Previsão de pautas: segunda-feira, 25 de outubro

25/10/2021 08:26

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde mantém a aplicação da vacina contra a Covid-19 em 52 locais nesta segunda-feira, 25: Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, 13 farmácias e 36 unidades de saúde - sete delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza). O Rolê da Vacina estará no Centro Social Amavtron (rua Caixa Econômica, 587 – Santa Tereza), das 9h às 16h.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - A primeira reunião do Comitê Municipal de Desenvolvimento Econômico será nesta segunda, 25, às 9h. O encontro será na sede da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), localizada na avenida Júlio de Castilhos, 377, Centro Histórico. Formado pela parceria da gestão municipal com a sociedade civil, o comitê é responsável pelo assessoramento da prefeitura na formulação e execução de políticas públicas para o crescimento do empreendedorismo em Porto Alegre.

CREATIVE - A prefeitura apresenta segunda-feira, 25, às 17h, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, os primeiros resultados do Programa Creative, iniciativa de apoio à criação e atração de empreendimentos para a Capital. O programa é voltado a empresas de base tecnológica, negócios e/ou instituições de ciência e tecnologia que estejam desenvolvendo processos, serviços, produtos e atividades inovadoras. O evento contará com a presença do prefeito Sebastião Melo. 

PESQUISA EPIDEMIOLÓGICA - Moradores do bairro Partenon, na Zona Leste da Capital, serão convidados a participar de uma pesquisa epidemiológica entre os dias 25 e 30 de outubro. Eles serão questionados sobre possíveis eventos adversos após a vacina contra a Covid-19. A pesquisa é realizada pelo Curso de Especialização em Epidemiologia de Campo - EpiSUS Intermediário, ofertado pela Fiocruz-Brasília, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS). Os profissionais que aplicarão o questionário estarão identificados com crachás dos órgãos de atuação, além de camisetas e mochilas do curso

AEDES - A partir desta segunda-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passa a gerar dados de infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade com apoio de profissionais contratados pela empresa Ecovec, parceira da prefeitura no monitoramento desde 2012. Serão sete técnicos de monitoramento, um supervisor e uma bióloga. A equipe vai monitorar semanalmente 910 armadilhas instaladas em 45 bairros definidos pela administração da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS para coletar fêmeas de Aedes aegypti. As armadilhas atraem e capturam o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

LIXO ZERO - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana promoverá atividades de educação ambiental durante a Semana Lixo Zero, que começa nesta segunda-feira, 25, e segue até 31 de outubro. A Semana Lixo Zero foi incluída no calendário de eventos de Porto Alegre através da Lei 12.849, de 20 de julho deste ano. A programação busca promover o debate e a sensibilização sobre a temática dos resíduos sólidos, envolvendo a sociedade civil organizada, a prefeitura, a iniciativa privada, as escolas das redes pública municipal e privada, as universidades e a população em geral. Também pretende propor soluções para redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos. Veja aqui a programação. 

CINEMA DE ANIMAÇÃO - O Festival de Cinema de Animação prossegue até 9 de novembro na Cinemateca Capitólio. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura é realizada em parceria com a Aliança Francesa de Porto Alegre, com apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français. A programação apresenta o ciclo Tudo é Político!, com cinco destaques contemporâneos em torno de questões históricas de países como Líbano, Espanha, Camboja, França e África do Sul. O valor do ingresso para as sessões é R$ 10. Veja aqui a programação. 

POA EM CENA - Pela primeira vez completamente gratuito, o Porto Alegre em Cena prossegue até 31 de outubro, em formato híbrido. A 28ª edição reafirma a importância do festival como ponte que liga manifestações artísticas ao público, oferecendo atividades de grupos internacionais, nacionais e locais em mostras, oficinas, exposições e espetáculos. A programação do evento é uma ação da Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria da Cultura. A programação completa pode ser acessada no site www.portoalegreemcena.com/programacao.

EMBAIXADORA DOS 250 ANOS - Interessadas em concorrer ao título de Embaixadora dos 250 anos de Porto Alegre têm até o dia 31 de outubro para se inscrever. O concurso está aberto a todas as mulheres maiores de 18 anos, sem limite de faixa etária. A realização é da prefeitura, por meio da Secretaria Extraordinária para os 250 anos de Porto Alegre e pela diretoria de Economia Criativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Entre os requisitos para participar estão ser natural de Porto Alegre, ou viver, pelo menos, há três anos na Capital. Inscrições aqui.

MAMOGRAFIA - Mulheres de 50 a 69 anos ou com fatores de risco fora dessa faixa etária que precisam fazer mamografia agora possuem um novo canal de acesso em Porto Alegre. Pelo número 3289-2757, elas poderão solicitar o exame com facilidade, sem sair de casa, para detecção precoce do câncer de mama. Entre os fatores de risco para a doença, o principal é ter histórico de câncer de mama ou ovário na família. A iniciativa integra a programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pela campanha Outubro Rosa. O atendimento estará disponível para residentes em Porto Alegre que se enquadrem no público-alvo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

CONCURSO - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, abriu concurso público com vagas de níveis médio e superior, além de cadastro reserva, para Administração Direta e Indireta, em várias áreas de atuação. A banca realizadora do certame é a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec). As inscrições seguem até 3 de novembro. Interessados devem realizar as inscrições aqui. Os cargos são de provimento efetivo para médico especialista em Anestesiologia, Atendimento Pré-Hospitalar, Hematologia, Infectologia, Medicina Intensiva e Medicina Interna, além de psicólogo, arquiteto e técnico em enfermagem, auxiliar de Gabinete Odontológico, cirurgião dentista e fonoaudiólogo. Os salários variam entre R$ 1.344,71 a 8.195,43, dependendo da graduação e do período de trabalho.

WHATSAPP DA SAÚDE - As equipes das unidades de saúde de Porto Alegre passam a contar com a comunicação via WhatsApp para interagir com a população. Os 132 serviços receberam aparelhos celulares com o aplicativo e farão listas de transmissão com o contato dos pacientes, além de prestar informações. O atendimento é exclusivo para moradores da Capital com vínculo aos serviços. As dúvidas serão respondidas em horário comercial, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas as mensagens podem ser enviadas a qualquer momento. Para ter acesso a informações de sua unidade de saúde, adicione o WhatsApp correspondente e envie uma mensagem informando nome completo e endereço. Confira o contato de sua unidade de saúde aqui.

REMATRÍCULAS - Está aberto o processo de rematrícula para a rede municipal de ensino de Porto Alegre. A não participação pelas partes interessadas terá como consequência a perda da garantia de vaga na mesma escola em que o aluno se encontra matriculado em 2021. O prazo encerrou-se em 8 de outubro para educação infantil e vai até 29 de outubro para os demais níveis. A rematrícula para o ano letivo de 2022 será feita mediante a atualização dos dados cadastrais do aluno. A novidade é que este processo, em 2021, deverá ser feito presencialmente pelos pais e responsáveis pelos estudantes já matriculados.

RECUPERAPOA - O prazo para adesão ao programa de recuperação fiscal da Prefeitura de Porto Alegre, o RecuperaPOA, vai até 29 de outubro para dívidas de Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Taxa da Fiscalização da Localização e de Funcionamento (TFLF) e Dívida não Tributária. E de primeiro de outubro a 30 de novembro para IPTU e Taxa de Coleta de Lixo. Com descontos de 90% para multas e juros no pagamento à vista e de até 75% a prazo, os contribuintes pessoa física e jurídica poderão renegociar suas dividas com o município de forma on-line no site prefeitura.com.br/recuperapoa, onde é possível fazer adesões e obter mais informações sobre o programa.

LINHA TURISMO - Decreto que permite que a operação do Linha Turismo seja feita por empresas privadas. O serviço era operado pela Carris e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e está suspenso desde março de 2020. Podem se candidatar para operar linhas de turismo empresas certificadas no Cadastur, sistema de cadastro do Ministério do Turismo para empresas que prestam serviço para a área. Interessados devem apresentar um projeto com a sugestão da rota para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, no e-mail diretoriadeturismo@portoalegre.rs.gov.br, que será analisado junto à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para que seja dada autorização. Além da proposta turística apresentada, o valor da passagem não pode ser menos que três vezes a tarifa do transporte coletivo.

DE BIKE NA VACINAÇÃO - A empresa TemBici e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizarão duas viagens gratuitas no serviço de bicicletas compartilhadas, de até três horas, para aqueles que quiserem se vacinar contra a Covid-19. A ação é válida para a primeira ou segunda dose da vacinação. O projeto, que tem como objetivo aumentar o número de vacinados em Porto Alegre, estende-se até o dia 31 de outubro. Para utilizar o serviço, o cidadão deve ter o aplicativo Bike Itaú baixado em seu telefone e acessar a aba “Meus Planos” e, em seguida, a opção “Vacinação”. O desconto será aplicado no momento da retirada da bicicleta.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes