Previsão de pautas: sexta-feira, 6 de setembro
TRÂNSITO E TRANSPORTE - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa as alterações que serão realizadas no trânsito e transporte da Capital em razão da comemoração da Independência, em 7 de setembro. As mudanças ocorrem a partir das 20h desta sexta-feira, 6, e o desfile começa às 10h de sábado na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio). O transporte coletivo circula com tabela de feriado. A linha T1 tem alteração de itinerário: o ônibus desvia da Aureliano e da Antônio de Carvalho durante o bloqueio, acessando as avenidas Praia de Belas, Borges de Medeiros, alça do Viaduto dos Açorianos até chegar ao terminal na Loureiro da Silva. Confira aqui os bloqueios de trânsito.
FIOS SOLTOS - Nesta sexta-feira, 6, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos trabalham na limpeza e recolhimento de cabos e fios das companhias de telecomunicação na avenida Pernambuco, no bairro Navegantes, a partir das 8h30. Os fios e cabos em desuso que permanecem nos postes da rede de distribuição de energia da cidade serão removidos e destinados ao aproveitamento em empresa licenciada para atividade. A agenda pode ser alterada devido às condições climáticas.
QUINTINO BOCAIÚVA - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que há um bloqueio parcial de trânsito na rua Quintino Bocaiúva, no trecho entre as vias Eudoro Berlink e Tenente Coronel Fabrício Pillar, no bairro Moinhos de Vento. A interrupção deve seguir até esta sexta-feira, 6, e ocorre em razão de um conserto de rede pluvial, programado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Inicialmente, havia a previsão de bloqueio total na área, mas foi possível dar início ao serviço apenas com o fechamento parcial da via.
CINEMA - Nesta sexta-feira, 6, às 19h, a Cinemateca Capitólio promove uma sessão especial gratuita de Desvios, seguida de debate como o realizador Pedro Guindani. A atividade integra a mostra Stroheim, Ouro e Maldição. Aqui mais informações.
ESQUELETÃO - A demolição do Esqueletão prossegue no Centro Histórico. Os trabalhos estão concentrados em quatro pavimentos do prédio, com acesso pela rua Otávio Rocha. A edificação tem 19 andares e permaneceu inacabada desde a década de 1950. Não estão previstos bloqueios totais nas vias próximas. Quando necessário, caminhões sairão pela contramão da rua Marechal Floriano Peixoto até a avenida Júlio de Castilhos, com o auxílio de agentes da EPTC, em horários previamente divulgados. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em dezembro.
ACAMPAMENTO FARROUPILHA - Para facilitar o acesso ao Acampamento Farroupilha, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou um esquema especial de trânsito e transporte na região do Parque Harmonia. É proibido estacionar na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha. O evento acontece entre 7 e 22 de setembro. Agentes da EPTC estarão monitorando diariamente a região e, em caso de movimento intenso de veículos, poderá ocorrer bloqueio do acesso à avenida Augusto de Carvalho pela avenida Loureiro da Silva. Neste caso, os motoristas devem seguir pela Loureiro da Silva, pegar a rua Antônio Klinger Filho, avenida Borges de Medeiros e chegar até o acampamento pela Aureliano de Figueiredo Pinto. Saiba mais.
JOVENS APRENDIZES - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), firmou parceria com o Governo do Estado que oportuniza a adolescentes e jovens a inserção ao mercado de trabalho. Os jovens interessados devem ter entre 14 e 22 anos incompletos (para pessoa com deficiência não há limite de idade), serem egressos ou matriculados e frequentes na rede pública (ensinos fundamental ou médio), estarem inscritos no CadÚnico, serem desabrigados, desalojados e/ou atingidos pelas enchentes. A seleção dos jovens será feita pelo sistema de pontuações, considerando renda per capita, grupos populacionais, cor/raça e participação em outros programas sociais. As inscrições seguem até o dia 6 de setembro pelo site partiufuturoreconstrucao.org.br/
SARANDI - Serviços relacionados à enchente, como Registro Unificado, Cadastro Único, solicitações referentes ao IPTU e orientações sobre habitação, podem ser acessados pela comunidade da Região Norte no posto avançado de atendimento da prefeitura no bairro Sarandi. No espaço instalado na Associação de Moradores Vila Elizabeth e Parque (Amvep), também serão oferecidas vagas de emprego e realizado encaminhamento de demandas. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, na avenida 21 de Abril, 792.
RS QUALIFICAÇÃO - Estão abertas as inscrições para interessados em participar do RS Qualificação. O programa oferece 328 vagas distribuídas em seis cursos (ver aqui), gratuitamente. As inscrições são on-line, por este site, e podem ser feitas até 27 de setembro, às 18h. É exigido Ensino Fundamental incompleto (5º ano). Os classificados serão divulgados em 4 de outubro, e as aulas presenciais começam em 21 de outubro, na unidade do Senai da avenida Assis Brasil, 8.450. Consulte o edital publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).
REGISTRO UNIFICADO - Cidadãos de Porto Alegre poderão fazer cadastros no Registro Unificado até 15 de setembro. O governo federal anunciou a prorrogação, por mais duas semanas, das solicitações do Auxílio Reconstrução. O benefício destina R$ 5,1 mil para as famílias que tiveram suas casas atingidas pela enchente. Pelo site, o cadastro pode ser feito neste link. Nos pontos físicos (veja aqui), os atendimentos têm início a partir das 9h.
IPTU - Os moradores de Porto Alegre afetados pelas enchentes de maio podem solicitar o cancelamento das parcelas do IPTU/TCL, assim como os profissionais autônomos e liberais que desejam a remissão e/ou crédito referente ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSTP). Para ambos os casos, os interessados devem preencher o formulário disponível nos sites do IPTU ou ISSTP, respectivamente, até o dia 31 de outubro. Para o IPTU, o formulário simplificado exige a inscrição do imóvel, que pode ser consultada no próprio site, CPF ou CNPJ do solicitante e dados de contato, como e-mail e telefone. Profissionais liberais e autônomos devem inserir o número da inscrição municipal e os demais dados pessoais e de contato. O pedido também pode ser encaminhado nas subprefeituras. São 17 estruturas que funcionam de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Confira aqui os endereços.
RECUPERAÇÃO FISCAL - Foi prorrogado o prazo de adesão ao Programa de Recuperação Fiscal – RecuperaPOA 2024. O período de negociação de dívidas está reaberto e prossegue até 27 de setembro. A adesão ao programa deve ser feita diretamente no site do RecuperaPOA. As condições para participar permanecem as mesmas definidas em maio deste ano. Contribuintes poderão obter um desconto de 98% nas multas de mora, multas por infração e juros de mora para o pagamento à vista de dívidas tributárias e não tributárias. Saiba mais.
AUDITOR-FISCAL - As inscrições para o concurso público de auditor-fiscal da Receita Municipal estão abertas até o dia 10 de setembro e podem ser efetivadas pelo site da www.fundatec.org.br. O edital foi publicado em edição do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) e visa ao provimento de sete vagas mais cadastro de reserva para o cargo. A taxa de inscrição é de R$ 264. As provas estão previstas para o dia 26 de janeiro de 2025.
RESIDÊNCIA MÉDICA - As inscrições para o processo seletivo de ingresso em Porto Alegre na Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde estarão abertas até 10 de outubro. São 12 vagas para o biênio 2025/2026 nas áreas de enfermagem, farmácia e odontologia, quatro para cada área de atuação. As inscrições estão disponíveis no site www.fundatec.org.br, onde consta o edital. O processo seletivo será realizado em uma única fase, com prova teórico-objetiva de caráter eliminatório e classificatório, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundatec. A data prevista para a realização da prova é 17 de novembro de 2024.
GRIPE - A vacina contra influenza (gripe) está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A ampliação do público foi definida pelo Ministério da Saúde. A campanha para os públicos prioritários prossegue, com expectativa de vacinar pelo menos 90% de cada um deles. A vacina protege contra as complicações causadas pelos vírus Influenza A H3N2 e H1N1 e B.
Andrea Brasil