Previsão de pautas: segunda-feira, 22 de abril
JUNTA MILITAR - A Junta Militar de Porto Alegre volta a funcionar na sede da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) a partir desta semana. A mudança tem como objetivo a centralização dos serviços vinculados à pasta no prédio localizado na rua João Neves da Fontoura, 91, no bairro Azenha. Esta segunda-feira, 22, marca o inÃcio do perÃodo de transição - com os serviços sendo realizados tanto na nova sede, quanto na antiga, no térreo do Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela. Esta fase se estende até a quarta-feira, 24, quando ocorrerá o último expediente da Junta Militar no CAM. A partir da quinta-feira, 25, os atendimentos ocorrerão exclusivamente na Azenha.
CORTA-FIOS - A força-tarefa para corte de fios em desuso segue nesta segunda-feira, 22, na avenida Gamal Abdel Nasser e rua dos Maias, no bairro Rubem Berta, a partir das 8h30. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e acontece nas segundas, quartas e sextas com equipes da prefeitura e empresas de telecomunicações. A programação pode ser alterada devido às condições climáticas.
HIDRÔMETROS - O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) prossegue com a troca de hidrômetros antigos e recadastramento de clientes, a partir desta segunda-feira, 22, em diversos bairros da Capital. Os servidores estarão identificados com uniformes e crachás das empresas Contágio e AquatecSul. Receberão a visita das equipes os bairros: Agronomia, Bom Jesus, Chácara das Pedras, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Sabará, Petrópolis, Três Figueiras, Vila Ipiranga e Vila Jardim.
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - Estão abertas as inscrições para 328 vagas de cursos gratuitos de qualificação profissional na área de construção civil. A iniciativa ocorre por meio de um convênio estabelecido entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado, dentro do projeto Qualificação RS. As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e as solicitações de inscrições podem ser feitas no link. O prazo final é 15 de maio, às 18h.
GRIPE - A dose da vacina contra a influenza está disponÃvel nas unidades de saúde da Capital, também, para membros de forças de salvamento e da segurança, Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e portuários. Os grupos prioritários já estão todos contemplados na campanha, que tem prosseguimento até 31 de maio. A vacina já está disponÃvel para idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), quilombolas, indÃgenas, trabalhadores da saúde de todos os nÃveis, públicos e privados, trabalhadores da educação do ensino básico ao superior, pessoas com comorbidades e condições clÃnicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens (12 a 21 anos) cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.
COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anuncia o desabastecimento da vacina bivalente contra Covid-19 nas unidades da Capital. Não há previsão de abastecimento do imunizante pela Secretaria Estadual da Saúde. Não há desabastecimento das vacinas destinadas ao público infantil - seja para bebês ou crianças com menos de 12 anos. Segundo informação do Ministério da Saúde, o processo de aquisição de vacinas com composição atualizada de variantes do novo coronavÃrus já aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária está na fase final. A distribuição da vacina bivalente pelo Ministério da Saúde aos estados será feita a partir do recebimento de remessas do laboratório fabricante.
 Â
Andrea Brasil