Previsão de pautas: sexta-feira, 17 de junho

17/06/2022 08:25

COVID-19 - A partir desta sexta-feira, 17, a prefeitura amplia o público apto à dose de reforço contra a Covid-19. Adolescentes de 15 anos poderão receber a terceira dose. Já a quarta dose estará disponível para pessoas de 58 anos. A abertura para mais faixas etárias dependerá da quantidade de doses em estoque. A ampliação de público segue a orientação do Ministério da Saúde, que anunciou a terceira dose para adolescentes de 12 a 17 anos e quarta dose para todos a partir de 50 anos. Por conta do grande número de pessoas, é necessário realizar escalonamento. A imunização irá ocorrer no Shopping João Pessoa e em 26 unidades de saúde. Confira os locais aqui. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação e carteira de vacinação. Veja aqui como será o esquema de vacinação nesta sexta.

US ALTO ERECHIM - A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Unidade de Saúde Alto Erechim, localizada na rua Dr. Ney Cabral, 581, bairro Nonoai, não atenderá o público nesta sexta-feira, 17, e na segunda-feira, 20. O motivo é a realização de obra para a troca de piso. O atendimento será retomado na terça-feira, 21, a partir das 8h. Enquanto estiver fechada, a comunidade referenciada no local será atendida na Unidade de Saúde Nonoai, que fica próxima ao local, na rua Erechim, 985.

US CRISTAL - A Unidade de Saúde Cristal, na rua Cruzeiro do Sul, 2702, bairro Santa Teresa, estará fechada nesta sexta-feira, 17, para pequena reforma. Pessoas referenciadas no serviço podem procurar atendimento nas unidades de saúde Cruzeiro do Sul (rua Dona Malvina, 195, bairro Santa Teresa) ou Divisa (rua Upamaroti, 735, bairro Cristal). O atendimento será retomado segunda-feira, 20, a partir das 7h.

FARMÁCIA - A Farmácia Distrital Bom Jesus, na avenida Protásio Alves, 7771, não atenderá o público nesta sexta-feira, 17. O motivo é a realização de obra de manutenção estrutural, a ser efetuada de quinta-feira a domingo. O atendimento será normalizado na segunda-feira, 20, a partir das 8h. Nessa data, os profissionais serão remanejados para atendimento nas demais farmácias distritais do município, onde o público poderá fazer a retirada de medicamentos. Para tanto, são solicitados cartão SUS, receita médica válida e documento de identidade.

CULTURA - A 11ª Conferência de Cultura de Porto Alegre, promovida pela Secretaria Municipal da Cultura, tem início na sexta-feira, 17, às 18h, no Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores (av. Loureiro da Silva, 255 - Cidade Baixa). Na abertura do evento, irão tomar posse os novos integrantes do Conselho Municipal de Cultura. Os conselheiros são representantes do Executivo, de entidades de classe artístico-culturais; pessoas indicadas pela população a partir das regiões do Orçamento Participativo e representantes dos funcionários do Município que trabalham com cultura e de instituições e fundações privadas que têm atividades culturais em Porto Alegre. A conferência continua no sábado, 18, no Centro Municipal de Cultura (av. Érico Veríssimo, 307, Menino Deus), das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.

ALERTA METEOROLÓGICO - A Defesa Civil Municipal lança um alerta preventivo para a ocorrência de temporais isolados e volumes de chuva pontualmente elevados em um curto espaço de tempo (50 a 80 milímetros), com vento moderado a fortes (rajadas entre 50 e 70 quilômetros por hora), eventual queda de granizo e descargas elétricas. O evento poderá ter início na madrugada de sexta-feira, 17, e se estender até as 18h. O alerta segue os prognósticos da Sala de Situação do Estado (Sema/RS). A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada por diversos órgãos municipais e estaduais, está em alerta acompanhando as atualizações da previsão do tempo, com equipes prontas para atendimento à população.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço na comunidade Chácara do Banco (Restinga), Grécia (Agronomia) nesta sexta-feira, 17. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.  

MULHERES EMPREENDEDORAS - Estão abertas as inscrições para o programa Empreenda Como uma Mulher, iniciativa que vai capacitar 500 mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização. A capacitação será realizada pelo Sebrae RS e pela Coca-Cola Femsa Brasil e tem o apoio do Programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas pelo link até 30 de junho. Os conteúdos do programa irão abordar estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento e aspectos comportamentais, além de promover o amplo compartilhamento de informações práticas e necessárias para se criar um negócio um alavancar um empreendimento já existente. O programa terá duração de seis meses.

PRÊMIO EPTC- Estão abertas as inscrições para a 15ª edição do Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito. O concurso está dividido em quatro categorias e cinco subcategorias. "Juntos Salvamos Vidas” , tema escolhido para este ano, visa promover comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano. Os trabalhos destacados serão conhecidos em cerimônia no dia 22 de setembro, no Auditório Araújo Viana. As inscrições são gratuitas e podem ser registradas até dia 15 de julho pelo site, e-mail eptc@eadeptc.com.br ou entregues na avenida Érico Verissimo, 100. O edital sobre o concurso foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A Secretaria Municipal de Saúde tem 124 unidades de saúde (confira os locais neste link) com a vacina disponível, e a unidade móvel estará, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Largo Glenio Peres, no Centro Histórico. Com a medida, a prefeitura pretende ampliar a proteção contra a gripe para a população antes da chegada do inverno. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes