Previsão de pautas: terça-feira, 7 de fevereiro

06/02/2023 17:48

IPTU 1 - A Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (Travessa Mário Cinco Paus, s/nº) vai abrir uma hora mais cedo, às 8h, nesta terça-feira, 7, e quarta-feira, 8, para receber os contribuintes que desejam acessar as guias com desconto para o pagamento do IPTU 2023. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, vai disponibilizar ainda um guichê especial no Centro de Referência do Idoso (avenida João Pessoa, 1105) para auxiliar este público. Os documentos também estão disponíveis de forma on-line em 17 subprefeituras e no Tudo Fácil Zona Norte. O objetivo é reduzir a possibilidade de filas e atender os contribuintes com conforto.

IPTU 2 - A loja e os outros 19 locais físicos auxiliam os cidadãos que têm alguma dificuldade na emissão das guias, mas os documentos podem ser retirados sem a necessidade de deslocamentos por meio do site IPTU 2023 ou no aplicativo 156+POA, disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Android e IOS. Os documentos também são fornecidos pelo Whatsapp, via telefone (51) 3433-0156, opção 4, das 9h às 16h, nos dias úteis. O prazo para pagamento com desconto termina nesta quarta-feira, 8. A redução é de 5% para todos os contribuintes, podendo chegar a 11%.

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta terça-feira, 7, com a vacinação contra Covid-19 de bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos com comorbidades. Os estoques da vacina pediátrica Pfizer baby estão no fim, com previsão de recebimento de novas remessas nesta semana. A vacinação está mantida para crianças e adultos em diferentes locais. Saiba mais.

EMPREGOS - Nesta terça-feira, 7, serão realizadas entrevistas de emprego no Sine para 20 vagas de vendedor porta a porta. A empresa contratante estará no local, a partir das 14h, para facilitar o contato e evitar mais um deslocamento dos candidatos.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Parque Santa Anita (Nonoai), Arapeí (Cristal), Mato Grosso (Cristal) e Pedreira Sul (Cristal) nesta terça-feira, 7, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

PISCINAS PÚBLICAS - As cinco piscinas públicas que fazem parte do Projeto Verão da prefeitura - Cecores, Cecoflor, Ceprima, Cevi e Cecopam - já estão abertas gratuitamente à população, das 8h30 às 18h30, de terça-feira a domingo. Para acessá-las é preciso fazer a carteirinha. Basta levar em uma das unidades o documento de identidade com RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4. Menores de idade precisam de autorização fornecida pela SMELJ, a ser preenchida e assinada pelos pais ou responsável.

CRECHES - Pais ou responsáveis podem solicitar vagas em creches municipais acessando o site da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e preenchendo o Formulário de manifestação de necessidade de vaga 2023. Quem não tem internet, pode fazer esta inscrição on-line na escola municipal mais próxima de sua casa. Este serviço é destinado apenas para quem ainda não havia inscrito a criança em uma lista de espera. O preenchimento da solicitação não é garantia de ingresso ao sistema municipal de educação, pois isso depende da disponibilidade de vagas das escolas da região onde a família reside. 

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) precisa de doações para bebês prematuros com risco extremo de vida internados na UTI neonatal. Em razão do período de férias, muitas mães viajam, deixando de fazer as doações e, consequentemente, impactando na redução dos estoques. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Para isso, devem entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br. 

 

Lissandra Mendonça