Previsão de pautas: sábado, 27, e domingo, 28 de novembro

26/11/2021 18:21

VACINAÇÃO - Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém a vacinação contra a Covid-19 em três pontos neste sábado, 27 - no Shopping João Pessoa e nas unidades de saúde Glória e Tristeza-,  e em um no domingo, 28, na Esplanada da Restinga. Haverá aplicação de primeira, segunda e terceira dose em todos os locais. A primeira dose será oferecida para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identidade com CPF. A segunda dose estará disponível para vacinados com Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech há pelo menos oito semanas e Coronavac/Butantan, para vacinados há pelo menos 28 dias.

EMBAIXADORA 250 ANOS - A escolha da Embaixadora dos 250 Anos ocorre no próximo domingo, 28, às 17h, no Auditório Araújo Vianna. O evento contará com as presenças do prefeito Sebastião Melo, da primeira dama, Valéria Leopoldino, secretários municipais e autoridades. Mais de cem mulheres se inscreveram pelo site da produtora responsável pelo concurso e 26 foram selecionadas para a final. Os jurados só serão divulgados 24h antes do evento para manter a idoneidade da escolha. Os ingressos podem ser adquiridos neste site.

QUARTO POA - O Festival Quarto Poa promete movimentar o 4° Distrito, região que concentra grande parte das cervejarias artesanais Capital, neste domingo, 28, das 14h às 22h. A prefeitura é parceira do evento, que reunirá cerveja artesanal, música, gastronomia e feiras de rua. O evento é uma realização do Quarto Poa e Voo Conteúdo. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que, em razão do festival, neste domingo, 28, a linha C5 Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento,  vai operar excepcionalmente mais cedo, a partir das 13h, com viagens de uma em uma hora. A linha sai da av. Borges de Medeiros (ao lado da estação Mercado, do Trensurb) e passa pelos bairros Rio Branco, Moinhos de Vento, Floresta até chegar ao 4º Distrito. 

MULHERES - Uma ação pelos direitos das mulheres será realizada neste sábado, 27, das 13h às 17h, na Esplanada da Restinga (av. João Antônio Silveira – Restinga). A atividade, que leva informação, serviços e orientações jurídicas, faz parte da programação dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher e tem como objetivo combater e prevenir todo tipo de agressão contra o público feminino.  Serão oferecidas gratuitamente aos moradores da Restinga informações e orientações sobre os direitos da mulher, da criança e do adolescente e a confecção da carteira de identidade, além de instruções legais sobre como dar entrada com pedido de medicamentos, DNA, pensão alimentícia, regularização de visitas, divórcio e demais questões que envolvem a Lei Maria da Penha. 

FUTEBOL - Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa esquema especial de trânsito e transporte para a partida entre Internacional e Santos pelo Campeonato Brasileiro. O jogo será no domingo, 28, às 19h, no Estádio Beira-Rio. As linhas especiais para o estádio começam a circular a partir das 17h. Também haverá reforço após o encerramento da partida. Para facilitar o acesso dos torcedores, a área de lazer da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) poderá ser liberada para o fluxo de veículos, conforme necessidade, no sentido Centro-Zona Sul. Após o término da partida, a Av. Beira-Rio terá fluxo invertido, com os dois sentidos em direção ao Centro.

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fará mutirão de limpeza neste domingo, 28, em sete focos crônicos de lixo localizados nos bairros Bom Jesus, Vila Jardim e Vila Ipiranga, Zona Leste da Capital. A ação terá início na rua Santa Isabel, 836, e seguirá para os demais pontos. Uma equipe de 11 garis e servidores, com o auxílio de uma retroescavadeira, três caçambas e três caminhões coletores, fará a limpeza dos  locais.

TRANSPORTE COLETIVO - Com a tendência de aumento da demanda se mantendo há algumas semanas, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) anuncia nova ampliação na oferta do transporte coletivo. Desde o início da pandemia, o carregamento das linhas é analisado diariamente para realizar ajustes na oferta. As tabelas horárias serão atualizadas no site da EPTC. Saiba mais

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades a partir das 8h. Neste sábado, 27, será atendida a comunidade Bita (Restinga). O projeto tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos. O trabalho busca evitar que resíduos descartados irregularmente nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo, causando alagamentos.

TRÂNSITO - Com o andamento das obras da galeria A1 da Macrodrenagem do Arroio Areia, a avenida Teixeira Mendes foi bloqueada para o trânsito de veículos, no trecho compreendido entre a avenida Nilo Peçanha e rua Carlos Huber. Os trabalhos na via são executados em oito etapas, a fim de facilitar o acesso dos moradores, comércio e serviços ao trecho bloqueado. Na etapa inicial, os trabalhos são realizados na primeira quadra, a partir da Nilo, até a rua Comendador Creidy. Os motoristas que trafegam pela avenida Nilo Peçanha, sentido Centro-bairro, podem utilizar a avenida João Wallig para acessar a avenida Teixeira Mendes. Já os motoristas que trafegam pela avenida Teixeira Mendes podem utilizar a avenida João Wallig para acessar a avenida Nilo Peçanha.

ANIMAIS - O Sine Municipal recebe doações de rações para cães e gatos até o dia 6 de dezembro. Os donativos devem ser entregues na sede do Sine, na avenida Sepúlveda, s/nº - Centro Histórico, das 8h às 17h. A ação faz parte do programa FGTAS Social, lançado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social para atender as demandas sociais de Porto Alegre e dos municípios em que o FGTAS/Sine está inserido.

BAILE DE DEBUTANTES - A Prefeitura Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), está selecionando candidatas para o Baile de Debutantes, que faz parte da programação do aniversário da Capital, no ano que vem. Prevista para o dia 25 de março, no Espelho d'água do Parque da Redenção, a festa contará com 250 garotas em situação de vulnerabilidade social. O evento vai integrar o calendário dos 250 anos de Porto Alegre. Para participar, a candidata deve completar 15 anos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022 e enviar uma carta dizendo por que merece ser uma das debutantes. A carta poderá ser encaminhada para o endereço Rua Andradas, número 680, 5º andar, ou pelo e-mail: juventude@portoalegre.rs.gov.br. A SMELJ também está recebendo doações de vestidos de saia longa rodada, de todas as cores, e vestidos de debutantes e noiva. Outras informações pelo número (51) 99733949.

VISTORIA - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) abriu agendamento para vistorias gratuitas antes do feriado de Natal. As inscrições devem ser feitas no site da EPTC. A inspeção é na sede da empresa, que fica na rua João Neves da Fontoura número 7. As inspeções técnicas compreendem checklist de itens de, conforto e segurança. Serão analisados cerca de cem itens dos veículos e entregue um laudo apontando os itens que necessitam de correção.

ESTAGIÁRIOS - A Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio abre seleção para contratação de estagiários de níveis médio e técnico em Administração para atuação na pasta. O edital com as informações está na edição do Diário Oficial de Porto Alegre. As inscrições, gratuitas, serão exclusivamente pela internet, no site da Prefeitura de Porto Alegre, pelo link www2.portoalegre.rs.gov.br/cep/inicio.php. Serão pré-selecionados, para nível médio, 40 candidatos para o turno da manhã, outros 40 para o turno da tarde, além de 10 para turno integral. Os interessados devem estar matriculados no primeiro ano do Ensino Médio. Para nível técnico em Administração serão 20 vagas.

RECUPERAPOA - A adesão ao RecuperaPOA, programa de recuperação fiscal que estimula o pagamento de dívidas de impostos e taxas municipais na Capital, com descontos vantajosos de multa e juros, ultrapassou a marca de R$ 200 milhões, superando a meta da prefeitura.  Iniciado em 1º de setembro, o prazo final para adesão encerrava-se em 29 de outubro, para débitos de ISS, ITBI, TFLF e Dívida Não Tributária, mas devido à alta procura a prefeitura ampliou o prazo para 30 de dezembro. A expectativa era negociar R$ 134 milhões no total. A adesão é realizada diretamente pelo contribuinte pelo site prefeitura.poa.br/recuperapoa.

ORLA - A prefeitura disponibiliza mais uma alternativa de agendamento dos espaços coletivos do trecho 3 da Orla do Guaíba. Agora, além do site, é possível reservar uma quadra pelo App 156+POA. A ferramenta está liberada, por enquanto, apenas para sistema Android. São 29 quadras de esporte: uma poliesportiva, uma de basquete, uma de patinação, uma de tênis, três de beach tennis, quatro de futebol infantil, seis de futebol, sete com grama sintética e 12 de areia para vôlei de praia, beach tennis e futevôlei. Basta baixar o aplicativo nas lojas oficiais para Android, fazer login diretamente no 156+POA pelas opções dadas na tela do AcessoPoa. O agendamento também pode ser feito pelo site agendaorla3.portoalegre.rs.gov.br.

MAMOGRAFIA - Mulheres de 50 a 69 anos ou com fatores de risco fora dessa faixa etária que precisam fazer mamografia agora possuem um novo canal de acesso em Porto Alegre. Pelo número 3289-2757, elas poderão solicitar o exame com facilidade, sem sair de casa, para detecção precoce do câncer de mama. Entre os fatores de risco para a doença, o principal é ter histórico de câncer de mama ou ovário na família. A iniciativa integra a programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pela campanha Outubro Rosa. O atendimento estará disponível para residentes em Porto Alegre que se enquadrem no público-alvo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

WHATSAPP DA SAÚDE - As equipes das unidades de saúde de Porto Alegre passam a contar com a comunicação via WhatsApp para interagir com a população. Os 132 serviços receberam aparelhos celulares com o aplicativo e farão listas de transmissão com o contato dos pacientes, além de prestar informações. O atendimento é exclusivo para moradores da Capital com vínculo aos serviços. As dúvidas serão respondidas em horário comercial, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas as mensagens podem ser enviadas a qualquer momento. Para ter acesso a informações de sua unidade de saúde, adicione o WhatsApp correspondente e envie uma mensagem informando nome completo e endereço. Confira o contato de sua unidade de saúde aqui.

DE BIKE NA VACINAÇÃO - A empresa TemBici e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizam duas viagens gratuitas no serviço de bicicletas compartilhadas, de até três horas, para aqueles que quiserem se vacinar contra a Covid-19. A ação é válida para a primeira, segunda ou terceira dose da vacinação. O projeto, que tem como objetivo aumentar o número de vacinados em Porto Alegre, terminaria dia 31 de outubro, mas devido aos bons resultados foi estendido até o fim do ano. Para utilizar o serviço, o cidadão deve ter o aplicativo Bike Itaú baixado em seu telefone e acessar a aba “Meus Planos” e, em seguida, a opção “Vacinação”. O desconto será aplicado no momento da retirada da bicicleta.

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes