Previsão de pautas: sexta-feira, 7 de abril

06/04/2023 15:47

PLANTÃO - Os órgãos municipais que desempenham serviços essenciais na Capital atuam em regime de plantão na Sexta-feira Santa, 7. Os serviços retomam o funcionamento normal na segunda-feira, 10. Saiba mais.

PAIXÃO DE CRISTO - Nesta Sexta-feira Santa, 7, acontece a 64ª edição da Paixão de Cristo do Morro da Cruz, zona Leste de Porto Alegre. A programação começa às 14h30 com missa no Santuário São José do Murialdo. A partir das 15h30, começa a encenação, seguida pela procissão e o auto de fé, com um grande elenco de artistas profissionais. Moradores do bairro também estarão no evento como soldados romanos e habitantes da Palestina. Alunos do bairro Restinga participarão da cena dos milagres de Cristo. O evento segue alinhado com a Campanha da Fraternidade 2023, com a temática “Fraternidade e Fome”. Saiba mais.

TRÂNSITO - A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que haverá alterações no trânsito nesta Sexta-feira Santa, dia 7, devido à procissão que sairá da Paróquia São José do Murialdo, às 16h, na Zona Leste. O trajeto será pela rua Primeiro de Março, entrando à direita na rua Santo Alfredo seguindo até o final. As vias serão liberadas aos poucos após início da procissão. O cruzamento entre as ruas Vidal de Negreiros e Primeiro de Março ficará em meia pista até sábado, 8 de abril. Haverá bloqueios nas esquinas das ruas Vidal Negreiros com Saldanha da Gama, Vidal de Negreiros com Vinte e Seis de Dezembro, Primeiro de Março com Martins de Lima, Primeiro de Março com Santa Maria, a partir das 8h, e na esquina da Santa Maria com Vinte e Seis de Dezembro a partir das 14h.

FEIRA DO PEIXE - A 243ª Feira do Peixe de Porto Alegre encerra-se neste dia 7 de abril, Sexta-feira Santa, no Largo Glênio Peres, Centro Histórico. A partir das 8h, a população poderá comprar pescados em cerca de 40 bancas, além de provar o tradicional peixe na taquara e degustar bolinho de peixe e peixe frito. As opções para o consumidor contam com duas feiras descentralizadas. A 21ª Feira do Peixe na Esplanada da Restinga e a 11ª Feira do Peixe de Belém Novo, no Extremo-Sul, também seguem até esta sexta. a expectativa é superar o número de vendas da edição anterior, que representou a retomada após dois anos de pandemia. Em 2022, as vendas dos pescados registraram 286.500 quilos no Largo Glênio Peres, 10.800 quilos na Esplanada da Restinga e 550 quilos em Belém Novo, totalizando 297.350 quilos com preço médio praticado de R$ 32,50 o quilo.

MERCADO PÚBLICO - As bancas do Mercado Público de Porto Alegre estão funcionando em horário estendido nesta semana. A expectativa é de grande movimentação nesta Sexta-Feira da Santa, principalmente de consumidores procurando pescados. Confira aqui os horários.

FEIRAS MODELO - A Unidade de Fomento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo informa que as feiras Mercadão do Produtor e Modelo não funcionarão nesta Sexta-Feira Santa, 7. No sábado, 8, as feiras ocorrem normalmente conforme o calendário disponível aqui. Veja as feiras sem operação neste dia 7 de abril.

QUADRILÁTERO CENTRAL - A obra do Quadrilátero Central, no Centro Histórico, terá uma pausa até domingo, 9, para não interferir nas vendas do comércio para a Páscoa. A decisão foi tomada em conjunto com a prefeitura, Sindilojas e comerciantes da região. Nesta semana, até quarta-feira, 5, os trabalhos acontecem nas ruas Otávio Rocha, General Vitorino e Voluntários da Pátria. A paralisação temporária não altera o cronograma de obras. Nos próximos dias, uma nova frente será aberta.

CÓDIGO DE LIMPEZA - O Código Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre completa nove anos de aplicação nesta sexta-feira, 7. A norma, Lei Complementar 728/2014, trouxe penalidades mais severas em comparação à lei que regrava a limpeza urbana desde os anos 90. Além dos serviços de limpeza, reciclagem e fiscalização, a prefeitura trabalha para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos. Em junho de 2022, foi lançado o movimento A gente vive. A gente cuida para chamar atenção e convidar os moradores a manterem a Capital limpa e cuidarem dos espaços públicos. Saiba mais.

CINEMA - A segunda parte do ciclo dedicado aos 90 anos de King Kong, intitulada Antes do Código, será exibida até quinta-feira, 13, na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085). No novo panorama do Universo Kong, serão apresentadas 16 obras realizadas em Hollywood entre 1930 e 1933, antes da aplicação com maior rigor da censura do Código Hays nos Estados Unidos. O valor do ingresso é R$ 16. A programação também apresenta uma edição especial do Projeto Raros, na sexta-feira, 7, às 19h30, com Madame Satã, obra de Cecil B. DeMille que inspirou o célebre transformista João Francisco dos Santos, figura icônica da vida noturna do Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. Entrada franca. Mais informações aqui.

ESTÁGIO - A prefeitura lançou edital de abertura para processo seletivo de estágio. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 13 de abril pelo site do Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (Ciee-RS). O documento com as vagas e demais informações estão publicadas em edição do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

PÁSCOA INDÍGENA - O Parque Harmonia recebe acampamento de indígenas vindo do interior do Estado para a páscoa tradicional dos povos originários. Até o dia 9 de abril, os kaingangs irão expor, das 7h às 20h, o artesanato produzido por eles com elementos naturais. São artigos em cerâmica, cestaria e arte plumária, entre outros, que promovem a valorização da cultura da etnia e fortalecem as comunidades. Os produtos serão expostos e comercializados no Parque Harmonia e no Centro Histórico (na região da rua dos Andradas e Praça da Alfândega). A atividade é realizada por uma comissão composta pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o Conselho Estadual dos Povos Indígenas e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

 

Gilmar Martins