Previsão de pautas: terça-feira, 17 de maio

17/05/2022 07:12

COVID-19 - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá manter a vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas a partir de cinco anos, em diferentes locais nesta terça-feira, 17. A vacinação para crianças de 5 a 11 anos irá ocorrer em 27 unidades de saúde, sendo nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais. A vacinação para a população adulta irá ocorrer em 25 locais: no Shopping João Pessoa e em 24 unidades de saúde - seis com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Saiba mais

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá programação diferenciada durante a semana. Nesta terça-feira, 17, o ônibus estaciona na garagem da Cia. Carris Porto-Alegrense, das 9h às 17h, para a vacinação de trabalhadores rodoviários contra a gripe e Covid-19. Na quarta, 18, o local será a garagem da Nortran, onde atenderá trabalhadores da própria empresa e também da Sopal, Navegantes e Vap, no mesmo horário. Os rodoviários que ainda não receberam a dose de reforço da Covid-19 deverão apresentar a carteira de vacinação para ter acesso à aplicação da dose complementar. O crachá da empresa deverá ser apresentado no ato do atendimento. 

OPERAÇÃO INVERNO - Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar polar vai trazer frio ao Brasil nesta semana. Em Porto Alegre, de terça-feira, 16, a quinta-feira, 19, podem ocorrer chuvas de intensidade moderada a forte, com atenção especial para possíveis ventos intensos e rajadas que poderão variar entre 60 e 100 quilômetros por hora. As máximas não passam de 17 graus e as mínimas podem atingir 8 graus. Devido à previsão de frio intenso, a prefeitura antecipou as ações da Operação Inverno, que oficialmente começa em 4 de junho. Equipes estarão nas ruas até as 22h fazendo abordagem para encaminhar pessoas em situação de rua para albergues, abrigos e pousadas. Em caso de necessidade, serão disponibilizadas mais 140 vagas em pousadas e uma retaguarda com dez paróquias da Arquidiocese da Capital, com dez vagas em cada uma. 

CIDADE LIMPA - A programação dá 17ª Semana Cidade Limpa prossegue nesta terça-feira, 17. Às 9h, será montado um estande com maquetes de unidade de triagem e de composteira caseira no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico. No local, até as 17h, serão oferecidas explicações sobre o funcionamento das usinas de reciclagem e a correta separação dos resíduos, mostrando exemplos de materiais recicláveis. Um garrafão com estrutura feita em metal, o chamado Papa Resíduo, será o destaque da atividade. Às 15h, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) levará 15 prefeitos de praças da Capital para conhecer o trabalho na unidade de triagem Vila Pinto (avenida Joaquim Porto Vilanova, 143, bairro Bom Jesus), onde também é cultivada uma horta comunitária. O objetivo é sensibilizar sobre a importância da separação dos resíduos para o meio ambiente e para geração de renda dos 600 trabalhadores das unidades.  

ÁGUA - Nesta terça-feira, 17, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza uma interligação de redes de água para a obra do Hospital Vila Nova. O trabalho acontece na avenida Monte Cristo, 42, esquina da rua Catarino Andreatta, com interrupção no abastecimento, a partir das 9h, para uma parte do bairro Vila Nova, na Zona Sul. A previsão é que a água retorne à noite. A programação poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Chácara do Primeiro (Partenon), Parque Santa Anita (Nonoai), Alto Erechim (Nonoai), Cristal (Cristal) e Pedreira Sul (Cristal) nesta terça-feira, 17. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

MÚSICA NO PAÇO - A Prefeitura de Porto Alegre, com o apoio e curadoria da Casa da Música, promove uma nova edição do recital Música no Paço Municipal (Praça Montevidéo, 10 - Centro Histórico) nesta terça-feira, 17. Realizado sempre na terceira terça-feira de cada mês, nesta edição recebe o pianista Fernando Rauber e como convidado o clarinetista Eliseu Rodrigues. Também integra o recital o Quarteto Barbershop. A apresentação começa às 18h e tem entrada franca. 

GRIPE -  Crianças entre cinco e nove anos e pessoas com 55 anos ou mais já podem ser vacinadas contra a gripe em Porto Alegre, pelo Sistema Único de Saúde. Crianças entre cinco e nove anos devem ter intervalo mínimo de 15 dias entre a dose da vacina contra gripe e a vacina contra Covid-19. Adultos não precisam respeitar este intervalo. A campanha de vacinação contra influenza prossegue até 3 de junho. Em Porto Alegre, 124 unidades de saúde oferecem a imunização. Os grupos em atendimento passam a ser os seguintes: crianças de seis meses a 9 anos, adultos a partir de 55 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, trabalhadores portuários e do transporte, pessoas privadas de liberdade, profissionais da educação, pessoas com comorbidades, povos indígenas e integrantes das Forças Armadas e da segurança e salvamento. Nas mesmas 124 unidades de saúde também é realizada a vacinação contra o sarampo.

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico) e mais 15 pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

EMPREENDEDORISMO - Estão abertas as inscrições gratuitas em curso prático de Empreendedorismo, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda,  em parceria com a Besouro Agência de Fomento Social  e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismos e Lazer (SMDET). As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de maio, no site do projeto ou de forma presencial na unidade municipal do Sine (av. Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico). Os alunos vão desenvolver o conceito de produto/serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos. Totalmente gratuito, o curso será realizado de 23 a 27 de maio, das 19h30 às 22h30, de forma presencial na sede da Escola de Samba Estado Maior da Restinga (av. João Antonio Silveira, Restinga). 

CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) abriu inscrições para contratação temporária de fresador, operador de máquinas especiais, soldador industrial, montador eletromecânico e técnico industrial. O processo simplificado terá validade de 180 dias a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. Informações sobre as atribuições, carga horária, remunerações e outras podem ser acessadas no site. O período de inscrições vai até as 18h do dia 19 de maio. O formulário de inscrição pode ser acessado aqui

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes