Previsão de pautas: segunda-feira, 26

26/02/2024 08:37

CAPACITA + POA - A Prefeitura de Porto Alegre prorrogou até esta terça-feira, 27, o período de matrícula para os 2,7 mil selecionados no programa municipal Capacita + POA, que oferecerá 36 cursos gratuitos de qualificação profissional por meio do Senac/RS. Inicialmente, o edital previa que as matrículas deveriam ocorrer até sexta-feira, 23. Clique aqui para ver a lista dos contemplados. Saiba mais.

TRÂNSITO -  A Empresa Pública de Transporte e Circulação informa que, a partir das 9h desta segunda-feira, 26, o trânsito da avenida Nilo Peçanha, com as ruas José Antônio Aranha e Osório Tuiuty de Oliveira Freitas ficará em duas faixas, devido às intervenções de pequenos ajustes na transposição da via, como recortes de canteiro central, nivelamento do pavimento e ajuste das rampas de acessibilidade.

TROCA DE HIDRÔMETROS - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) prossegue com os serviços de troca de hidrômetros antigos e recadastramento de clientes a partir desta segunda-feira, 26, em diversos bairros da Capital. Os funcionários estarão identificados com uniformes e crachás da empresa AquatecSul. São solicitados dados como o CPF, telefone do responsável pelo ramal de água e número de pessoas residentes. Também são observadas as características do imóvel, como, por exemplo, piscina, caixa d’água ou jardim. Saiba mais. 

INTERNET LIVRE - A partir desta segunda-feira, 26, às 13h, a rede wi-fi Porto Alegre Livre chega à comunidade da Bom Jesus. A Procempa e a Secretaria Municipal da Transparência e Controladoria formalizarão a entrega do serviço de internet no Centro de Cuidados Nossa senhora de Fátima do Calábria e arredores. Saiba mais.

COMBATE À DENGUE - As medidas para evitar focos de contaminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, estão sendo intensificadas em áreas públicas, após novos registros de casos da doença em Porto Alegre. Funcionários dos três cemitérios municipais - São João, Tristeza e Belém Velho - administrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), fazem rondas duas vezes ao dia para identificar criadouros de insetos. Eles preenchem vasos vazios com areia, furam recipientes sem escoamento de água e preenchem espaços ocos com areia e cimento, tanto nas lápides quanto na estrutura dos cemitérios.

UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará nos bairros Lomba do Pinheiro, Vila João Pessoa, Humaitá e Anchieta durante a semana. Nesta segunda-feira, 26, o ônibus estaciona em frente à Chácara das Peras, bairro Lomba do Pinheiro, das 9h às 15h30. Contra a Covid-19, haverá vacinação para os grupos prioritários e para aqueles que não completaram o esquema vacinal de duas doses, conforme orientação do Ministério da Saúde. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Saiba mais.

PATRULHA AGRÍCOLA -  A prefeitura abriu um novo período para inscrições nos serviços da Patrulha Agrícola e no auxílio emergencial aos produtores rurais atingidos pelas fortes chuvas. Os agricultores interessados poderão se inscrever até o dia 29 de fevereiro, acessando os formulários pelo site da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política. Mais informações no link.

CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.

IPTU – As guias para o pagamento parcelado do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2024 já estão disponíveis. O tributo pode ser pago em até dez vezes, sem juros, sendo o primeiro vencimento em 8 de março. Os documentos podem ser obtidos por meio do WhatsApp, no site ou aplicativo 156+POA. Saiba mais aqui.

GRUPO DE DANÇA - O Centro Municipal de Dança da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre (SMCEC) abre inscrições para o Grupo Experimental de Dança (GED) 2024. O período de inscrição estará aberto até 8 de março. Acesse este Link e faça a sua inscrição. Saiba mais aqui.

FESTPOA RURAL – Porto Alegre se prepara para receber a FestPoa Rural, de 9 a 17 de março, com uma programação diversificada, que contemplará atividades nas propriedades dos Caminhos Rurais, na Região Extremo Sul, e no Centro de Eventos Ervino Besson (avenida João Salomoni, 1340 - Vila Nova), na Região Centro-Sul. Acesse aqui programação.

USINA DO GASÔMETRO - A consulta pública para futura operação da Usina do Gasômetro pode ser acessada neste link e terá duração de 30 dias. A proposta prevê que um parceiro faça a operação do local, com gestão compartilhada com a prefeitura, garantindo o viés cultural da usina e mantendo o espaço aberto ao público e com acesso gratuito a diversas áreas.

BEACH TENNIS - A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), em conjunto com a Federação Gaúcha de Beach Tennis, realiza o Torneio Aberto de Beach Tennis no Parque Moinhos de Vento, o Parcão, nos dias 23 e 24 de março, a partir das 9h. As inscrições estão disponíveis por meio deste link até o dia 10 de março.

SAQUE CALAMIDADE - Moradores de todos os bairros de Porto Alegre podem encaminhar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O encaminhamento via 156 é necessário para quem vive nos 18 bairros da região Centro. Por telefone, basta ligar para 156, digitar a opção 9 (demais serviços) e informar os dados solicitados. Também são aceitos pedidos pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br ou pelo chat do 156, no site 156web.procempa.com.br/. Moradores de todos os outros 76 bairros estão liberados a solicitar direto nos canais oficiais da Caixa. O prazo máximo para efetuar o pedido é até 18 de abril de 2024. Mais informações podem ser conferidas no site.

VACINAÇÃO 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses.

VACINAÇÃO 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.

  

 

Andrea Brasil