Educação

Educação Infantil

O Município de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Educação, oferta vagas de Educação Infantil para crianças de 0 (nascidas até 31/03 do ano corrente) a 5 anos (completos até 31/03 do ano corrente), em Escolas Infantis, próprias e conveniadas.

 

Inscrições

O período oficial de inscrições e solicitações de transferências de vagas para Educação Infantil para o ano de 2022 ocorreu de 13 de outubro de 2021 a 12 de novembro de 2021.

O processo oficial de inscrições para 2023 ocorrerá de 01 a 30 de novembro de 2022. Em breve anunciaremos mais detalhes sobre como ocorrerá.

 

Solicitações após o período oficial de inscrições

Para pedidos de vaga em Educação Infantil, pós período oficial de inscrições, clique no link acima e preencha o formulário.

Para solicitações de transferência de Educação Infantil, clique aqui e preencha o formulário.

 

Requisitos / Documentos necessários

  • Certidão de nascimento ou RG original da criança. 
  • RG ou documento oficial com foto original do responsável pela criança. 
  • Comprovante de endereço atualizado.
  • Comprovante de endereço atualizado (não precisa estar em nome do responsável pela criança).

 

Formas de Solicitação do Serviço

O pedido de vaga para a Educação infantil ou de transferências de escolas ocorrem através do preenchimento de um formulário Google.

Principais Etapas do Serviço

No mês de outubro de cada ano, a SMED abre um processo de inscrição para o ingresso de crianças para início no ano letivo consecutivo. As inscrições são presencialmente nas escolas somente nesse período. Caso a família não tenha participado desse processo de inscrição, o ingresso nas Escolas de Educação Infantil pode ocorrer ao longo de todo o ano letivo. A família deve se inscrever para uma vaga no link disponibilizado e aguardar o contato do setor de Gestão de Vagas para a efetivação da matrícula.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

O atendimento da solicitação de vaga ou transferência é feita mediante disponibilidade de vagas.

Endereços e contatos das escolas de Educação Infantil

Escolas infantis próprias

Escolas infantis comunitárias

 

Atualizado em
28/09/2022