Previsão de pautas: terça-feira, 16 de fevereiro

15/02/2021 16:00

VACINAÇÃO - Com base nos excelentes resultados da vacinação em idosos acima de 85 anos nos últimos quatro dias em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anuncia que ampliará a vacinação para a faixa etária de 83 a 84 anos a partir desta terça-feira, 16. A vacina está garantida para todo o público desta faixa etária, independente do horário de chegada na unidade. Avaliando os estoques, a SMS constatou que poderá disponibilizar doses também para quem tem 83 e 84 anos, público alvo estimado em 7 mil pessoas na Capital. A vacinação nesta terça, das 8 às 17h, será realizada em nove unidades de saúde e no drive-thru do hipermercado Big Sertório. Para receber a vacina, é preciso apresentar um documento de identificação com CPF e comprovante de residência.

TRANSPORTE COLETIVO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que, nesta terça-feira, 16, o transporte coletivo circula com tabela de sábado. Os horários não foram alterados no fim de semana e nesta segunda-feira, 15, mas em razão da baixa demanda registrada nos últimos dias, a operação será reduzida. Os horários de sábado representam 60% da oferta de um dia útil e atendem a demanda de passageiros. Os usuários podem consultar os horários no site da EPTC e a localização da sua linha, em tempo real, na função GPS do aplicativo Tri.

EMPREGOS - A unidade do Sine Municipal na av. Sepúlveda, esquina com Mauá, atenderá normalmente das 8h às 17h nos dias de Carnaval, 15 e 16, segunda e terça. A semana começa com 103 vagas disponíveis no Sine para retirada de cartas para entrevista. O destaque é para uma vaga de ensino superior de assistente social, além de 12 vagas para armador de ferros e nove para ajudante de eletricista. O Sine Municipal disponibiliza o agendamento eletrônico para atendimento. Retirada de cartas de encaminhamento para entrevistas de emprego e Seguro desemprego podem ser agendados aqui. O interessado pode também retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play.

CORREDORES - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que nesta terça-feira, 16, a avenida Edvaldo Pereira Paiva, na Orla do Guaíba, e os corredores de ônibus, normalmente utilizados para o lazer aos domingos, terão trânsito normal de veículos e do transporte coletivo. Nesses locais, não será permitida a circulação de pedestres e ciclistas. A medida se dá em razão de que a terça-feira de Carnaval será considerada dia útil na Capital, conforme anunciado pela prefeitura.   

ALERTA METEOROLÓGICO - A Defesa Civil de Porto Alegre alerta para possibilidade de pancadas de chuva, rajadas de vento, trovoadas e queda de granizo, nesta terça-feira, 16, com início às 8h e término previsto para as 20h. O volume de chuva estimado é entre 20mm e 30mm, podendo chegar a 50mm, e as rajadas de vento poderão ter a velocidade entre 40 e 60km/h. O alerta é preventivo e feito com base nas informações emitidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a faixa Leste da região Sul do país, afetando cidades gaúchas, catarinenses e paranaenses. O evento climático poderá interferir na mobilidade e rotina da população de Porto Alegre.

SEGURANÇA - A prefeitura irá reforçar e intensificar a fiscalização nesta terça-feira, 16, e quarta-feira de carnaval, 17. Os agentes estarão nas ruas, principalmente, à noite para evitar festas clandestinas e aglomerações. A prefeitura também não fará ponto facultativo, mantendo expediente regular de segunda a quarta-feira. Não haverá desfile de escolas de samba nem blocos de rua. O efetivo da Guarda Municipal será reforçado e contará com apoio de agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Brigada Militar. O prefeito ainda destacou o apoio do Estado nas ações.

VARIANTE - Profissionais de saúde de Porto Alegre foram informados, mediante emissão de Alerta Epidemiológico, sobre a suspeita de circulação da nova variante de Atenção (VOC) do novo coronavírus (SARS-CoV-02) na cidade. No documento, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) enfatizam a importância de profissionais de saúde estarem atentos para atendimento de pacientes com sintomas compatíveis com Covid-19 que sejam provenientes de regiões que possuem transmissão comunitária de Variantes de Atenção (VOC) do Sars-Cov-2. Nesta semana, técnicos visitam os hospitais Vila Nova e Clínicas para realizar vistoria com o objetivo de avaliar as medidas que estão sendo empregadas pelos serviços para prevenir a disseminação intra hospitalar da variante P1. Os dois hospitais têm, entre os pacientes, pessoas residentes no Norte do Brasil, que foram enviadas para continuidade do tratamento em Porto Alegre.   

TRI SOCIAL - Os beneficiados que ainda não retiraram o TRI Social terão mais duas semanas para buscar o cartão. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, junto com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), decidiu prorrogar o prazo até 26 de fevereiro. O TRI Social permite que famílias em situação de vulnerabilidade social façam viagens no transporte coletivo da cidade gratuitamente até o término do crédito de 44 viagens mensais. A entrega é feita, exclusivamente, no Ginásio Tesourinha (avenida Erico Verissimo, s/nº - próximo à avenida Ipiranga), das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Podem fazer a retirada as pessoas que se encontram na primeira faixa do Bolsa Família, cadastradas no CadÚnico e as que têm renda familiar de até R$ 89,00 mensais por pessoa. 

PAINÉIS ELETRÔNICOS - As novas placas de identificação de rua de Porto Alegre terão a partir de agora uma novidade: a instalação de painéis eletrônicos para publicidade. A autorização foi emitida pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), após parecer técnico da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Os equipamentos poderão ser instalados em 4,4 mil esquinas previstas no contrato de concessão para receber os conjuntos de toponímicos. Os equipamentos poderão veicular conteúdos em movimento, o que deverá ser utilizado para anúncios publicitários.

PAÇO MUNICIPAL - A prefeitura abriu chamamento público para empresas ou pessoas físicas interessadas em doar serviços que viabilizem a reforma e melhoramento da Praça Montevidéu e do entorno do Paço Municipal. O edital com o regramento foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) e ficará disponível até 31 de março na seção de editais e anexos da página da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP). O documento prevê o reposicionamento e pintura do gradil existente, um novo paisagismo e sistema de irrigação, a retirada de inço da pedra portuguesa, pintura de refletores e postes de iluminação, intervenções na fonte para o seu funcionamento e do ladrilho hidráulico deteriorado no entorno da fonte.

TRIBUTOS - A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), disponibiliza mais uma alternativa para a quitação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e outros tributos municipais: o pagamento pelo cartão de crédito. O contribuinte, pessoa física ou jurídica, pode usar esse recurso para fazer o pagamento à vista ou parcelado em até 12 vezes. Poderão ser utilizados no pagamento os cartões Visa, Mastercard, Elo, American Express e Hipercard. Além da opção on-line para débitos do IPTU 2021, e neste link para dívidas a serem parceladas (todos os valores inscritos em Dívida Ativa e em cobrança administrativa), os contribuintes podem realizar o pagamento via cartão de crédito de forma presencial para qualquer débito na Loja de Atendimento da Fazenda.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE - Diante das dificuldades para contemplar com justiça e segurança as diversas categorias de profissionais de saúde no processo de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Porto Alegre decidiu suspender a programação de vacinação prevista para o Centro de Saúde IAPI. A imunização continua acontecendo nos hospitais que receberam doses para suas equipes. O objetivo é executar a ação só quando houver plenas condições de transparência, para garantir vacinação com critérios claros de seleção, que eliminem qualquer possibilidade de favorecimentos, como os chamados fura-filas. A Secretaria Municipal da Saúde fará um intenso trabalho com as entidades de classe para determinar um processo adequado de seleção e estabelecer um novo cronograma de vacinação.

ATELIER LIVRE - Para fomentar descobertas e experimentações artísticas, mesmo estando com as atividades presenciais suspensas, o Atelier Livre Xico Stockinger abre as inscrições para mais uma temporada de cursos on-line. As aulas terão início a partir da segunda quinzena de março. Estão disponíveis 15 cursos em diversas modalidades, como pintura, performance, papietagem, desenho, além de aulas teóricas. Entre os professores estão instrutores da instituição e artistas visuais atuantes em Porto Alegre, selecionados no edital realizado pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) em fevereiro de 2020.  Veja aqui a relação de cursos do 1º semestre.

IDOSOS ACAMADOS - A Prefeitura de Porto Alegre reforça à população a facilidade dos canais digitais de atendimento para a solicitação da vacina contra a Covid-19 em domicílio para idosos acamados: o 156Web-Conecta Cidadão, com acesso pela Central do Cidadão, no site da prefeitura (prefeitura.poa.br), e o aplicativo #EuFaçoPOA, para celulares e tablets. As ferramentas são uma alternativa mais rápida que o telefone 156 e agora contam com um espaço exclusivo para registrar e encaminhar a demanda, facilitando a visualização. Não há filas, o número do protocolo é expedido na hora e o acompanhamento é feito on-line, no próprio 156Web, que oferece ainda o serviço de chat para dúvidas, e o App #EuFaçoPOA. Outra alternativa é o WhatsApp pelo número (51) 99388-0881. No momento, a vacina pode ser solicitada em domicílio para idosos acima de 60 anos que estejam acamados, com dificuldade de locomoção por deficiência ou imunossuprimidos e para os idosos residentes em instituições.

FAIXA REVERSÍVEL - A faixa reversível da João de Oliveira Remião, na Lomba do Pinheiro, voltou a operar nesta semana. A mudança de sentido para melhorar o fluxo ocorre das 6h30 às 8h30, do Beco Do Davi até a av. João de Oliveira Remião, e prioriza o sentido bairro ao Centro. A inversão deixou de ser feita em 24 de dezembro do ano passado em razão do movimento reduzido registrado durante o período. No entanto, em razão do comportamento atípico, mais intenso do que o normal registrado no mesmo período em outros anos, a operação foi antecipada em duas semanas. Estava prevista para o início do ano letivo, 22 de fevereiro. Agentes monitoram o trânsito na região para orientar motoristas e melhorar a fluidez do trânsito. 

VACINÔMETRO - Para garantir a transparência dos dados relacionados ao enfrentamento da pandemia em Porto Alegre, a prefeitura disponibiliza o vacinômetro para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19. O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado por este endereço eletrônico. A ferramenta apresenta a soma de doses da Coronavac registradas no sistema de informações, público-alvo das fases da campanha, porcentagem do público-alvo vacinado para a fase atual da campanha e gráficos com doses administradas diariamente e registradas, além de número acumulado de doses administradas. Os dados são atualizados a cada hora a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde.

ÓLEO DE FRITURA - O correto descarte do óleo de fritura usado nas cozinhas é o tema do terceiro episódio da série “Faça por Você. Faça pela Cidade” no portal institucional do Município. Os vídeos, de curta duração, apresentam profissionais ensinando práticas simples para auxiliar nos cuidados com a cidade. Neste episódio a supervisora operacional do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Alessandra Nogueira Pires, ensina como descartar de forma ambientalmente correta este resíduo. O óleo de fritura usado nas cozinhas pode ser descartado em um dos pontos distribuídos na cidade para o recebimento deste resíduo. Por meio de um convênio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) com a empresa Ecológica, Porto Alegre conta hoje com 77 Postos de Entrega de Óleo de Fritura (PEOF). A lista pode ser acessada no site do DMLU.

CONSULTA PÚBLICA - A prefeitura ampliou o prazo da consulta pública para a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Interessados em contribuir para o aprimoramento do projeto poderão enviar suas sugestões até o dia 1º de março. A extensão do prazo foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Para participar, basta acessar o site antigo da SMP, preencher o formulário que está disponível e enviá-lo para o e-mail: consultasaneamento@portoalegre.rs.gov.br. Neste período também ocorrerá uma audiência pública. A concessionária que assumir os serviços deverá promover a redução das perdas totais da água de 40% para 25% e ampliar para 96% a coleta e tratamento de esgoto nos primeiros dez anos de contrato.

TRÂNSITO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa alterações no trânsito na região da avenida Sertório e da avenida Assis Brasi. Em razão da contrapartida do BIG da Sertório para melhorar o acesso e o fluxo de veículos, três ruas passam a ter sentido único: Serafim de Alencastro até a Dona Alzira; Zeferino Dias entre a rua Sylvio Sanson e a avenida Assis Brasil; e Dona Alzira entre Serafim de Alencastro e Assis Brasil. Para a alteração de sentidos, foram instaladas sinalização vertical e horizontal e mudanças semafóricas na região.

ESTACIONAMENTO ROTATIVO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que mais de 1 mil vagas de Área Azul entraram em operação. Os novos espaços de estacionamento rotativo foram instalados em seis regiões com intensa circulação de pessoas, comércio e serviços. Entre as novas zonas foi criada a Área dos Parques, que funcionará aos sábados, domingos e feriados, com sinalização diferenciada com uma faixa verde na placa e limite de quatro horas de permanência. Nas demais regiões, o tempo permitido para uso de uma vaga é de duas horas. A Área Azul já passou a ser cobrada nas regiões do Cristo Redentor, Passo D'Areia, ampliação do Moinhos de Vento, Área dos Parques Marinha e Farroupilha (Redenção). Com a ampliação, a Capital passa a contar com 6.786 vagas em trechos de Área Azul. Saiba mais

PROJETO VERÃO - Desenvolvido pela  Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), o Projeto Verão 2021 oferece à população da Capital, de forma gratuita, atividades físicas esportivas, recreativas e de lazer, para diferentes faixas etárias. São promovidas caminhadas orientadas em diferentes espaços de lazer da cidade. As caminhadas orientadas são realizadas na Orla Moacyr Scliar, no Parque da Redenção, na orla de Ipanema, na Praça Mascarenhas de Moraes, na Praça México e no Parque Moinhos de Vento, sempre às terças, quintas e sábados, das 8h30 às 11h30. As atividades recreativas no Lami estão programadas para acontecer aos sábados e domingos pela manhã.

MÁSCARA - A equipe de fiscalização da Prefeitura de Porto Alegre intensificou a fiscalização nas ruas, parques e praças para que os protocolos sanitários sejam cumpridos, em especial o uso de máscara. A maior rigidez é um alerta para que a população não relaxe nas medidas de prevenção à Covid-19. Quem não estiver utilizando a proteção individual, conforme estabelece o decreto 20.891/2021, poderá ser autuado, sofrendo penalidades como advertência ou até mesmo multa. Em ambos os casos, o infrator recebe um termo de infração pelos fiscais e agentes dos órgãos municipais. Viaturas da Guarda Municipal também voltam a circular nos próximos dias pelas ruas com alto-falantes alertando a população para a importância do uso de máscaras, distanciamento social e higienização como forma de evitar o contágio pelo novo coronavírus.

CULTURA - A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) está retomando gradualmente o atendimento presencial em parte de seus equipamentos culturais. O retorno das atividades ocorre após a publicação do Decreto 20.891, que estabelece protocolos sanitários gerais e setorizados de funcionamento de atividades para prevenção e enfrentamento do coronavírus (Covid-19). Veja aqui como vão funcionar o  Arquivo Histórico Moysés Vellinho, o Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio, o Centro Municipal de Cultura, a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, a Pinacoteca Ruben Berta, a Pinacoteca Aldo Locatelli, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo e a Casa Torelly.

DMAE - Após dez meses fechado devido à pandemia do coronavírus, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) reabriu, nesta semana, o Posto Comercial Centro, na rua José Montaury, 159. Com prioridade para idosos e intensificação de protocolos de saúde e segurança, logo na entrada haverá distribuição de senhas por ordem de chegada, álcool em gel para assepsia das mãos e aferição de temperatura. Além disso, cadeiras para espera dos atendimentos serão intercaladas, para facilitar o distanciamento. O posto estará aberto de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O Dmae pede a compreensão da população para que sigam utilizando os canais digitais e procurem o Posto Comercial apenas em casos de extrema necessidade, a fim de evitar aglomerações.

TRANSPORTE COLETIVO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa alterações na tabela do transporte coletivo. Os usuários podem consultar os horários atualizados no site da EPTC e a localização, em tempo real, no aplicativo do TRI. Saiba mais. Já estão em operação três linhas de ônibus para a região do Lami: 269.3 Praia Operação Veraneio (tabela horária aberta), 269.4 Operação Lami (tabela horária aberta) e Restinga/Lami (tabela horária cadastrada). A operação é realizada todos os anos para facilitar o acesso da população às praias da Zona Sul da Capital. Os itinerários seguem ativos até dia 28 de fevereiro. As linhas com tabela aberta não têm horário definido para saída. Quando se atinge número significativo de passageiros, conforme a demanda, ela parte do terminal.

JARDIM DO DMAE - O Jardim do Dmae, que estava.fechado desde março do ano passado por conta da pandemia, foi reaberto ao público com protocolos de distanciamento e uso de máscara. Com as novas regras, o acesso para books fotográficos e piquenique não será permitido por enquanto. O jardim está localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento (rua 24 de Outubro, nº 200, bairro Moinhos de Vento). A visitação estará aberta das 8h às 18h, de segunda a domingo. Permanecem suspensas temporariamente as visitações na Galeria de Arte do Dmae.

IPTU - O calendário de pagamento do IPTU 2021 de Porto Alegre começou em 1º de dezembro do ano passado, e a data para aproveitar o desconto de 10% oferecido pela prefeitura estendeu-se até 5 de janeiro. A data limite para o pagamento do tributo, sem desconto, é 8 de março. É possível pagar à vista ou de forma parcelada, em até 10 vezes. As guias de pagamento podem ser acessadas no site prefeitura.poa.br/iptu. Além do acesso ao documento, o site permite ver como foi calculado o imposto. As guias também são enviadas pelos Correios.

IDOSO E ESTUDANTES - Os cartões TRI de pessoas com 60 anos ou mais e de estudantes estão bloqueados nos picos da manhã e tarde, das 6h às 9h e das 16h às 19h. A determinação segue Decreto 20.889, publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Idosos que trabalham em atividades essenciais, residentes, estagiários, aprendizes e estudantes das áreas da saúde e educação podem continuar utilizando o cartão nos horários destacados. Usuários que atendam as exceções e que já solicitaram o desbloqueio para a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) no ano anterior seguem com a liberação de uso. Para liberação de bloqueios indevidos, a reativação deve ser solicitada pelos e-mails triidoso@eptc.prefpoa.com.br e triescolar@eptc.prefpoa.com.br. Estudantes devem anexar comprovante da atividade curricular obrigatória e idosos cópia do último contracheque.

MERCADO PÚBLICO - Com a publicação do Decreto 20.889, marcando a adesão do Município ao Sistema Estadual de Distanciamento Controlado, o Mercado Público passou a operar sem limite de ocupação e com 50% dos trabalhadores. Inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade, o Mercado Público oferece produtos e serviços em 106 estabelecimentos com um mix diferenciado de atividades, aberto de segunda a sábado. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre em 1979. O prédio já sofreu quatro incêndios (1912, 1976,1979 e 2013) e resistiu à grande enchente de 1941.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA - Os moradores de Porto Alegre receberam um canal de comunicação novo para tratar dúvidas sobre iluminação pública e solicitar atendimento. A prefeitura e a concessionária IP Sul lançaram o aplicativo Ilumina Poa, disponível para smartphones e tablets.  Ao identificar uma lâmpada apagada, por exemplo, basta o usuário abrir o aplicativo e confirmar a rua onde está o problema. Assim, a concessionária será notificada para que providencie atendimento. Além do aplicativo Ilumina Poa, disponível gratuitamente nas lojas virtuais dos sistemas Android e IOS, os moradores também podem solicitar atendimento por meio dos seguintes canais: 0800-0001740, com ligação gratuita; número 156 (opção 8), que redireciona a ligação ao atendimento da concessionária; 156Web – Conecta Cidadão, disponível no site da Central do Cidadão, no portal da prefeitura; site de serviço da concessionária IP Sul: ipsulpoa.cidadeiluminada.com.br.

TRI ESCOLAR - O processo de solicitação do TRI Escolar agora ficou mais rápido. Após a solicitação na entidade estudantil, o estudante irá entregar o comprovante da instituição de ensino direto nos postos de recargas e seu benefício será liberado na hora, com validade de recarga conforme o documento. Qualquer divergência no comprovante, a entidade estudantil irá entrar em contato solicitando novo documento. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) destaca que os usuários devem manter seu e-mail atualizado. Confira os procedimentos e prazos na resolução vigente para 2021, publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Na falta de representatividade da entidade estudantil, basta entrar em contato com a EPTC pelo e-mail: triescolar@eptc.prefpoa.com.br

ABRIGOS DE ÔNIBUS - A prefeitura reabriu o prazo para apresentação de propostas para a concessão dos novos abrigos de ônibus do município. Os interessados podem entregar o material em 17 de fevereiro, quando haverá a nova sessão de abertura dos envelopes. O aviso sobre o prazo foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), juntamente com correções referentes a alguns pontos do edital.  A futura concessão chegou a ter suas propostas conhecidas em 31 de outubro, com três interessados se apresentando, porém o Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou posteriormente que uma errata publicada dias antes deveria ter ensejado a reabertura dos prazos da licitação. Embora nenhuma das empresas participantes tenha solicitado a recontagem de prazos, a prefeitura optou por atender ao TCE e evitar mais uma batalha jurídica em torno do edital. O critério de julgamento da licitação é a maior oferta de abrigos, partindo de um mínimo de 1.144 abrigos em 813 paradas, podendo chegar ao máximo de 5.325 em 4.163 pontos.

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO - Todos os usuários do Sistema Único de Saúde de Porto Alegre já contam com o Prontuário Eletrônico Integrado do Cidadão, ferramenta digital disponível no aplicativo #EuFaçoPOA em que podem ser consultados os resultados de exames de imagem e laboratoriais, acompanhar a validade de medicamentos recebidos, bem como verificar os boletins de atendimento de consultas e internações hospitalares. O Prontuário do Cidadão foi criado pela prefeitura, numa parceria da Secretaria de Saúde com a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). Para validar seu celular, é necessário comparecer presencialmente a uma Unidade de Saúde portando documento de identidade oficial com foto. Também é preciso que o usuário esteja cadastrado no sistema E-Gov, do governo federal, visando à segurança dos dados.

SINE MUNICIPAL - A unidade do Sine Municipal oferece mais uma ferramenta de atendimento: o agendamento eletrônico. Retirada de cartas de encaminhamento para entrevistas de emprego e Seguro desemprego podem ser agendados por este link. Desde novembro, o agendamento estava em teste para o Seguro Desemprego. O atendimento presencial seguirá normalmente. Trata-se apenas de mais uma opção para agilizar o atendimento e evitar a  formação de filas ou a ida cedo da manhã até a unidade.A sede do Sine Municipal funciona entre 8h e 17h, na avenida Sepúlveda, esquina com a avenida Mauá, no Centro Histórico.

PINTURA - A Coordenação de Artes Plásticas (CAP) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) apresenta a exposição Judith Fortes: 70 anos depois. A mostra está aberta para visitação na Pinacoteca Aldo Locatelli (Praça Montevidéu, 10 – Paço dos Açorianos - Centro Histórico), de segundas as sextas-feiras, das 13h30 às 17h, até o dia 26 de fevereiro de 2021. A exposição também pode ser conferida pelas redes sociais da CAP: FacebookInstagram e site. A mostra reúne pinturas da artista Judith Fortes, pesquisadora de arte e feminismo, em especial no âmbito da história rio-grandense. A jornalista Rosane Vargas realizou um trabalho de prospecção de dados biográficos e levantamento de obras, documentos e depoimentos sobre esta pioneira na profissão de artista plástica.

PINACOTECA - A Coordenação de Artes Plásticas (CAP) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) apresenta a mostra Arte + Biografia – Tibério no Plural. A exposição marca o retorno das atividades da Pinacoteca Aldo Locatelli (Praça Montevidéu, 10 – Paço dos Açorianos, Centro Histórico) e estará aberta de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h, até 26 de fevereiro de 2021. Também poderá ser conferida virtualmente através do Facebook da CAP. Alguns nomes fundamentais para compreensão da história da arte moderna ainda permanecem completamente desconhecidos do grande público. É o caso de Wilson Tibério (1916-2005), pintor negro de origem humilde que desenvolveu uma trajetória com marcantes passagens pelo Rio de Janeiro, Paris e por diversos países do continente africano.

MAPA COVID-19 - Para apresentar com maior transparência os números da infecção pelo novo coronavírus e apoiar ações de combate ao avanço da pandemia na cidade de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde, pelo Observatório da Vigilância, lançou novos mapas com a localização dos casos de Covid-19 no município. Além de um mapa geral do território, são oferecidos outros 94 mapas, por bairros, com o intuito de apresentar uma análise espacial dos casos positivos na cidade. Na coleção de mapas dos bairros, são apresentadas informações como população, total de casos acumulado, histórico de casos nas últimas três semanas, semana de referência, taxa por 1.000 habitantes e localizador do bairro no município. O mapa geral de Porto Alegre também traz dados da semana de referência, total de casos geolocalizados, população do município e dos bairros (com o total de casos em cada bairro) e taxa de incidência por 100.000 habitantes. A atualização dos mapas será semanal.

PROJETOS SOCIAIS - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está com edital permanente de credenciamento aberto para organizações sociais civis (Oscs)  interessadas em firmar termo de fomento ou acordo de cooperação para projetos sociais a comunidades reassentadas ou de áreas em regularização fundiária. O cadastro ocorre em fluxo contínuo,  isto é, não tem prazo final para recebimento de documentação. O edital completo pode ser conferido neste link. Os documentos podem ser enviados pelo email credenciamento.OSC@demhab.com.br  A cada dia 5 do mês, sempre que houver novos credenciados, o Demhab publicará os nomes das instituições com cadastro aprovado. Após a publicação, o cadastro terá validade de 12 meses.

LEITOS HOSPITALARES - A Prefeitura de Porto Alegre disponibiliza um painel específico na internet sobre ocupação de leitos hospitalares das redes pública e privada do município. Diante do cenário de iminência de lotação de Unidades de Terapia Intensiva SUS e privadas, a Secretaria Municipal de Saúde apresenta o dashboard com atualização diária de dados de 17 hospitais que prestam atendimento a adultos e sete que atendem pediatria.

CONECTA CIDADÃO - A Prefeitura de Porto Alegre disponibiliza novo canal de atendimento aos usuários dos serviços públicos. É o Conecta Cidadão 156Web, que permite registrar demandas e acompanhar seu andamento por meio do site da Central do Cidadão, sem a necessidade de fazer uma ligação telefônica ou deslocar-se até os órgãos municipais. No mesmo ambiente é oferecido um espaço de bate-papo on-line (LiveChat), possibilitando ao cidadão conversar com um operador, solucionar dúvidas ou consultar informações a respeito do serviço buscado. Desenvolvido pela Secretaria de Transparência e Controladoria (SMTC) e a Procempa, o Conecta Cidadão 156Web tem atendimento gratuito, com funcionamento 24 horas nos sete dias da semana. Para utilizar o novo canal basta acessar a página do Conecta Cidadão 156Web, onde, após fazer um cadastro de identificação, o usuário é imediatamente redirecionado ao formulário de solicitação do serviço municipal e ao LiveChat.

TRANSPARÊNCIA - Acompanhar a situação da pandemia de Covid-19 ficou mais fácil com o ingresso de novas informações na plataforma de transparência dos dados sobre o novo coronavírus da Prefeitura de Porto Alegre. Os cidadãos podem consultar os números e gráficos referentes à evolução detalhada dos casos da doença. A ferramenta foi desenvolvida em parceria entre as secretarias municipais de Transparência e Controladoria e da Saúde. Os Painéis Transparência Covid-19 revelam o percentual de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da rede pública e privada - pacientes adultos, pediátricos e de serviços especializados.

CHATBOT - Diante da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Porto Alegre disponibiliza o chatbot “CoviBot POA” para esclarecer dúvidas sobre a Covid-19. A ferramenta de experiência interativa virtual, com perguntas e respostas previamente programadas, foi criada em parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Procempa e a empresa 4ALL - com a qual foi firmado um termo de cooperação técnica. O chatbot está disponível no site da prefeitura e usa como base dados do Ministério da Saúde e das secretarias de Saúde do Estado e do Município para tratar temas como transmissão, sintomas causados pelo vírus, entre outros tópicos. Para a consulta, basta acessar o ícone do médico no canto inferior direito da página. A plataforma também está sendo utilizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul para orientar a população.

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) segue recebendo doações de leite materno. O Ministério da Saúde desenvolveu protocolos que indicam a importância da doação, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Podem doar as mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre. O único impedimento é se a mãe estiver com sintomas gripais ou se caso tenha tido contato com pessoas com esses sintomas. Para fazer a doação, basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, ou pelo telefone 3289-3334.

BOLETIM COVID-19 - A Prefeitura de Porto Alegre faz a divulgação diária do Boletim Covid-19, em função da declaração de transmissão comunitária da doença na cidade, atualizando o número de casos na cidade. Os boletins serão lançados diariamente, no turno da noite, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O informativo apresenta orientações para profissionais de saúde, incluindo critérios para a coleta de exames e emissão de atestados médicos, resumo das medidas adotadas pela prefeitura e na cidade. Acesse a íntegra do boletim 

 

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes