Previsão de pautas: segunda-feira, 17 de janeiro

17/01/2022 08:24

ÁGUA - Os testes de estanqueidade no Distrito de Medição e Controle (DMC) 19 (av. Rodrigues da Fonseca) e no DMC 2 (rua Prof. Carvalho de Freitas) poderão afetar o abastecimento de água em parte dos bairros Vila Nova, Teresópolis e Glória, na Zona Sul, a partir das 10h desta segunda-feira, 17. A previsão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) é normalizar à noite, podendo ir além desse prazo nas áreas altas da região.

EMPREGOS - A unidade do Sine Municipal (avenida Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico) tem 300 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entre os destaques há sete vagas de atendente de lanchonete para pessoas com deficiência.  Nas vagas gerais há mais 30 vagas para atendente de lanchonete e 12 para motorista de caminhão, entre outras. O Sine Municipal disponibiliza e recomenda o agendamento eletrônico para agilizar o atendimento e evitar filas. O interessado pode também retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil. Saiba mais

HPS - O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) restringiu as visitas devido ao aumento da circulação da variante Ômicron na cidade. A visita será permitida apenas a uma pessoa por paciente, no turno da manhã. Já os pacientes da UTI Pediátrica poderão ter um acompanhante 24 horas por dia. A medida segue por tempo indeterminado.

TESTES 1 - A Capital passa a contar com um novo local para testagem rápida de antígeno contra a Covid-19. Além das 132 unidades de saúde, uma tenda instalada no Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), no bairro Farroupilha, terá atendimento das 9h às 17h. Os pacientes que tiverem resultado negativo no teste de antígeno, mas que seguirem com sintomas, poderão realizar teste RT-PCR no próprio local, mediante encaminhamento das equipes.

TESTES 2 - Todas as 132 unidades de saúde da Capital realizam testes rápidos (antígenos) em pessoas com sintomas de Covid-19. A medida faz parte de uma mudança de estratégia da secretaria para frear a propagação da variante Ômicron, dando o diagnóstico com rapidez para quem apresenta sintomas da nova cepa. O teste fica pronto em menos de 30 minutos. Os pacientes que tiverem resultado negativo, mas que seguirem com sintomas, serão encaminhados para realização de teste RT-PCR, mediante encaminhamento das unidades de saúde. Saiba mais.

MEIO AMBIENTE- Entidades interessadas em participar das eleições para o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), no biênio 2022-2024, deverão indicar seus representantes e entregar a documentação solicitada até 11 de fevereiro à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). A proposta de candidatura com toda a documentação exigida no edital deve ser enviada para o endereço eletrônico eleicaocomam@gmail.com.

ECONOMIA CRIATIVA - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) prorrogou até 11 de fevereiro o prazo de inscrição para as entidades interessadas em ingressar no Comitê Municipal de Economia Criativa. Os resultados provisórios estarão disponíveis no portal da prefeitura em 7 de março e, a após o período de recursos, o resultado definitivo será publicado em 21 de março. Para realizar a inscrição, os interessados devem enviar os documentos requeridos em edital para o endereço de e-mail poacriativa@portoalegre.rs.gov.br ou podem ser salvos diretamente através do drive da Procempa. 

TRÂNSITO - Por conta do avanço das obras de duplicação da avenida Tronco será necessária uma série de adequações no trânsito da região. Os condutores que trafegam na avenida Teresópolis, sentido bairro-Centro, na Medianeira, devem optar pelo trajeto pela rua Anchieta e depois pela avenida Oscar Pereira, à esquerda. O transporte público em direção à avenida Niterói e Moab Caldas será direcionado a fazer o desvio à direita pela rua Anchieta, esquerda na rua São Joaquim, esquerda na rua Nunes para voltar ao trajeto original pela travessa Viamão e av. Niterói em direção à Moab Caldas.

FAZENDA - A Secretaria Municipal da Fazenda informa a suspensão do atendimento presencial, em decorrência do aumento de casos do coronavírus em Porto Alegre e com o objetivo de evitar a sua propagação. O atendimento em todos os canais remotos segue funcionando normalmente. Saiba mais

PGM - O Posto de Arrecadação Fiscal (PAF) da Procuradoria-Geral do Município, que funciona no Foro Central de Porto Alegre, terá atendimento exclusivamente pelos canais virtuais até o dia 31 de janeiro. No PAF, o contribuinte pode realizar os procedimentos necessários para o pagamento integral ou parcelado de débitos tributários e não tributários judicializados. O parcelamento pode ser feito em até 60 meses. Saiba mais

IPTU - Os contribuintes de Porto Alegre podem fazer o pagamento da guia do IPTU em cota única, sem desconto, até 8 de marçoTambém é possível pagar de forma parcelada, em até 10 vezes. As primeiras guias são enviadas pelos correios e também estão disponíveis no site prefeitura.poa.br/iptu. Quem aderir ao pagamento parcelado deverá emitir as próximas parcelas pelo site. No site também é possiível ver como foi calculado o imposto e tirar dúvidas no item: "Saiba mais", onde há uma lista de perguntas e respostas sobre o assunto. 

NILO PEÇANHA - Em razão do andamento das obras da galeria A1 da Macrodrenagem do Arroio Areia, a avenida Nilo Peçanha ficará bloqueada, no sentido bairro-Centro, no trecho entre a avenida Teixeira Mendes e a rua José Antônio Areia. Para continuidade dos trabalhos no local, é necessário que retorne o bloqueio, que foi liberado temporariamente para atender o comércio local em virtude de um momento importante para os comerciantes, que são as festas de final de ano. Com o objetivo de garantir a fluidez no trecho, os veículos que trafegam neste sentido serão desviados para a pista oposta, do Centro-bairro, que terá sentido duplo de circulação.

PISCINAS  PÚBLICAS -  Estão abertas duas piscinas públicas em Porto Alegre. A liberação ocorre com a permissão da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Devido à Covid, os cuidados sanitários estão redobrados. Inicialmente, estarão disponíveis para uso gratuito as piscinas dos centros comunitários Cevi e Cecopam. O horário de funcionamento é das 8h30 às 18h30. Durante o mês de janeiro, outras três unidades serão abertas à população, nos centros comunitários Ceprima, Cecores e Cecoflor. O uso das piscinas contempla também oficinas de hidroginásticas, danças, natação e banho livre. O funcionamento das atividades é definido pela coordenação de cada unidade.

WHATSAPP DO 156 - A Prefeitura de Porto Alegre lança, através da Secretaria de Transparência (SMTC), mais um canal de atendimento para informações relacionadas aos serviços públicos municipais. Além do atendimento telefônico pelo 156,  o site 156Web, o aplicativo 156+POA, e o e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br, agora o porto-alegrense pode contar com o WhatsApp do serviço do 156. O Whatsapp (51) 3433-0156, nesta primeira fase, realiza o atendimento via Chatbot, um software capaz de redirecionar o cidadão para as informações requeridas via opções de menu digitáveis. Na segunda fase do projeto, a SMTC pretende implantar uma opção de atendimento humano, para registro de protocolos para pedidos de serviços públicos como poda de árvore, falta d’água e fechamento de buraco de rua.

SAÚDE ANIMAL - A Prefeitura de Porto Alegre lançou edital de chamamento público para gerenciamento e operacionalização da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), do abrigo temporário para cães e gatos e do Plano de Adoção de Animais. O edital é voltado para Organizações da Sociedade Civil e tem como objetivo firmar termo de colaboração para a execução dos serviços. A Usav realiza atendimento de especialidades clínicas e cirúrgicas, exames de diagnóstico, exames de imagem, castrações, entre outros. O envio das propostas, seja presencialmente ou por email, deverá ser feito até o dia 31 de janeiro, das 9h às 12h e das 13h30 até as 17h30.

INFLUENZA - Com os novos casos de influenza na cidade, a prefeitura reitera a importância de pessoas que integram grupos prioritários para vacinação buscarem unidades de saúde para receber a dose. A vacina está disponível em todos os postos. Confira os endereços neste link. Os grupos prioritários com meta contabilizada são crianças acima de cinco anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades, forças de segurança, professores, indígenas e idosos. A vacina é oferecida, no entanto, para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, sem limite de faixa etária. Não há necessidade de intervalo mínimo de 14 dias entre doses da vacina contra gripe e da Covid-19.

SAMU - Situações de risco à vida na capital gaúcha poderão ser informadas agora via aplicativo no celular. Com isso, a ideia é oferecer mais uma forma de acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e agilizar o socorro a vítimas de acidentes ou outros chamados de emergência. O novo aplicativo Chamar 192 está disponível para celulares com sistema Android ou IOS e foi desenvolvido por empresa contratada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O aplicativo oferece a opção de escolha caso o chamado seja para outra pessoa. 

BAILE DE DEBUTANTES - A Prefeitura Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), está selecionando candidatas para o Baile de Debutantes, que faz parte da programação do aniversário da Capital. Prevista para o dia 25 de março, no Espelho d'água do Parque da Redenção, a festa contará com 250 garotas em situação de vulnerabilidade social. O evento vai integrar o calendário dos 250 anos de Porto Alegre. Para participar, a candidata deve completar 15 anos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022 e enviar uma carta dizendo por que merece ser uma das debutantes. A carta poderá ser encaminhada para o endereço Rua Andradas, número 680, 5º andar, ou pelo e-mail: juventude@portoalegre.rs.gov.br. A SMELJ também está recebendo doações de vestidos de saia longa rodada, de todas as cores, e vestidos de debutantes e noiva. Outras informações pelo número (51) 99733949.

ORLA - A prefeitura disponibiliza mais uma alternativa de agendamento dos espaços coletivos do trecho 3 da Orla do Guaíba. Agora, além do site, é possível reservar uma quadra pelo App 156+POA. A ferramenta está liberada, por enquanto, apenas para sistema Android. São 29 quadras de esporte: uma poliesportiva, uma de basquete, uma de patinação, uma de tênis, três de beach tennis, quatro de futebol infantil, seis de futebol, sete com grama sintética e 12 de areia para vôlei de praia, beach tennis e futevôlei. Basta baixar o aplicativo nas lojas oficiais para Android, fazer login diretamente no 156+POA pelas opções dadas na tela do AcessoPoa. O agendamento também pode ser feito pelo site agendaorla3.portoalegre.rs.gov.br.

WHATSAPP DA SAÚDE - As equipes das unidades de saúde de Porto Alegre passam a contar com a comunicação via WhatsApp para interagir com a população. Os 132 serviços receberam aparelhos celulares com o aplicativo e farão listas de transmissão com o contato dos pacientes, além de prestar informações. O atendimento é exclusivo para moradores da Capital com vínculo aos serviços. As dúvidas serão respondidas em horário comercial, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas as mensagens podem ser enviadas a qualquer momento. Para ter acesso a informações de sua unidade de saúde, adicione o WhatsApp correspondente e envie uma mensagem informando nome completo e endereço. Confira o contato de sua unidade de saúde aqui.

 

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes