Previsão de pautas: sábado, 23, e domingo, 24 de outubro

23/10/2021 08:33

ORLA - Na manhã deste sábado, 23, às 9h, a Prefeitura de Porto Alegre vai entregar um novo complexo esportivo e de lazer na Capital. O trecho 3 da Orla do Guaíba, que fica localizado na avenida Edvaldo Pereira Paiva, com 1,6 quilômetro de extensão, entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante, será aberto à população com diversos atrativos. O espaço público contará com 29 quadras e estruturas de apoio à prática de esportes, arquibancadas, pista de caminhada, vestiário, ambiente arborizado e 100% acessível, ciclovia, iluminação em LED, câmeras de monitoramento, estacionamento para 150 veículos, três opções de bares e a maior pista de skate da América Latina. 

VACINAÇÃO  - A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mantém esquema especial de vacinação contra a Covid-19 neste final de semana. Todas as pessoas com 12 anos ou mais podem receber a primeira dose. A população também poderá buscar os locais para receber a segunda aplicação e dose de reforço de todos os imunizantes. Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF. No sábado, 23, haverá vacinação em cinco locais: nas unidades de saúde São Carlos e Tristeza, no Shopping João Pessoa e no Feirão de Empregos do Sine, na Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina, das 9h às 17h, além da Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente do Rio Grande do Sul, das 9h às 16h. Já no domingo, 24, haverá ação no Centro Histórico da Capital, na Escola Porto Alegre (rua Washington Luiz, 203), das 9h às 13h. 

HABITAÇÃO  - A Prefeitura de Porto Alegre realiza neste sábado, 23, a maior entrega de matrículas de moradia deste ano, no Loteamento Jardim Protásio Alves, na Zona Norte. O evento acontecerá das 10h ao 12h e contará com a presença do prefeito Sebastião Melo, do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, e da secretária-adjunta, Simone Somensi. O ato irá contemplar 320 moradores, marcando a finalização da primeira etapa da regularização fundiária urbana (Reurb) nesta localidade.

QUADRAS ESPORTIVAS - Um dos principais atrativos do trecho 3 da Orla são as 29 quadras e estruturas de apoio à prática de esportes, que estarão abertas das 8h às 20h, gratuitamente, todos os dias da semana. Para garantir um bom uso e democratização do espaço público, a prefeitura elaborou um site para agendamento dos espaços. O endereço eletrônico é agendaorla3.portoalegre.rs.gov.br e já pode ser acessado. No ambiente virtual, os usuários poderão verificar as quadras e horários disponíveis para o uso. Os agendamentos são de 1 hora.

FEIRÃO DE EMPREGOS - Em parceria com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS), a unidade do Sine Municipal promove um Feirão de Empregos para a comunidade do bairro Rubem Berta neste sábado, 23. O evento será na Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina, na Estrada Martin Félix Berta, 38, das 8h30 às 17h. Interessados devem levar um documento com foto e comprovante de residência. No total, 491 ofertas de emprego serão disponibilizadas entre as empresas participantes e as vagas gerais do sistema. O setor da construção civil e serviços de portaria estão com o maior número de vagas.

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou esquema de trânsito e transporte para Inter x Corinthians, neste domingo, 24, no Estádio Beira-Rio, válido pelo Campeonato Brasileiro. O jogo começa às 16h, com abertura dos portões às 13h. A partir das 14h, quatro ônibus da linha F993 especial Futebol Beira-Rio sairão do Largo Glênio Peres (ao lado do Mercado Público) até o estádio. Além da linha especial, mais de 20 linhas regulares atendem a região pelo corredor da avenida Padre Cacique. Duas horas antes da partida, duas linhas de lotação, com oito veículos, são também opção de deslocamento para o estádio. As linhas 10.5 Guarujá e 10.4 Ipanema saem da Marechal Floriano Peixoto em direção ao Beira-Rio. Saiba mais

PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA - Orientar o público para que saiba reconhecer uma parada cardiorrespiratória e prestar os primeiros socorros estão entre os objetivos da atividade que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promove neste domingo, 24, das 10h às 14h, no Parque Moinhos de Vento (Parcão). Realizada em parceria com o Hospital Moinhos de Vento e a Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (Socergs), a ação é motivada pelo Dia Mundial da Ressuscitação Cardiopulmonar, celebrado em 16 de outubro.

LIMPEZA URBANA - Na manhã de domingo, 24, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fará o serviço de limpeza em 20 focos de descarte irregular de resíduos no bairro São José. O ponto de partida será na esquina da rua Diretriz com a rua São Guilherme. Uma equipe com dez garis e servidores, com o auxílio de três caminhões compactadores, fará a limpeza dos locais. O DMLU faz a limpeza destes focos crônicos de lixo três vezes por semana. A cada semana, são retiradas em torno de dez toneladas de resíduos dos pontos. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

CINEMA DE ANIMAÇÃO - O Festival de Cinema de Animação prossegue até 9 de novembro na Cinemateca Capitólio. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura é realizada em parceria com a Aliança Francesa de Porto Alegre, com apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français. A programação apresenta o ciclo Tudo é Político!, com cinco destaques contemporâneos em torno de questões históricas de países como Líbano, Espanha, Camboja, França e África do Sul. O valor do ingresso para as sessões é R$ 10. Veja aqui a programação. 

POA EM CENA - Pela primeira vez completamente gratuito, o Porto Alegre em Cena prossegue até 31 de outubro, em formato híbrido. A 28ª edição reafirma a importância do festival como ponte que liga manifestações artísticas ao público, oferecendo atividades de grupos internacionais, nacionais e locais em mostras, oficinas, exposições e espetáculos. A programação do evento é uma ação da Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria da Cultura. A programação completa pode ser acessada no site www.portoalegreemcena.com/programacao.

EMBAIXADORA DOS 250 ANOS - Interessadas em concorrer ao título de Embaixadora dos 250 anos de Porto Alegre têm até o dia 31 de outubro para se inscrever. O concurso está aberto a todas as mulheres maiores de 18 anos, sem limite de faixa etária. A realização é da prefeitura, por meio da Secretaria Extraordinária para os 250 anos de Porto Alegre e pela diretoria de Economia Criativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Entre os requisitos para participar estão ser natural de Porto Alegre, ou viver, pelo menos, há três anos na Capital. Inscrições aqui.

MAMOGRAFIA - Mulheres de 50 a 69 anos ou com fatores de risco fora dessa faixa etária que precisam fazer mamografia agora possuem um novo canal de acesso em Porto Alegre. Pelo número 3289-2757, elas poderão solicitar o exame com facilidade, sem sair de casa, para detecção precoce do câncer de mama. Entre os fatores de risco para a doença, o principal é ter histórico de câncer de mama ou ovário na família. A iniciativa integra a programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pela campanha Outubro Rosa. O atendimento estará disponível para residentes em Porto Alegre que se enquadrem no público-alvo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

CONCURSO - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, abriu concurso público com vagas de níveis médio e superior, além de cadastro reserva, para Administração Direta e Indireta, em várias áreas de atuação. A banca realizadora do certame é a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec). As inscrições seguem até 3 de novembro. Interessados devem realizar as inscrições aqui. Os cargos são de provimento efetivo para médico especialista em Anestesiologia, Atendimento Pré-Hospitalar, Hematologia, Infectologia, Medicina Intensiva e Medicina Interna, além de psicólogo, arquiteto e técnico em enfermagem, auxiliar de Gabinete Odontológico, cirurgião dentista e fonoaudiólogo. Os salários variam entre R$ 1.344,71 a 8.195,43, dependendo da graduação e do período de trabalho.

WHATSAPP DA SAÚDE - As equipes das unidades de saúde de Porto Alegre passam a contar com a comunicação via WhatsApp para interagir com a população. Os 132 serviços receberam aparelhos celulares com o aplicativo e farão listas de transmissão com o contato dos pacientes, além de prestar informações. O atendimento é exclusivo para moradores da Capital com vínculo aos serviços. As dúvidas serão respondidas em horário comercial, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas as mensagens podem ser enviadas a qualquer momento. Para ter acesso a informações de sua unidade de saúde, adicione o WhatsApp correspondente e envie uma mensagem informando nome completo e endereço. Confira o contato de sua unidade de saúde aqui.

REMATRÍCULAS - Está aberto o processo de rematrícula para a rede municipal de ensino de Porto Alegre. A não participação pelas partes interessadas terá como consequência a perda da garantia de vaga na mesma escola em que o aluno se encontra matriculado em 2021. O prazo encerrou-se em 8 de outubro para educação infantil e vai até 29 de outubro para os demais níveis. A rematrícula para o ano letivo de 2022 será feita mediante a atualização dos dados cadastrais do aluno. A novidade é que este processo, em 2021, deverá ser feito presencialmente pelos pais e responsáveis pelos estudantes já matriculados.

RECUPERAPOA - O prazo para adesão ao programa de recuperação fiscal da Prefeitura de Porto Alegre, o RecuperaPOA, vai até 29 de outubro para dívidas de Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Taxa da Fiscalização da Localização e de Funcionamento (TFLF) e Dívida não Tributária. E de primeiro de outubro a 30 de novembro para IPTU e Taxa de Coleta de Lixo. Com descontos de 90% para multas e juros no pagamento à vista e de até 75% a prazo, os contribuintes pessoa física e jurídica poderão renegociar suas dividas com o município de forma on-line no site prefeitura.com.br/recuperapoa, onde é possível fazer adesões e obter mais informações sobre o programa.

LINHA TURISMO - Decreto que permite que a operação do Linha Turismo seja feita por empresas privadas. O serviço era operado pela Carris e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e está suspenso desde março de 2020. Podem se candidatar para operar linhas de turismo empresas certificadas no Cadastur, sistema de cadastro do Ministério do Turismo para empresas que prestam serviço para a área. Interessados devem apresentar um projeto com a sugestão da rota para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, no e-mail diretoriadeturismo@portoalegre.rs.gov.br, que será analisado junto à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para que seja dada autorização. Além da proposta turística apresentada, o valor da passagem não pode ser menos que três vezes a tarifa do transporte coletivo.

DE BIKE NA VACINAÇÃO - A empresa TemBici e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizarão duas viagens gratuitas no serviço de bicicletas compartilhadas, de até três horas, para aqueles que quiserem se vacinar contra a Covid-19. A ação é válida para a primeira ou segunda dose da vacinação. O projeto, que tem como objetivo aumentar o número de vacinados em Porto Alegre, estende-se até o dia 31 de outubro. Para utilizar o serviço, o cidadão deve ter o aplicativo Bike Itaú baixado em seu telefone e acessar a aba “Meus Planos” e, em seguida, a opção “Vacinação”. O desconto será aplicado no momento da retirada da bicicleta.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes