Previsão de pautas: terça-feira, 30 de maio

30/05/2023 08:35

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta terça-feira, 30, com a vacinação contra Covid-19 e gripe (Influenza) em Porto Alegre. O público apto a receber a vacina bivalente inclui pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades que têm 12 anos ou mais, com deficiência permanente de 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo, ou seja, que tenham feito pelo menos duas doses anteriormente. São 32 locais aplicando o imunizante. Saiba mais.

ACAMPAMENTO FARROUPILHA - Um dos eventos culturais mais aguardados de Porto Alegre, o Acampamento Farroupilha, terá lançamento da edição 2023 nesta terça-feira, 30, a partir das 10h, na Casa do Gaúcho - junto ao Parque Harmonia. O encontro, que contará com a presença do prefeito Sebastião Melo, autoridades municipais e convidados, apresentará o formato, detalhes e novidades que chegam ao Parque Harmonia a partir de setembro. O Acampamento Farroupilha 2023 será realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), em parceria com a GAM3 Parks. 

FAZENDA - A Secretaria Municipal da Fazenda apresenta nesta terça-feira, 30, o balanço das metas fiscais de 2023 referente ao primeiro quadrimestre. Será em audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor), da Câmara Municipal, realizada de forma on-line às 10h. Interessados em participar do evento devem acessar o link acima um pouco antes do início e efetuar o registro com nome e sobrenome. 

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que poderá faltar água em alguns bairros das zonas Sul e Leste, nesta terça, 30, e na quarta-feira, 31, em função do desligamento programado de energia para a CEEE Equatorial realizar melhorias na rede elétrica, das 10h às 16 horas. Duas estações de bombeamento (Ebats) do Dmae vão ficar desligadas: a Ebat Luís Bettiol na terça e a Ebat Beco do Davi na quarta-feira. Se ocorrer desabastecimento nesta terça, a previsão é de normalização durante a noite em partes dos bairros Belém Velho, Hípica e Vila Nova. Já na quarta, em caso de desabastecimento, a água deverá retornar durante a noite na Lomba do Pinheiro.

HABITAÇÃO - Equipes do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) seguem recadastrando presencialmente nesta terça-feira, 30, das 9h às 16h, no térreo do Mercado Público, pessoas que já estão inseridas no Minha Casa Minha Vida. O objetivo é identificar todas as famílias interessadas em atendimento habitacional e que já possuem cadastro no Demhab. Desde o dia 1º de maio, o cadastro está aberto e pode ser realizado de forma on-line através do site. Após todo o procedimento de atualização do cadastro, o sistema será aberto para novos interessados.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará no bairro Floresta nesta terça-feira, 30. O ônibus estaciona em frente ao Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini (av. Voluntários da Pátria, 1940, Loteamento Santa Terezinha), das 9h às 16h. Contra a Covid-19, haverá primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.

CASTRAÇÃO DE ANIMAIS - A prefeitura abriu as inscrições gratuitas para tutores interessados em castração de animais dos bairros Partenon, Aparício Borges, Santo Antônio, Vila São José e Vila João Pessoa. Os pedidos podem ser feitos até 31 de maio diretamente na Subprefeitura Partenon (avenida Bento Gonçalves, 6.670), junto ao Terminal Antônio de Carvalho. É preciso ser maior de 18 anos, apresentar documento de identidade e comprovante de residência. Não há necessidade de levar os animais ao local.

TAXISTAS - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforça a importância da atenção ao cumprimento do prazo para solicitar o requerimento de migração dos prefixos do serviço público de transporte individual por táxi. Até o dia 31 de maio, os permissionários do serviço de táxi dos prefixos de número 1000 a 1500 que desejarem permanecer na operação, ou seus inventariantes e representantes legais, deverão preencher e apresentar o requerimento de migração de permissão para autorização, com reconhecimento de firma. De acordo com a legislação, será extinto o prefixo cujo titular ou representante não observar o cronograma de migração fixado pela resolução. As solicitações estão sendo encaminhadas desde 1º de maio pelo formulário on-line, disponível na Carta de Serviços da prefeitura. 

SAÚDE - A prefeitura abriu processo seletivo para contratação temporária de 111 profissionais na área da saúde. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O prazo de inscrição segue até as 17h do dia 31 de maio pelo link. Serão selecionados profissionais de auxiliar de farmácia, técnico em enfermagem, biomédico e médico especialista – pediatria para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde e reforçar a Operação Inverno. O processo é coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, por meio da Diretoria de Seleção e Provimento.

CAMPANHA DO AGASALHO - A Prefeitura de Porto Alegre realiza a Campanha do Agasalho e do Alimento 2023. A iniciativa, liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama (GPD), pretende incentivar doações para auxiliar famílias em vulnerabilidade social da Capital na época mais fria do ano. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, funcionam postos de coleta no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico) e no Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157 – Centro Histórico). Em dias úteis e também nos finais de semana, há pontos de coleta no Zaffari Otto (avenida Otto Niemeyer, 601 – Tristeza), Zaffari Hípica (avenida Juca Batista, 4255 – Hípica), Zaffari Centerlar (avenida Sertório, 8000 – Sarandi) e Zaffari Fernando Machado (rua Cel. Fernando Machado, 860 - Centro Histórico).

PORTO + CRIATIVA - Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto Porto + Criativa, que acontecerá no bairro Restinga no período de 19 a 23 de junho. Serão cinco dias de aulas presenciais, das 19h às 22h, na Escola de Samba Estado Mario da Restinga (Estrada João Antônio Silveira, s/nº). Podem participar jovens negros a partir de 18 anos, residentes na Restinga. O curso visa contribuir com a inclusão, autonomia financeira, geração de renda e fortalecimento da autoestima de cada um através do empreendedorismo.

STARTUPS - O Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS), lançou edital de chamada pública para seleção de 15 startups que irão participar do programa Acelera X – POA Inovadora. Os projetos deverão ser inscritos até o dia 4 de junho por meio da plataforma Worldlabs. Podem participar iniciativas de inovação aplicadas a produtos ou serviços na área da Govtech, ou seja, aqueles que possam sanar desafios do município. Os selecionados receberão capacitação e mentorias on-line do Sebrae-RS e apoio da prefeitura.

CONSELHO TUTELAR - Estão abertas até 14 de junho as inscrições de candidatos às eleições do Conselho Tutelar de Porto Alegre. Os interessados devem cumprir com os requisitos previstos na Lei 628/2009. As inscrições podem ser feitas neste link. A homologação das candidaturas será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) em 3 de julho, com realização da prova em 23 de julho. As eleições vão ocorrer no dia 1º de outubro. Neste ano, o processo será digital, com um ambiente eletrônico desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). O edital pode ser conferido aqui.

ARBITRAGEM - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), abriu 50 vagas para o curso de arbitragem comunitária de futebol. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente até o dia 6 de junho, presencialmente, na Unidade de Futebol da SMELJ (av. Erico Veríssimo, 843). O curso, com duração de 40h, terá início no dia 6 de junho e é totalmente gratuito. Mais informações: (51) 3289-4884.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes