Previsão de pautas: sábado, 3, e domingo, 4 de abril

02/04/2021 15:00

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai manter a campanha de imunização contra Covid-19 neste fim de semana. A faixa etária atendida será de 66 anos e acima. Quem ainda não foi vacinado nas faixas já contempladas anteriormente também poderá procurar os pontos onde estarão as equipes de saúde. Neste sábado, 3, a vacinação será feita das 9h às 15h no drive-thru do Estádio Beira-Rio (avenida Padre Cacique, 891) e nas unidades de saúde São Carlos (avenida Bento Gonçalves, 6670 - Partenon),  Assis Brasil (avenida Assis Brasil, 6615 - Sarandi) e Álvaro Difini (rua Álvaro Difini, 520 - Restinga). No domingo, 4, a vacinação será realizada, das 9h às 5h, no ônibus da Secretaria Municipal de Saúde, que estará estacionado junto à Igreja Nossa Senhora Aparecida (Estrada Chácara do Banco, 61), no bairro Restinga.

ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS - Atividades não essenciais, como comércio e restaurantes, estão autorizadas a funcionar neste sábado, 3, com as mesmas restrições de horário dos dias úteis. A permissão consta no decreto 55.819, publicado pelo governo do Estado. Conforme determinação estadual, a suspensão geral das atividades segue na Sexta-feira Santa, 2, e no domingo de Páscoa, 4, e continua até o dia 9 de abril.

ADOÇÃO DE PRAÇAS - A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), busca adotantes para as 11 praças revitalizadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) neste primeiro trimestre. Os espaços qualificados pela prefeitura estão localizados nas zonas Leste, Norte e Sul. O investimento foi de aproximadamente R$ 600 mil. Interessados em contribuir com o município adotando uma das praças devem entrar em contato com a prefeitura, mediante o e-mail apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br. Os adotantes podem solicitar a adoção total dos espaços ou parcial, optando, por exemplo, por cuidar de banheiros, quadras de esporte, bancos, entre outros equipamentos existentes na praça.

TERRÁRIO URBANO - A área localizada na Rua Lucas de Oliveira, ao lado do número 1831, esquina com a Avenida Neuza Brizola, será a primeira a se tornar um Terrário Urbano em Porto Alegre. O projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) transformará áreas públicas ociosas em espaços sustentáveis de lazer, convivência e contato com a natureza.  O edital de licitação pode ser acessado no Portal de Compras Públicas, Pregão Eletrônico 143/2021. A sessão pública ocorrerá em 4 de maio, às 10h. Um dos benefícios do projeto é o direcionamento do valor da outorga obtido na licitação de áreas centrais e mais valorizadas na implementação de terrários em áreas periféricas, que serão disponibilizadas para o uso e gestão da comunidade e associações sem nenhum custo.

TRÂNSITO 1 - A região da avenida Sertório e da rótula dos Gaúchos, no bairro Sarandi, Zona Norte, tem alterações no trânsito. Nesse trecho, ocorrem obras no corredor de ônibus e de construção de novas estações do transporte coletivo, em fase final. Os serviços incluem melhorias em um trecho de sete quilômetros da Sertório, entre as avenidas Farrapos e Assis Brasil. Para quem trafegar pela avenida Sertório no sentido Centro-bairro será proibida a conversão à esquerda na rótula dos Gaúchos e, mais adiante, para a avenida Maria Joséfa da Fontoura. O acesso deverá ser feito pelo laço de quadra implantado antes da rótula. Os condutores deverão entrar à direita na rua Anselmo Valentim Zottis e à esquerda na rua Bagdá, seguir pela Praça Major Augusto Koch até a rua João Conrado Wolf e atravessar a rótula em direção à avenida dos Gaúchos. Para melhor circulação, não será permitido o estacionamento nos dois lados da via na praça. Saiba mais.

TRÂNSITO 2 -  A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) alerta para alterações no trânsito na região da avenida Sertório, sentido bairro-Centro. Os veículos que trafegarem em direção ao Centro são direcionados para o corredor de ônibus a partir da avenida Mena Barreto, no bairro Santa Maria Goretti. Os coletivos utilizam o corredor do sentido oposto, até a altura da avenida Rio São Gonçalo. No sentido inverso, Centro-bairro, os ônibus vão compartilhar a circulação com os demais veículos. As mudanças devem prosseguir até o início de julho, em razão dos serviços da obra linear I1, da macrodrenagem do Arroio Areia.

#EUFAÇOPOA - Com o objetivo de possibilitar aos cidadãos de Porto Alegre uma experiência mais fácil e ágil, o aplicativo oficial da prefeitura da Capital #EuFaçoPOA vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com a máxima qualidade. Com celulares Android ou Apple, agora basta baixar o aplicativo e entrar através das redes sociais. Nesta nova versão foram priorizadas as demandas mais requisitadas pela população feitas pelo 156. Foram contempladas informações sobre o coronavírus, serviços de saúde e mais de 40 tipos de solicitações de serviços relacionados à zeladoria da cidade, tais como água e esgoto, árvores, limpeza urbana, saúde, mobilidade urbana, praças e iluminação pública. Uma das principais inovações é a inclusão do posicionamento geográfico, com mapa para abertura de protocolos de serviços.

CARTÃO SOCIAL - Os beneficiários que receberam o Cartão Social em 2020, e ainda possuem saldo, devem usar os créditos até 31 de julho de 2021. Após esta data, os cartões serão bloqueados. A ação da prefeitura, executada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), beneficiou 3.931 pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que se enquadraram nos critérios de vulnerabilidade social e situação de pobreza. Os créditos podem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios, material de higiene e limpeza em mercados, supermercados e padarias

CULTURA - Está aberto o período de inscrições para os interessados na proponência de projetos culturais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O chamamento é aberto para contratação de empresas da área para prestação de serviços de elaboração, formatação e acompanhamento dos projetos, através das leis de incentivo à cultura junto aos Governos Federal e Estadual, além de projetos não incentivados, conforme o calendário de eventos da SMC. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. O período de inscrição é de 1º de março de 2021 a 31 de dezembro de 2022. Os documentos poderão ser entregues na sede da Coordenação de Economia Criativa (av. Independência, 453 - Bairro Independência) ou enviados para o e-mail adrianamartins@portoalegre.rs.gov.br.

PROJETOS SOCIAIS - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está com edital permanente de credenciamento aberto para organizações sociais civis (Oscs) interessadas em firmar termo de fomento ou acordo de cooperação para projetos sociais a comunidades reassentadas ou de áreas em regularização fundiária. O cadastro ocorre em fluxo contínuo, isto é, não tem prazo final para recebimento de documentação. O edital completo pode ser conferido neste link. Os documentos podem ser enviados pelo email credenciamento.OSC@demhab.com.br A cada dia 5 do mês, sempre que houver novos credenciados, o Demhab publicará os nomes das instituições com cadastro aprovado. Após a publicação, o cadastro terá validade de 12 meses.

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) segue recebendo doações de leite materno. O Ministério da Saúde desenvolveu protocolos que indicam a importância da doação, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Podem doar as mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre. O único impedimento é se a mãe estiver com sintomas gripais ou se caso tenha tido contato com pessoas com esses sintomas. Para fazer a doação, basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, ou pelo telefone 3289-3334.

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes