Covid-19: Capital libera quarta dose para pessoas com comorbidades de 18 a 32 anos

16/08/2022 08:39

A partir desta terça-feira, 16, a prefeitura amplia o público apto à segunda dose de reforço (quarta dose) contra a Covid-19. A vacina estará disponível para indivíduos com idade de 18 a 32 anos com comorbidades. A medida segue orientação do novo Informe Técnico da Campanha de Imunização contra a Covid-19, divulgado na ultima sexta-feira, 12, pela Secretaria Estadual da Saúde, que recomenda aos municípios ampliar a vacinação com a segunda dose de reforço para as pessoas com comorbidades, que são doenças crônicas que comprometem a imunidade.

A quarta dose estará disponível para todas as pessoas com comorbidades com idades entre 18 e 32 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. Neste público, poderão ser utilizadas as doses da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da dose aplicada anteriormente.

Entre as comorbidades elegíveis estão diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial (resistente, em estágio 3, ou estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo), doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, doença renal crônica, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, pessoas vivendo com HIV, hemoglobinopatias, obesidade mórbida, Síndrome de Down e cirrose hepática. A listagem completa das comorbidades e as recomendações de documentos comprobatórios estão disponíveis aqui.

Crianças - A vacinação para crianças a partir de três anos irá ocorrer em 20 unidades de saúde, sendo oito com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, IAPI, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza) e Lindoia Shopping (até as 16h). Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais.

Adultos - A vacinação para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 33 locais: no Shopping João Pessoa e Lindoia Shopping (até as 16h) e em 31 unidades de saúde - nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

Gripe - Já a vacinação contra a gripe estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde, no Shopping João Pessoa e no Lindoia Shopping.

Vacinação contra a Covid-19 para crianças

PÚBLICOS

Primeira dose: crianças a partir de 3 anos

Segunda dose: crianças vacinadas com Coronavac/Butantan e Pfizer/BioNTech há pelo menos 28 dias e 8 semanas, respectivamente

Onde: Lindoia Shopping (até as 16h) e 20 unidades de saúde

Endereços e horários: confira no link

Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança no momento da vacinação deve apresentar autorização. No caso de crianças imunocomprometidas, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Vacinação contra a Covid-19 para adultos

PÚBLICOS

Primeira dose: pessoas com 12 anos ou mais

Segunda dose: pessoas vacinadas com Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Janssen há pelo menos oito semanas e com Coronavac/Butantan há 28 dias

Terceira dose: pessoas a partir de 12 anos vacinadas há, pelo menos, quatro meses

Quarta dose: pessoas a partir de 33 anos e profissionais de saúde e de apoio à saúde a partir de 18 anos vacinados há, pelo menos, quatro meses, pessoas com comorbidades com idade entre 18 e 32 anos

*Pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos devem receber uma dose adicional 2 meses após o esquema primário

Onde: Shopping João Pessoa e Lindoia Shopping (até as 16h), 31 unidades de saúde

Endereços e horários: confira no link

Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. Profissionais de saúde devem apresentar comprovante de vínculo com o conselho de classe. Novos profissionais de apoio à saúde devem apresentar declaração impressa de vínculo com o serviço, carteira ou contrato de trabalho e ficha CNES do serviço de saúde. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

 

Andrea Brasil