Previsão de pautas: segunda-feira, 9 de maio

09/05/2022 08:31

VACINAÇÃO - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá manter a vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira, 9, para todas as pessoas a partir de cinco anos, em diferentes locais. Saiba mais

TRANSPORTE COLETIVO 1 - A prefeitura amplia a partir desta segunda-feira, 9, a oferta do transporte coletivo em dias úteis até as 23h e reativa o serviço da madrugada durante a semana e nos fins de semana. Com o reforço de mais de 100 viagens, a cidade terá o serviço 24 horas por dia nos principais eixos e até as 23h em praticamente todos os bairros nos dias úteis. A ampliação é a primeira etapa prevista no Programa de Reestruturação do Transporte: o Mais Transporte, divulgado em 20 de abril. As mudanças estarão disponíveis no site da EPTC e a localização, em tempo real, pode ser consultada na função GPS do aplicativo do TRI (Cittamobi). Saiba mais

TRANSPORTE COLETIVO 2 - A partir desta segunda-feira, 9, mais sete linhas passam a circular sem  exigência de cobradores: M-10, M-68, M-79, M-21, M-31, M-52, M-98. Os passageiros podem emitir seu cartão TRI sem custo, o que proporciona agilidade no embarque. Essas sete linhas circulam na madrugada e foram reativadas em continuidade às ações do Programa de Reestruturação do Transporte, o Mais Transporte, da Prefeitura de Porto Alegre, executado por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A medida segue o critério de escolher as linhas que transportam menos passageiros por viagem. Com isso, a redução chega a 10,11% do quadro de cobradores – percentual que tem previsão de atingir 25% até o fim deste ano.

DENGUE - A prefeitura realizará ação de controle da dengue e de combate a focos do mosquito Aedes aegypti nas quatro regiões da cidade nesta semana, a partir desta segunda-feira, 9, priorizando, nas vistorias e visitas, os locais com maior concentração ou confirmação mais recente de casos de dengue. O trabalho é realizado por equipes de agentes de combate a endemias, agentes de fiscalização e ação conjunta de órgãos municipais. Veja aqui os bairros que serão visitados. 

EMPREGOS - A unidade do Sine Municipal (avenida Sepúlveda, esquina com Mauá, Centro Histórico) tem 747 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No setor de comércio,  o destaque são 200 vagas para atendente de telemarketing receptivo e 25 para atendente de lanchonete. Na área da indústria, 31 vagas para auxiliar de linha de produção. Já na construção civil, são 20 oportunidades para funileiro montador, 24 para pedreiro e 23 para soldador. Veja aqui as vagas.

SANEAMENTO - O Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (Dmae) recebe de segunda-feira, 9, a sexta-feira, 13, na capital gaúcha, o maior fórum sobre saneamento do Brasil, que debate o saneamento público nacional há 50 edições. O encontro ocorre nas dependências do Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na avenida Assis Brasil, 8787, das 8h às 18h30. Responsável pelo tratamento e distribuição de água e esgotos de Porto Alegre, o Dmae participa do Congresso Nacional de Saneamento da Associação de Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) com apresentações de trabalhos técnicos, benchmarking para empresas e departamentos de saneamento de todo o país e ainda com um estande institucional na Feira de Saneamento. Confira a programação completa aqui.

DMAE - Os consumidores inadimplentes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) têm uma oportunidade única para parcelamento de débitos com desconto de até 99% sobre a correção monetária, juros e multas. O Programa Refis 2022 oferece a possibilidade de regularizar a situação em até 120 vezes e evitar a suspensão do abastecimento. O atendimento para negociação está disponível por meio de agendamento no link, pelo telefone 156, opção 2, WhatsApp (51) 9332-8170 ou nos postos de atendimento presencial.

FUMPROARTE - A Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte), recebe inscrições para o Concurso de Valorização do Empreendimento da Artesã Negra. Serão selecionados 30 projetos que contemplem a qualificação do empreendimento da artesã pertencente à etnia negra. O concurso destina-se a mulheres negras e artesãs, pessoas físicas, com comprovada atuação no segmento do artesanato. Cada projeto aprovado receberá financiamento de R$ 5 mil. As propostas deverão ser encaminhadas, com seus anexos obrigatórios, através do formulário eletrônico, até as 23h59 do dia 10 de junho. O link para inscrição, edital e a legislação estão disponíveis para download aqui

ESPORTE - A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) lança a campanha Doar pode ser o melhor esporte. A iniciativa busca contribuir na formação de atletas. Podem ser doados tênis, calções, camisas, abrigos, entre outros artigos de esporte em bom estado até o dia 29 de julho. Serão beneficiadas crianças dos 18 centros esportivos da Capital. As doações serão recebidas na sede da SMELJ (rua dos Andradas, 680, 5⁰ andar), de segunda a sexta-feira, das 8h30  às 18h. Mais informações pelo fone (51) 3289.4850.

CORRIDA - As inscrições para o Correria - Corrida de Rua estão abertas. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e busca incentivar a prática esportiva e promover atividades ao ar livre. As corridas são orientadas e acompanhadas pela professora de Educação Física, Kyria Nunes Soares. Para participar é indispensável a apresentação de atestado médico e o preenchimento do formulário on-line. As atividades acontecem no Parque Ramiro Souto, na Redenção, às segundas e quartas às 18h e 19h, e no trecho 3 da Orla, em frente à quadra 7, às terças e quintas às 18h, 19h e 20h. 

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes