Previsão de pautas: sexta-feira, 19 de abril
HPS - Para marcar os 80 anos do Hospital de Pronto Socorro, haverá uma programação especial, a partir das 10h desta sexta-feira, 19, com apresentação da Banda Municipal de Porto Alegre, homenagem a ex-diretores e funcionários e descerramento de placa. A ação ocorrerá no espaço onde será construído um anexo para o HPS, na avenida José Bonifácio à Osvaldo Aranha. O momento será de recordações, com exposição de imagens antigas, relatos da história do HPS e o tradicional “Parabéns a você”, seguido de bolo e a presença de autoridades.
ÁGUA E LUZ - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) desligará, nesta sexta-feira, 19, a estação de bombeamento de água tratada (Ebat) São Jorge 2, das 13h às 17h30, com suspensão do abastecimento para o bairro Vila Nova e previsão de retorno da água à noite. A interrupção é necessária para manutenção na rede elétrica pela CEEE Equatorial. O serviço poderá ser alterado por motivos técnicos ou climáticos.
BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende a comunidade Recreio da Divisa (Lomba do Pinheiro) nesta sexta-feira, 19. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos.
CORTA-FIOS - A força-tarefa para corte de fios em desuso estará, nesta sexta-feira, 19, na avenida Gamal Abdel Nasser e na rua dos Maias, no bairro Rubem Berta, Zona Norte da Capital, a partir das 8h30. A força-tarefa é coordenada pela Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) e acontece nas segundas, quartas e sextas com equipes da SMSUrb junto às empresas de telecomunicações. A programação pode ser alterada devido às condições climáticas.
ECONOMIA CRIATIVA - O Comitê de Economia Criativa (Cmec) inicia nesta sexta-feira, 19, pesquisa para captar informações sobre os profissionais das áreas criativas de Porto Alegre. Em parceria com a PUCRS e Feevale, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) busca mapear as necessidades e as carências de qualificação e de capacitação de profissionais do setor.
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - Estão abertas as inscrições para 328 vagas de cursos gratuitos de qualificação profissional na área de construção civil. A iniciativa ocorre por meio de um convênio estabelecido entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado, dentro do projeto Qualificação RS. As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e as solicitações de inscrições podem ser feitas no link. O prazo final é 15 de maio, às 18h.
FANTASPOA - A Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico) recebe a programação do Fantaspoa, o maior festival de cinema dedicado exclusivamente a filmes de gênero fantástico (fantasia, ficção-científica, horror e thriller) da América Latina. A histórica 20ª edição do festival será realizada até 28 de abril em quatro diferentes espaços culturais de Porto Alegre: Cinemateca Capitólio, Casa de Cultura Mário Quintana, Cine Cult Victória e Instituto Ling. Informações sobre ingressos no link. Confira aqui a programação.
PEDAL DA PAZ - Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Pedal da Paz que acontece no sábado, 20, com concentração às 9h na Praça Júlio Mesquita e a largada às 10h30. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo link e levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição filantrópica cadastrada na Prefeitura de Porto Alegre. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O evento vai reunir adeptos da mobilidade ativa em um trajeto de dez quilômetros com objetivo de valorizar a vida por meio de ações educativas, com reforço à cultura do respeito entre as pessoas nas relações diárias do trânsito.
GRIPE - A dose da vacina contra a influenza estará disponível nas unidades de saúde da Capital, também, para membros de forças de salvamento e da segurança, Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e portuários. Os grupos prioritários já estão todos contemplados na campanha, que tem prosseguimento até 31 de maio. A vacina já está disponível para idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), quilombolas, indígenas, trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados, trabalhadores da educação do ensino básico ao superior, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens (12 a 21 anos) cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
CAPACITA + POA - A Prefeitura de Porto Alegre liberou a matrícula por ordem de chegada para todos os suplentes do programa municipal Capacita + POA, que oferecerá 36 cursos gratuitos de qualificação profissional por meio do Senac/RS. Clique aqui para ver a lista com os nomes de todos os suplentes. Os alunos, nesta etapa, têm até 19 de abril para efetuar a matrícula, somente em modo presencial, em uma unidade do Senac. Saiba mais.
CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.
COVID-19 - A vacina bivalente contra a Covid-19 está em falta nas unidades de saúde da Capital. As doses destinadas ao público infantil (bebês ou crianças com menos de 12 anos) continuam disponíveis. O abastecimento do imunizante é de responsabilidade da Secretaria Estadual da Saúde. De acordo com o Ministério da Saúde o processo de aquisição de vacinas com composição atualizada de variantes está na fase final e já aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A distribuição da vacina bivalente pelo Ministério da Saúde aos estados será feita a partir do recebimento de remessas do laboratório fabricante.
Andrea Brasil