Previsão de pautas: sexta-feira, 9 de junho

09/06/2023 08:31

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta sexta-feira, 9, com a vacinação contra Covid-19 e gripe (Influenza) em Porto Alegre. O público apto a receber a vacina bivalente inclui pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades que têm 12 anos ou mais, com deficiência permanente de 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo, ou seja, que tenham feito pelo menos duas doses anteriormente. São 33 locais aplicando o imunizante. Saiba mais.

HIP HOP - A prefeitura formaliza nesta sexta-feira, 9, a autorização de uso do imóvel que abriga o Instituto Cultural Cohab É só rap. O ato de assinatura do Termo de Permissão de Uso (TPU) Não Oneroso, que assegura a continuidade das ações culturais da organização, acontece às 11h, na sede da instituição - rua Wolfram Metzler 197, no bairro Rubem Berta. A ocupação do imóvel está condicionada à continuidade da prestação de serviços de interesse público voltados à população jovem da Zona Norte da capital, a partir de manifestações culturais ligadas ao movimento hip hop, como oficinas de rap e grafite. 

QUADRILÁTERO - A obra do Quadrilátero Central, no Centro Histórico, terá uma pausa desta sexta-feira, 9, a segunda-feira, 12, para não interferir nas vendas do comércio para o Dia dos Namorados. A decisão foi tomada em conjunto com a prefeitura, Sindilojas e comerciantes da região. A paralisação temporária não altera o cronograma de obras. Nos próximos dias, uma nova frente será aberta. 

CADÚNICO - O Sistema do Cadastro Único (CadÚnico) estará indisponível em todo o país nesta sexta-feira, 9. Entre os dias 8 e 11, os sistemas do CadÚnico e Cadastro Nacional de informações Sociais (Cnis) serão integrados. O objetivo é qualificar as informações de quem tem renda identificada no Cnis de maneira mais rápida e eficaz. De acordo com a coordenação de Gestão de Benefícios e Cadastro Único da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), o atendimento volta ao normal na segunda-feira, 12, em todos os postos descentralizados de Porto Alegre, porém com atendimentos reduzidos. Para acompanhar as informações e horários de agendamentos on-line, acesse aqui

SALA DO EMPREENDEDOR - Nesta sexta-feira, 9, após o feriado de Corpus Christi, os atendimentos da Sala do Empreendedor serão somente on-line. A medida segue decreto do Governo do Estado em que determina ponto facultativo, tendo em vista que a Sala está localizada no prédio da Junta Comercial do RS. Demandas podem ser encaminhadas para os e-mails salaempreendedor@portoalegre.rs.gov.br e alvara@portoalegre.rs.gov.br. Braço de apoio aos empreendedores, a unidade faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET). O atendimento presencial retorna na segunda-feira, 12, das 10h às 16h, mediante agendamento no link prefeitura.poa.br/carta-de-servicos/sala-do-empreendedor. A Sala fica na avenida Júlio de Castilhos, nº 120 (térreo), Centro Histórico.

VAGAS TEMPORÁRIAS - A nova edição da Pesquisa de Origem e Destino de Porto Alegre (Edom) tem 40 vagas abertas para pesquisadores e supervisores de campo. A contratação fica a cargo do consórcio formado pelas empresas Concremat, GPO e Certare, vencedor da licitação. A vaga é temporária, com duração de seis meses, e tem início de trabalho previsto para o dia 20 de junho. Todos os pesquisadores passarão pela etapa de treinamento - os interessados devem enviar currículo para o e-mail rh@certare.com.br até esta sexta-feira, 9. Os pesquisadores devem ter perfil comunicativo e possuir habilidade com smartphones e tablets. Será considerado como diferencial já ter participado de pesquisa de campo na área de mobilidade urbana.

IPTU - Os proprietários de imóveis de Porto Alegre já podem conferir o número de notas fiscais de serviço atribuídas ao seu número de CPF e acompanhar o placar que garante desconto máximo para o IPTU Digital 2024. No site, é possível visualizar quantas notas já foram tomadas desde dezembro de 2022 e qual a porcentagem de redução que já atingiu para o próximo ano fiscal. O acesso no site é realizado através da conta gov.br. São aceitas notas emitidas entre os dias 1º de dezembro de 2022 e 30 de novembro de 2023.

ACAMPAMENTO FARROUPILHA - Os piquetes interessados em participar do Acampamento Farroupilha 2023 no Parque Harmonia devem realizar suas inscrições até o dia 13 de junho. É necessário apresentar o alvará 2022, a ata da eleição da patronagem atual e uma cópia impressa do projeto cultural com o tema revolução de 1923, no Centro Municipal de Cultura (avenida Erico Veríssimo, 307, bairro Cidade Baixa), das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Neste ano, a programação será entre os dias 1º a 20 de setembro - a construção dos piquetes inicia-se no mês anterior, em agosto. O Acampamento Farroupilha 2023 será realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), em parceria com a GAM3 Parks.

CAMPANHA DO AGASALHO - A Prefeitura de Porto Alegre realiza a Campanha do Agasalho e do Alimento 2023. A iniciativa, liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama (GPD), pretende incentivar doações para auxiliar famílias em vulnerabilidade social da Capital na época mais fria do ano. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, funcionam postos de coleta no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico) e no Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157 – Centro Histórico). Em dias úteis e também nos finais de semana, há pontos de coleta no Zaffari Otto (avenida Otto Niemeyer, 601 – Tristeza), Zaffari Hípica (avenida Juca Batista, 4255 – Hípica), Zaffari Centerlar (avenida Sertório, 8000 – Sarandi) e Zaffari Fernando Machado (rua Cel. Fernando Machado, 860 - Centro Histórico).

BANCO DE SANGUE - O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) precisa de doações de sangue para reabilitação de pacientes, que podem ser feitas novamente nas instalações da instituição. Para realizar a doação, as pessoas devem preferencialmente fazer agendamento prévio pelo telefone 51 99531-0585 (WhatsApp). O setor funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº - Bom Fim. Tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia. 

PORTO + CRIATIVA - Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto Porto + Criativa, que acontecerá no bairro Restinga no período de 19 a 23 de junho. Serão cinco dias de aulas presenciais, das 19h às 22h, na Escola de Samba Estado Mario da Restinga (Estrada João Antônio Silveira, s/nº). Podem participar jovens negros a partir de 18 anos, residentes na Restinga. O curso visa contribuir com a inclusão, autonomia financeira, geração de renda e fortalecimento da autoestima de cada um através do empreendedorismo.

CONSELHO TUTELAR - Estão abertas até 14 de junho as inscrições de candidatos às eleições do Conselho Tutelar de Porto Alegre. Os interessados devem cumprir com os requisitos previstos na Lei 628/2009. As inscrições podem ser feitas neste link. A homologação das candidaturas será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) em 3 de julho, com realização da prova em 23 de julho. As eleições vão ocorrer no dia 1º de outubro. Neste ano, o processo será digital, com um ambiente eletrônico desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). O edital pode ser conferido aqui.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes