Previsão de pautas: terça-feira, 30 de novembro

30/11/2021 08:31

VACINAÇÃO - A Prefeitura de Porto Alegre mantém a vacinação contra a Covid-19 em 40 locais nesta terça-feira, 30: Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, seis farmácias e 32 unidades de saúde - seis delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda e terceira dose em todos os locais (exceto a segunda dose de Coronavac/Butantan, que estará disponível em unidades de saúde específicas). Saiba mais.

ÁGUA 1 - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza serviços nesta terça-feira, 30, que impactam no abastecimento. Será substituído registro de água na região do Distrito de Medição e Controle (DMC 3), na avenida Arnaldo Bohrer, no bairro Teresópolis, a partir das 9 horas. A previsão é normalizar o fornecimento à noite.

ÁGUA 2 - Também nesta terça-feira haverá teste de estanqueidade da rede setorizada do Subsistema Cascatinha-Catumbi, na avenida Vicente Monteggia esquina da avenida Nonoai. Será interrompido o abastecimento de água para as ruas do Distrito de Medição e Controle (DMC 12), nos bairros Cavalhada e Nonoai, a partir das 10 horas. A previsão é normalizar à noite.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades a partir das 8h. Nesta terça-feira, 30, será atendida a comunidade Margarida (Vila Jardim). O projeto tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos. O trabalho busca evitar que resíduos descartados irregularmente nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo, causando alagamentos.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - Até sexta-feira, 3, a unidade do Sine Municipal fará um atendimento especial e prioritário para as pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. A Semana pela Empregabilidade de Pessoas com Deficiência terá intérprete de libras à disposição para quem necessitar. Dezoito empresas confirmaram presença. A ação é promovida em parceria com a Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa).

EMPREGOS - A unidade do Sine Municipal (avenida Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico) tem 451 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego. Devido à Semana da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência, o atendimento será a partir das 13h. O Sine Municipal disponibiliza e recomenda o agendamento eletrônico para agilizar o atendimento e evitar filas. O interessado também pode retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play. Veja aqui as vagas.

SÍTIO DO LAÇADOR  - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), recebe propostas para a revitalização e manutenção do Sítio do Laçador. Empresas interessadas em adotar o espaço público, pelo período de dois anos, deverão formalizar suas propostas até o dia 5 de janeiro de 2022. O conteúdo do edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa)As propostas deverão conter o modelo paisagístico proposto pelo adotante. Além do embelezamento do local, é exigido um projeto que não altere a natureza do Sítio do Laçador, localizado em frente ao primeiro terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na avenida Zaida Jarros (BR-116).

TRANSPORTE COLETIVO - Com a tendência de aumento da demanda se mantendo há algumas semanas, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) anuncia nova ampliação na oferta do transporte coletivo. Desde o início da pandemia, o carregamento das linhas é analisado diariamente para realizar ajustes na oferta. As tabelas horárias serão atualizadas no site da EPTC. Saiba mais

ANIMAIS - O Sine Municipal recebe doações de rações para cães e gatos até o dia 6 de dezembro. Os donativos devem ser entregues na sede do Sine, na avenida Sepúlveda, s/nº - Centro Histórico, das 8h às 17h. A ação faz parte do programa FGTAS Social, lançado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social para atender as demandas sociais de Porto Alegre e dos municípios em que o FGTAS/Sine está inserido.

HPS - O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) está precisando de doações de sangue de todos os tipos. As doações podem ser feitas em nome do HPS ao Hemocentro do Rio Grande do Sul, localizado na avenida Bento Gonçalves, 3722, bairro Partenon. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

BAILE DE DEBUTANTES - A Prefeitura Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), está selecionando candidatas para o Baile de Debutantes, que faz parte da programação do aniversário da Capital, no ano que vem. Prevista para o dia 25 de março, no Espelho d'água do Parque da Redenção, a festa contará com 250 garotas em situação de vulnerabilidade social. O evento vai integrar o calendário dos 250 anos de Porto Alegre. Para participar, a candidata deve completar 15 anos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022 e enviar uma carta dizendo por que merece ser uma das debutantes. A carta poderá ser encaminhada para o endereço Rua Andradas, número 680, 5º andar, ou pelo e-mail: juventude@portoalegre.rs.gov.br. A SMELJ também está recebendo doações de vestidos de saia longa rodada, de todas as cores, e vestidos de debutantes e noiva. Outras informações pelo número (51) 99733949.

VISTORIA - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) abriu agendamento para vistorias gratuitas antes do feriado de Natal. As inscrições devem ser feitas no site da EPTC. A inspeção é na sede da empresa, que fica na rua João Neves da Fontoura número 7. As inspeções técnicas compreendem checklist de itens de, conforto e segurança. Serão analisados cerca de cem itens dos veículos e entregue um laudo apontando os itens que necessitam de correção.

ESTAGIÁRIOS - A Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio abre seleção para contratação de estagiários de níveis médio e técnico em Administração para atuação na pasta. O edital com as informações está na edição do Diário Oficial de Porto Alegre. As inscrições, gratuitas, serão exclusivamente pela internet, no site da Prefeitura de Porto Alegre, pelo link www2.portoalegre.rs.gov.br/cep/inicio.php. Serão pré-selecionados, para nível médio, 40 candidatos para o turno da manhã, outros 40 para o turno da tarde, além de 10 para turno integral. Os interessados devem estar matriculados no primeiro ano do Ensino Médio. Para nível técnico em Administração serão 20 vagas.

BRINQUEDOS - O Natal está se aproximando e para tornar a vida de uma criança mais feliz, o Gabinete da Primeira-dama promove a arrecadação de brinquedos que serão doados a comunidades carentes da Capital. A ação solidária deu início à segunda fase da Campanha Poa que Doa Brinquedos e seguirá até o dia 20 de dezembro. A coleta estará sendo feita, das 8h às 18h, em pontos de arrecadação instalados no Paço Municipal e em todas as secretarias e órgãos da prefeitura. As doações serão higienizadas e depois entregues nas comunidades, entidades sociais, escolas e abrigos da administração municipal.

MULTIVACINAÇÃO - O prazo para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos foi prorrogado pelo Ministério da Saúde até 30 de novembro. As vacinas da campanha estão disponíveis nas unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde no horário de funcionamento de cada local. Estão disponíveis vacinas do Programa Nacional de Imunizações, de acordo com o calendário oficial e a faixa etária da criança ou adolescente.

RECUPERAPOA - A adesão ao RecuperaPOA, programa de recuperação fiscal que estimula o pagamento de dívidas de impostos e taxas municipais na Capital, com descontos vantajosos de multa e juros, ultrapassou a marca de R$ 200 milhões, superando a meta da prefeitura.  Iniciado em 1º de setembro, o prazo final para adesão encerrava-se em 29 de outubro, para débitos de ISS, ITBI, TFLF e Dívida Não Tributária, mas devido à alta procura a prefeitura ampliou o prazo para 30 de dezembro. A expectativa era negociar R$ 134 milhões no total. A adesão é realizada diretamente pelo contribuinte pelo site prefeitura.poa.br/recuperapoa.

ORLA - A prefeitura disponibiliza mais uma alternativa de agendamento dos espaços coletivos do trecho 3 da Orla do Guaíba. Agora, além do site, é possível reservar uma quadra pelo App 156+POA. A ferramenta está liberada, por enquanto, apenas para sistema Android. São 29 quadras de esporte: uma poliesportiva, uma de basquete, uma de patinação, uma de tênis, três de beach tennis, quatro de futebol infantil, seis de futebol, sete com grama sintética e 12 de areia para vôlei de praia, beach tennis e futevôlei. Basta baixar o aplicativo nas lojas oficiais para Android, fazer login diretamente no 156+POA pelas opções dadas na tela do AcessoPoa. O agendamento também pode ser feito pelo site agendaorla3.portoalegre.rs.gov.br.

MAMOGRAFIA - Mulheres de 50 a 69 anos ou com fatores de risco fora dessa faixa etária que precisam fazer mamografia agora possuem um novo canal de acesso em Porto Alegre. Pelo número 3289-2757, elas poderão solicitar o exame com facilidade, sem sair de casa, para detecção precoce do câncer de mama. Entre os fatores de risco para a doença, o principal é ter histórico de câncer de mama ou ovário na família. A iniciativa integra a programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pela campanha Outubro Rosa. O atendimento estará disponível para residentes em Porto Alegre que se enquadrem no público-alvo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

WHATSAPP DA SAÚDE - As equipes das unidades de saúde de Porto Alegre passam a contar com a comunicação via WhatsApp para interagir com a população. Os 132 serviços receberam aparelhos celulares com o aplicativo e farão listas de transmissão com o contato dos pacientes, além de prestar informações. O atendimento é exclusivo para moradores da Capital com vínculo aos serviços. As dúvidas serão respondidas em horário comercial, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas as mensagens podem ser enviadas a qualquer momento. Para ter acesso a informações de sua unidade de saúde, adicione o WhatsApp correspondente e envie uma mensagem informando nome completo e endereço. Confira o contato de sua unidade de saúde aqui.

DE BIKE NA VACINAÇÃO - A empresa TemBici e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizam duas viagens gratuitas no serviço de bicicletas compartilhadas, de até três horas, para aqueles que quiserem se vacinar contra a Covid-19. A ação é válida para a primeira, segunda ou terceira dose da vacinação. O projeto, que tem como objetivo aumentar o número de vacinados em Porto Alegre, terminaria dia 31 de outubro, mas devido aos bons resultados foi estendido até o fim do ano. Para utilizar o serviço, o cidadão deve ter o aplicativo Bike Itaú baixado em seu telefone e acessar a aba “Meus Planos” e, em seguida, a opção “Vacinação”. O desconto será aplicado no momento da retirada da bicicleta.

 

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes