Previsão de pautas: terça-feira, 16 de agosto

16/08/2022 08:29

COVID-19 - A partir desta terça-feira, 16, a prefeitura amplia o público apto à segunda dose de reforço (quarta dose) contra a Covid-19. A vacina estará disponível para todas as pessoas com comorbidades com idades entre 18 e 32 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. Neste público, poderão ser utilizadas as doses da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da dose aplicada anteriormente. Entre as comorbidades elegíveis estão diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial (resistente, em estágio 3, ou estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo), doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, doença renal crônica, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, pessoas vivendo com HIV, hemoglobinopatias, obesidade mórbida, Síndrome de Down e cirrose hepática. Saiba mais

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará em quatro bairros durante a semana, sempre das 9h às 15h. Além do rolê de vacinação infantil contra Covid-19, a equipe ainda vacina adultos. Também haverá imunização contra gripe (Influenza) para todos os públicos (crianças a partir de 6 meses de idade). Nesta terça-feira, 16, o ônibus estaciona no Terminal Triângulo da Assis Brasil (avenida Assis Brasil, s/nº, bairro Sarandi). Contra a Covid-19, haverá primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos, além de primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos.

QUADRILÁTERO CENTRAL - Devido à chuva, ficou para esta terça-feira, 16, o início de uma nova etapa das obras do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de substituição de redes no Quadrilátero Central, na rua dos Andradas. A partir desta terça, com o bloqueio da Andradas, entre a rua Mal. Floriano Peixoto e a Dr. Flores (sem o fechamento dos cruzamentos), a Gen. Vitorino será liberada e receberá o desvio das lotações. O novo itinerário será via Praça Parobé e rua Gen. Vitorino até a Praça Dom Feliciano. Também serão liberadas a Marechal Floriano Peixoto e Vigário José Inácio, entre Gen. Vitorino e Salgado Filho. As linhas que têm alteração de itinerário são 40.42- Petrópolis/ Irmãos Marista; 50.2- IAPI/Auxiliadora; e 50.3 - Mont’ Serrat.

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou serviço nesta terça-feira, 16, na Zona Sul da cidade. A programação poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos. Parte do bairro Vila Nova ficará desabastecida para interligação de novas redes e cortes de redes antigas na av. Monte Cristo. O serviço inicia-se às 9h e a previsão para restabelecer o abastecimento é na noite do mesmo dia.

CADASTRO ÚNICO - A partir desta terça-feira, 16, será possível agendar on-line o atendimento para o Cadastro Único em Porto Alegre por meio do site 156web e portal Acesso POA. A iniciativa vale apenas para a unidade localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) – avenida João Pessoa, 1105, bairro Farroupilha.

TRI ESCOLAR - A prefeitura realiza força-tarefa para atualização do Cartão TRI Escolar de cerca de 20 mil estudantes que renovaram ou fizeram a primeira via do cartão junto a sua entidade estudantil. O calendário prevê que a atualização seja feita de acordo com o aniversário dos estudantes. Nesta terça-feira, 16, os nascidos em maio devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Educação (rua dos Andradas, 686) ou no Posto de Atendimento do Terminal Triângulo (avenida Assis Brasil, s/n), entre 8h e 17h30. 

ESCORPIÃO - Profissionais da Unidade de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde participam na terça-feira, 16, da palestra Escorpionismo, um problema de saúde pública, na Factum Ensino Técnico e Faculdade (Largo João Amorim de Albuquerque, 60 - Centro Histórico). A palestra, que começa às 8h30, terá a presença da bióloga Fabiana Ninov, que atuou na vigilância do escorpião amarelo na diretoria de Vigilância em Saúde. O bairro é o que concentra o maior número de ocorrências de visualização do animal na cidade.

MÚSICA NO PAÇO - Uma nova edição de recitais no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10) irá ocorrer nesta terça-feira, 16, às 18h. A entrada é franca. A apresentação, que integra as comemorações dos 250 anos de Porto Alegre, tem apoio e curadoria da Casa da Música. Participam  o duo formado pelo flautista Rafael Marques e pela violonista Amanda Carpenedo, além do pianista Pedro Souza. A entrada é franca. No repertório, composições de Astor Piazzolla, César Guerra-Peixe, Salomão Habib e Celso Machado. 

PROCEMPA - As inscrições para o concurso da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) foram prorrogadas até as 12h da próxima quarta-feira, 17. A seleção é para 42 profissionais e cadastro reserva em áreas tecnológicas e administrativas. A prova será no dia 25 de setembro. As vagas são para candidatos com ensino superior completo e o salário é de R$ 8.181,47, mais benefícios. O edital completo e mais detalhes da seleção podem ser acessados aqui. A taxa de inscrição é de R$ 120. Clique aqui, para realizar a inscrição.

PLANO DIRETOR - A participação dos cidadãos nas discussões da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre é fundamental para definição do desenvolvimento da Capital. O instrumento é a principal lei do município que planeja o crescimento urbano. Uma das formas de participar é pela consulta pública on-line aberta ao público. O questionário traz uma série de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados. Para responder o questionário é necessário acessar o link.

MULTIVACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue até 9 de setembro com a campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos, em 123 unidades de saúde. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação do público não vacinado ou com esquema incompleto de doses do calendário oficial brasileiro, de acordo com a faixa etária. Também é realizada campanha de vacinação contra poliomielite dirigida a crianças entre um ano e cinco anos incompletos. O Dia D de mobilização nacional está programado para 20 de agosto. Saiba mais

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo após o fim da campanha nacional, a oferta da imunização em Porto Alegre será mantida até o final dos estoques das doses. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação em 123 unidades de saúde, no Shopping João Pessoa e no Shopping Lindoia. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes