Previsão de pautas: sexta-feira, 23 de julho

23/07/2021 08:26

COVID-19 - A Prefeitura de Porto Alegre amplia, nesta sexta-feira, 23, o público prioritário de vacinação da primeira dose contra Covid-19, chegando a pessoas com 31 anos ou mais. Também começam a ser vacinados adolescentes de 12 a 14 anos, com comorbidades. A imunização segue para os públicos que já vêm sendo contemplados na campanha. A aplicação estará disponível para residentes em Porto Alegre em 12 unidades de saúde, das 8h às 17h e no drive híbrido do Bourbon Wallig (acesso de carro ou a pé), das 9h às 17h. A aplicação da segunda dose de Coronavac/Butantan estará disponível para todos vacinados há 28 dias, em 20 unidades de saúde, das 8h às 17h. Já a aplicação da segunda dose de Oxford/AstraZeneca, irá ocorrer em 32 unidades de saúde, das 8h às 17h, e em 20 farmácias parceiras, das 9h às 17h. Saiba mais.

ADOLESCENTES COM COMORBIDADES - Nesta sexta-feira, 23, a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com comorbidades será aberta para o público com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, além do documento de identidade, é preciso apresentar um comprovante da comorbidade (receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico, etc) e comprovante de residência em Porto Alegre (poderá ser no nome dos pais ou responsáveis). Também é possível apresentar uma declaração de próprio punho do proprietário da casa, afirmando que o adolescente mora junto na residência, além de um comprovante de residência em nome do proprietário (pode ser conta de luz, água, telefone, etc). Confira aqui a descrição de cada comorbidade e o documento comprobatório necessário. A vacina para este grupo estará disponível em seis unidades de saúde da Capital, das 8h às 17h: Bananeiras, Macedônia , Primeiro de Maio, Rubem Berta, Santo Alfredo e Tristeza.

MÚSICA PELA VIDA - As secretarias municipais de Cultura e de Saúde, em parceria com o Gabinete do Prefeito, preparam uma nova ação para integrar a campanha de vacinação contra a Covid-19. O projeto “Música pela Vida” levará artistas gaúchos aos locais de imunização da Capital. As apresentações serão quinzenais, sempre às sextas-feiras, em alguma unidade de saúde ou drive-thru. O projeto será lançado nesta sexta, 23, as 9h, no Colégio Júlio de Castilhos. Cada semana terá um gênero musical diferente. O tema de abertura será música gaúcha e contará com a participação de 13 artistas: Luiza Barbosa, João Luiz Corrêa, Elton Saldanha César Oliveira, Bruno Aires, Cristina Sorrentino, Marcelo Cachoeira, Elmer Fagundes, Bibiana Alves, Capitão Faustino, Thomaz Machado, Leandro Berlese e Alexandre Brunetto. As apresentações irão ocorrer das 9h às 12h e das 14h às 17h.

GAÚCHOS OLÍMPICOS - A prefeitura homenageia nesta sexta-feira, 23, às 10h, ex-atletas olímpicos em uma solenidade no Salão Nobre do Paço Municipal. A entrega dos certificados será feita pelo prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos de Oliveira Pereira, o Kiko. Vinte atletas estão confirmados para o evento, entre eles o nadador Mauri Fonseca e o jogador de vôlei Marco Antônio Volpi, que representaram o Grêmio Náutico União e estiveram na  Olimpíada de Tóquio, em  1964; o capitão do tetra, Dunga (prata em Los Angeles 1984), e o campeão mundial de judô, João Derly.

DE BIKE NA VACINAÇÃO - A partir desta sexta-feira, 23, a empresa TemBici e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizarão duas viagens gratuitas no serviço de bicicletas compartilhadas, de até três horas, para aqueles que quiserem se vacinar contra a Covid-19.  A ação é válida para a primeira ou segunda dose da vacinação. O projeto, que tem como objetivo aumentar o número de vacinados em Porto Alegre, estende-se até o dia 31 de outubro. Para utilizar o serviço, o cidadão deve ter o aplicativo Bike Itaú baixado em seu telefone e acessar a aba “Meus Planos” e, em seguida, a opção “Vacinação”. O desconto será aplicado no momento da retirada da bicicleta. O início da operação será nesta sexta, às 11h, em frente ao Paço Municipal.

MICROCRÉDITO - A Prefeitura de Porto Alegre lança nesta sexta-feira, 23, o edital que credencia instituições financeiras para operar microcrédito na Capital. O objetivo do município é começar a movimentar o mercado que atende o microempreendedor que, estatisticamente, tem dificuldade de retirar empréstimos por não preencher requisitos comuns. O edital consiste em um projeto de cooperação e desenvolvimento do microcrédito local, entre as instituições e a prefeitura. Os interessados devem acessar este link e enviar documentação necessária para avaliação. O edital tem duração de um ano, podendo ser prorrogado nos mesmos termos.

CARTÃO SUS - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza um canal de contato para pessoas imunizadas com as duas doses da vacina contra a Covid-19 (ou com a dose única da Janssen) que ainda não tiveram os registros dos imunizantes inseridos no sistema do Ministério da Saúde. A comunicação deverá ser feita exclusivamente por mensagens de texto no WhatsApp, no número (51) 3289-2715. Na mensagem, deverá ser informado o número do cartão SUS, além de ser enviada uma foto da carteirinha de vacinação no qual constam os dados, como data de aplicação, lote e marca do imunizante. Com os dados em mãos, as equipes trabalharão para atualizar os registros na plataforma. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

AEROPORTO - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, lançou um novo protocolo para o controle da chegada de passageiros no Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre. O objetivo é manter a vigilância na entrada de novas variantes de Covid-19 na cidade. A nova ação prevê a testagem para Covid-19, do tipo RT-PCR, de viajantes residentes ou com estadia mínima de 4 dias no município e que desembarcarem no aeroporto. O teste deverá ser realizado dentro de até 7 dias após o desembarque. Para realizar o exame, o viajante deverá preencher o Formulário de Retorno do Viajante, que será entregue pelas companhias aéreas durante o voo. O formulário também pode ser acessado através deste link.

IMÓVEIS À VENDA - A Prefeitura de Porto Alegre abriu processo licitatório para venda de oito bens municipais com propostas iniciais que somam R$ 3,5 milhões. A licitação, da modalidade concorrência, do tipo maior oferta, será conduzida pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, por meio da Diretoria de Licitações e Contratos. O edital está publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União e no Diário Oficial de Porto Alegre. A sessão pública será no dia 19 de agosto, às 14h, na avenida Siqueira campos, 1300, 3° andar, sala 301. Veja aqui os bens disponíveis na licitação.

GRIPE - A vacinação contra gripe está disponível para a população em geral nos 120 pontos de vacinação oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o fim do estoque de doses. O limite mínimo de idade para receber a imunização é de seis meses. O intervalo entre a administração das vacinas da gripe e da Covid-19 deve ser de, no mínimo, 14 dias entre uma e outra. A ampliação foi definida pelo Ministério da Saúde devido à baixa procura pela vacina nos grupos prioritários durante a campanha nacional, que tinha término previsto para esta sexta-feira, 9. Ao ampliar a oferta para além dos grupos prioritários, o ministério e a secretaria pretendem diminuir o risco de transmissão e as complicações causadas pelos vírus influenza, que podem levar a hospitalizações e até a óbito.

POA EM CENA - Com o objetivo de selecionar propostas de trabalhos artísticos - inéditos ou não - para serem apresentadas em espaços públicos e em plataformas digitais, o Porto Alegre em Cena abre inscrições para artistas, grupos e companhias locais da Capital. As inscrições podem ser feitas nas categorias Performances Urbanas e Performances Digitais, até 25 de julho. Mais informações sobre o evento e acesso ao formulário de inscrição estão disponíveis no site do Porto Alegre em Cena.

FAMÍLIA ACOLHEDORA - A prefeitura seleciona famílias para abrigar crianças e adolescentes afastados temporariamente de seus pais. Atualmente, Porto Alegre possui quase 600 crianças em situação de acolhimento institucional. Dessas, quase 300 poderiam estar em lares temporários, mas somente cinco vivem com famílias acolhedoras. As famílias interessadas devem entrar em contato com o Abrigo João Paulo II para agendamento de entrevista por meio do telefone (51) 997252653 ou o email 4033@pobresservos.org.br. Diferente da adoção, o programa Família Acolhedora tem o objetivo de resgatar o vínculo com a família de origem. O acolhimento familiar é medida protetiva e guarda temporária.

ATELIER LIVRE - O Atelier Livre Xico Stockinger abriu inscrições até agosto para vários cursos on-line com início das aulas na primeira quinzena de agosto. Serão nove cursos nas modalidades pintura, desenho, papietagem, teoria e experimentações artísticas ministrados por docentes da instituição, para dar sequência a exercícios de exploração de técnicas e linguagem dos cursos regulares. As inscrições dos cursos regulares on-line estão abertas por meio do formulário no blog atelierlivre.wordpress.com. Os cursos serão ministrados na plataforma Zoom. Alunos que estão matriculados em cursos temporariamente suspensos têm preferência e podem migrar com o valor referente aos cursos disponíveis. Servidores da prefeitura têm 50% de desconto em um curso por semestre mediante apresentação de comprovação de vínculo.

CARTÃO SOCIAL - Os beneficiários que receberam o Cartão Social em 2020, e ainda possuem saldo, devem usar os créditos até 31 de julho de 2021. Após esta data, os cartões serão bloqueados. A ação da prefeitura, executada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), beneficia pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que se enquadram nos critérios de vulnerabilidade social e situação de pobreza. Os créditos podem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios, material de higiene e limpeza em mercados, supermercados e padarias.

AÇORIANOS DE ARTES PLÁSTICAS - Está aberto o edital para as inscrições do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas 2020. Pelo segundo ano, a premiação terá readequações nas categorias e nas regras motivadas pelas restrições no universo do mercado cultural por causa da pandemia, como a ausência de apresentações e eventos de arte. A premiação contemplará também as ações realizadas de forma virtual, e os trabalhos poderão ser inscritos até o dia 12 de agosto. O 14º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas contemplará as seguintes categorias: Artista, Curadoria, Exposição, Ações de Difusão e Inovação, Publicações, Acervos, Ações de Educação, Instituições e Prêmios do Júri.Confira o edital neste link.

EXPOSIÇÃO - A exposição A Arte Pode Ser Eu? pode ser visitada no Paço dos Açorianos até 20 de agosto, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h. A mostra exibe o conjunto de obras doadas pelo advogado, executivo, gestor e colecionador Luiz Inácio de Medeiros para a Pinacoteca Aldo Locatelli. Destaca-se a variedade de estilos do conjunto que, entre 2015 e 2020, o colecionador repassou para o acervo da Prefeitura de Porto Alegre. São reúne nove gravuras, três desenhos, duas pinturas, duas esculturas e uma tapeçaria – esta última com grandes dimensões. O agendamento de grupos com até cinco pessoas é pelo e-mail no acervo@portoalegre.rs.gov.br ou pelo fone (51) 3289-3735. Sem agendamento, será respeitada a capacidade de cinco pessoas, por horário.

CAMPANHA DO AGASALHO - Com o tema “POA que Doa”, a Prefeitura de Porto Alegre promove a Campanha do Agasalho 2021. Neste ano, a ação quer estimular o espírito de solidariedade dos porto-alegrenses em meio à pandemia da Covid-19 e também irá arrecadar alimentos não perecíveis para a população em situação de vulnerabilidade. As doações serão recolhidas pela prefeitura em pontos fixos de coleta espalhados pela cidade, e, em razão da Covid-19, seguirão todos os protocolos de cuidados e proteção estabelecidos nos decretos vigentes no enfrentamento da pandemia. Antes de irem para a Central de Triagem, na Travessa Pesqueiros, 39, passarão por uma quarentena de 72 horas no Ginásio Tesourinha. Lá, as peças doadas ficam guardadas e depois seguem para a triagem onde são separadas, embaladas e distribuídas. Saiba mais.

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes