Previsão de pautas: sábado, 22, e domingo, 23 de janeiro

21/01/2022 19:06

VACINAÇÃO E TESTAGEM - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém oferta de testagem rápida de antígeno para Covid-19 neste sábado, 22, em oito unidades de saúde, das 9h às 16h. Já a vacinação contra a Covid-19 estará disponível para o público acima de 12 anos no Shopping João Pessoa, das 9h às 16h, e para crianças com comorbidade ou deficiência, autistas, quilombolas e indígenas a partir de cinco anos nas unidades de saúde Alpes e Mapa, das 9h às 13h. No domingo, 23, também haverá oferta de testagem rápida de antígeno para Covid-19 em sete unidades de saúde, das 9h às 16h. Já a vacinação contra a Covid-19 será retomada na segunda, 17. Saiba mais. 

FESTA DA UVA E DA AMEIXA - Quem ainda não conseguiu visitar a 30ª edição da Festa da Uva e da Ameixa terá a última oportunidade neste sábado, 22, e domingo, 23. O evento acontece na Praça Nossa Senhora do Belém, em Belém Velho, das 09h às 20h. No local, serão ofertados produtos frescos e de qualidade produzidos na zona rural da Capital. A média de preço fica entre R$7 e R$ 10 por quilo. Além da ameixa e da uva, os visitantes também encontram outras frutas, como pêssego e melancia, e sucos comercializamos no local.

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fará um mutirão de limpeza neste domingo, 23, com a remoção de focos crônicos de lixo na Zona Sul da Capital. O serviço será executado ao longo de duas vias: na Estrada Jorge Pereira Nunes, entre os números 500 e 1.800, bairro Campo Novo, e na rua Granja Bela Vista, bairro Aberta dos Morros. Uma equipe de seis garis e servidores, com o auxílio de uma retroescavadeira, quatro caminhões e dois fiscais, fará a limpeza dos espaços. Os locais atendidos são alvo de descarte irregular de resíduos.

PROCON MÓVEL - O Procon Móvel estará neste sábado, 22, na Orla do Guaíba, das 9h às 13h. O consumidor poderá fazer todo o tipo de consulta sobre a Lei de Defesa do Consumidor e encaminhar possíveis acordos com fornecedores. A unidade estará estacionada em frente ao restaurante panorâmico. 

PROFESSORES - A PUCRS está oferecendo 160 bolsas integrais para cursos de licenciatura, incentivando o desenvolvimento de professores que atuam na rede pública de ensino e pessoas interessadas em atuar como docentes. Serão ofertadas 80 bolsas para o curso de Pedagogia, 40 para Letras (Língua Portuguesa) e 40 para Ciências Biológicas (Licenciatura). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre 19 de janeiro e 15 de fevereiro, por meio do site pucrs.br/bolsaslicenciaturas. 80% das bolsas serão para professores que atuam na rede pública e comunitária, mas não possuem formação superior em nenhuma área. O restante das vagas será oferecido para candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2012 e 

MEIO AMBIENTE- Entidades interessadas em participar das eleições para o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), no biênio 2022-2024, deverão indicar seus representantes e entregar a documentação solicitada até 11 de fevereiro à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). A proposta de candidatura com toda a documentação exigida no edital deve ser enviada para o endereço eletrônico eleicaocomam@gmail.com.

ECONOMIA CRIATIVA - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) prorrogou até 11 de fevereiro o prazo de inscrição para as entidades interessadas em ingressar no Comitê Municipal de Economia Criativa. Os resultados provisórios estarão disponíveis no portal da prefeitura em 7 de março e, a após o período de recursos, o resultado definitivo será publicado em 21 de março. Para realizar a inscrição, os interessados devem enviar os documentos requeridos em edital para o endereço de e-mail poacriativa@portoalegre.rs.gov.br ou podem ser salvos diretamente através do drive da Procempa. 

TRÂNSITO - Por conta do avanço das obras de duplicação da avenida Tronco será necessária uma série de adequações no trânsito da região. Os condutores que trafegam na avenida Teresópolis, sentido bairro-Centro, na Medianeira, devem optar pelo trajeto pela rua Anchieta e depois pela avenida Oscar Pereira, à esquerda. O transporte público em direção à avenida Niterói e Moab Caldas será direcionado a fazer o desvio à direita pela rua Anchieta, esquerda na rua São Joaquim, esquerda na rua Nunes para voltar ao trajeto original pela travessa Viamão e av. Niterói em direção à Moab Caldas.

FAZENDA - A Secretaria Municipal da Fazenda informa a suspensão do atendimento presencial, em decorrência do aumento de casos do coronavírus em Porto Alegre e com o objetivo de evitar a sua propagação. O atendimento em todos os canais remotos segue funcionando normalmente. Saiba mais. 

PGM - O Posto de Arrecadação Fiscal (PAF) da Procuradoria-Geral do Município, que funciona no Foro Central de Porto Alegre, terá atendimento exclusivamente pelos canais virtuais até o dia 31 de janeiro. No PAF, o contribuinte pode realizar os procedimentos necessários para o pagamento integral ou parcelado de débitos tributários e não tributários judicializados. O parcelamento pode ser feito em até 60 meses. Saiba mais. 

IPTU - Os contribuintes de Porto Alegre podem fazer o pagamento da guia do IPTU em cota única, sem desconto, até 8 de março. Também é possível pagar de forma parcelada, em até 10 vezes. As primeiras guias são enviadas pelos correios e também estão disponíveis no site prefeitura.poa.br/iptu. Quem aderir ao pagamento parcelado deverá emitir as próximas parcelas pelo site. No site também é possiível ver como foi calculado o imposto e tirar dúvidas no item: "Saiba mais", onde há uma lista de perguntas e respostas sobre o assunto. 

NILO PEÇANHA - Em razão do andamento das obras da galeria A1 da Macrodrenagem do Arroio Areia, a avenida Nilo Peçanha ficará bloqueada, no sentido bairro-Centro, no trecho entre a avenida Teixeira Mendes e a rua José Antônio Areia. Para continuidade dos trabalhos no local, é necessário que retorne o bloqueio, que foi liberado temporariamente para atender o comércio local em virtude de um momento importante para os comerciantes, que são as festas de final de ano. Com o objetivo de garantir a fluidez no trecho, os veículos que trafegam neste sentido serão desviados para a pista oposta, do Centro-bairro, que terá sentido duplo de circulação.

WHATSAPP DO 156 - A Prefeitura de Porto Alegre lança, através da Secretaria de Transparência (SMTC), mais um canal de atendimento para informações relacionadas aos serviços públicos municipais. O Whatsapp (51) 3433-0156, nesta primeira fase, realiza o atendimento via Chatbot, um software capaz de redirecionar o cidadão para as informações requeridas via opções de menu digitáveis. Na segunda fase do projeto, a SMTC pretende implantar uma opção de atendimento humano, para registro de protocolos para pedidos de serviços públicos como poda de árvore, falta d’água e fechamento de buraco de rua.

SAÚDE ANIMAL - A Prefeitura de Porto Alegre lançou edital de chamamento público para gerenciamento e operacionalização da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), do abrigo temporário para cães e gatos e do Plano de Adoção de Animais. O edital é voltado para Organizações da Sociedade Civil e tem como objetivo firmar termo de colaboração para a execução dos serviços. A Usav realiza atendimento de especialidades clínicas e cirúrgicas, exames de diagnóstico, exames de imagem, castrações, entre outros. O envio das propostas, seja presencialmente ou por email, deverá ser feito até o dia 31 de janeiro, das 9h às 12h e das 13h30 até as 17h30.

SAMU - Situações de risco à vida na capital gaúcha poderão ser informadas agora via aplicativo no celular. Com isso, a ideia é oferecer mais uma forma de acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e agilizar o socorro a vítimas de acidentes ou outros chamados de emergência. O novo aplicativo Chamar 192 está disponível para celulares com sistema Android ou IOS e foi desenvolvido por empresa contratada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O aplicativo oferece a opção de escolha caso o chamado seja para outra pessoa. 

BAILE DE DEBUTANTES - A Prefeitura Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), está selecionando candidatas para o Baile de Debutantes, que faz parte da programação do aniversário da Capital. Prevista para o dia 25 de março, no Espelho d'água do Parque da Redenção, a festa contará com 250 garotas em situação de vulnerabilidade social. O evento vai integrar o calendário dos 250 anos de Porto Alegre. Para participar, a candidata deve completar 15 anos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022 e enviar uma carta dizendo por que merece ser uma das debutantes. A carta poderá ser encaminhada para o endereço Rua Andradas, número 680, 5º andar, ou pelo e-mail: juventude@portoalegre.rs.gov.br. A SMELJ também está recebendo doações de vestidos de saia longa rodada, de todas as cores, e vestidos de debutantes e noiva. Outras informações pelo número (51) 99733949.

ORLA - A prefeitura disponibiliza mais uma alternativa de agendamento dos espaços coletivos do trecho 3 da Orla do Guaíba. Agora, além do site, é possível reservar uma quadra pelo App 156+POA. A ferramenta está liberada, por enquanto, apenas para sistema Android. São 29 quadras de esporte: uma poliesportiva, uma de basquete, uma de patinação, uma de tênis, três de beach tennis, quatro de futebol infantil, seis de futebol, sete com grama sintética e 12 de areia para vôlei de praia, beach tennis e futevôlei. Basta baixar o aplicativo nas lojas oficiais para Android, fazer login diretamente no 156+POA pelas opções dadas na tela do AcessoPoa. O agendamento também pode ser feito pelo site agendaorla3.portoalegre.rs.gov.br.

WHATSAPP DA SAÚDE - As equipes das unidades de saúde de Porto Alegre passam a contar com a comunicação via WhatsApp para interagir com a população. Os 132 serviços receberam aparelhos celulares com o aplicativo e farão listas de transmissão com o contato dos pacientes, além de prestar informações. O atendimento é exclusivo para moradores da Capital com vínculo aos serviços. As dúvidas serão respondidas em horário comercial, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas as mensagens podem ser enviadas a qualquer momento. Para ter acesso a informações de sua unidade de saúde, adicione o WhatsApp correspondente e envie uma mensagem informando nome completo e endereço. Confira o contato de sua unidade de saúde aqui.

Lissandra Mendonça