Previsão de pautas: terça-feira, 24 de maio

24/05/2022 08:28

COVID-19 - A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS), irá manter a vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas a partir de cinco anos, em diferentes locais, nesta terça-feira,  24. A vacinação para crianças de 5 a 11 anos irá ocorrer em 26 unidades de saúde, sendo nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais. A vacinação para a população adulta irá ocorrer em 23 locais: no Shopping João Pessoa e em 22 unidades de saúde - seis com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Saiba mais

LICENÇAS URBANÍSTICAS - O prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, apresentam nesta terça-feira, 24, às 15h30, no Instituto Caldeira, o novo modelo automatizado do Licenciamento Expresso. A partir de agora, obras da construção civil com baixo e médio impactos urbanísticos e projetos protocolados corretamente terão a licença autorizada em 24 horas. A agilidade na aprovação do “Alvará de Construção” vai facilitar a instalação de novos negócios na cidade.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com programação diferenciada durante a semana. Nesta terça-feira, 24, o ônibus estará na garagem da empresa Sudeste, das 9h às 17h, para a vacinação de trabalhadores rodoviários contra a gripe e Covid-19. Na quarta, 25, o local será a garagem da VTC, onde atenderá trabalhadores da própria empresa e também da Trevo, Belém Novo e Tinga, no mesmo horário. Os rodoviários que ainda não receberam a dose de reforço da Covid-19 deverão apresentar a carteira de vacinação para ter acesso à aplicação da dose complementar. O crachá da empresa deverá ser apresentado no ato do atendimento. 

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza interligação de redes de água na avenida Teresópolis, 2.266, nesta terça-feira, 24,  a partir das 9h. O serviço causa o desabastecimento em parte dos bairros Teresópolis e Glória. A previsão é normalizar à noite. Os bairros Santa Tereza (parte), Cristal (parte) e Nonoai (parte) terão o abastecimento de água suspenso por causa da desativação de uma rede de 200mm de diâmetro e de um entroncamento na rua Cruzeiro do Sul, 2252, esquina da rua Dona Otília, e do rebaixamento da adutora de 400mm de diâmetro na Cruzeiro do Sul, 2632, esquina da avenida Divisa. A água deve retornar à noite.

DENGUE - A Secretaria Municipal de Saúde prossegue, nesta semana, as ações de controle da dengue e de combate a focos do mosquito Aedes aegypti em áreas específicas da cidade. Além das visitas domiciliares nos bairros com maior incidência de casos de dengue, estão programados mutirão de conscientização no Cristal, nesta terça-feira, 24, e um segundo mutirão no bairro Vila Jardim, na sexta-feira, 27. Ao longo da semana, estão previstas visitas domiciliares, com orientação de moradores, busca ativa de casos suspeitos da doença ainda não notificados à SMS, identificação e eliminação de criadouros do mosquito, nas zonas Leste e Oeste.

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para o jogo entre Internacional e 9 de Octubre, que acontece nesta terça-feira, 24, às 21h30, no Estádio Beira-Rio, válido pela Copa Sul-americana. A abertura dos portões está marcada para as 19h30, e cerca de 30 mil torcedores são aguardados no estádio. Para o transporte dos torcedores até o estádio, uma linha especial de ônibus e duas linhas de lotação começam a circular a partir das 19h30. Além disso, mais de 20 linhas regulares do transporte coletivo, entre lotações e ônibus, atendem a região do Beira-Rio pela avenida Padre Cacique. No final do jogo, haverá inversão de sentido em um dos lados da avenida Edvaldo Pereira Paiva, com fluxo em direção ao Centro em ambos os sentidos.

ESCORPIÕES - Uma nova operação noturna para captura de escorpiões amarelos será realizada no entrono da Praça Dom Feliciano, no Centro Histórico, na terça-feira, 24. A ação está programada para começar às 20h e também abrangerá um trecho da avenida Salgado Filho. Participarão do trabalho servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Diretoria de Vigilância em Saúde - DVS), agentes de combate a endemias e funcionários do Dmae. A Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS é o setor responsável na prefeitura pela vigilância do escorpião amarelo.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Casca Alpina (Glória), Vila dos Alpes (Glória), Graciliano Ramos (Glória), Batillanas (Glória) e Beco da Paz (Vila Jardim) nesta terça-feira, 24. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

MÚSICA NO PAÇO - A Prefeitura de Porto Alegre, com o apoio e curadoria da Casa da Música, promove uma nova edição do recital Música no Paço Municipal (Praça Montevidéo, 10 - Centro Histórico) nesta terça-feira, 24. Nesta edição, recebe o pianista Fernando Rauber e como convidado o clarinetista Eliseu Rodrigues. Também integra o recital o Quarteto Barbershop. A apresentação começa às 18h e tem entrada franca. O concerto, inicialmente marcado para o dia 17 de maio, foi transferido para esta terça-feira em razão de problemas de saúde de alguns músicos participantes. 

GRIPE -  Crianças entre cinco e nove anos e pessoas com 55 anos ou mais já podem ser vacinadas contra a gripe em Porto Alegre, pelo Sistema Único de Saúde. Crianças entre cinco e nove anos devem ter intervalo mínimo de 15 dias entre a dose da vacina contra gripe e a vacina contra Covid-19. Adultos não precisam respeitar este intervalo. A campanha de vacinação contra influenza prossegue até 3 de junho. Em Porto Alegre, 124 unidades de saúde oferecem a imunização. Os grupos em atendimento passam a ser os seguintes: crianças de seis meses a 9 anos, adultos a partir de 55 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, trabalhadores portuários e do transporte, pessoas privadas de liberdade, profissionais da educação, pessoas com comorbidades, povos indígenas e integrantes das Forças Armadas e da segurança e salvamento. Nas mesmas 124 unidades de saúde também é realizada a vacinação contra o sarampo.

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e em mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes