244ª Feira do Peixe supera expectativa de público e vendas
Mais de 490 toneladas de peixes foram vendidas e 500 mil pessoas circularam na 244ª Feira do Peixe de Porto Alegre, no Largo Jornalista Glênio Peres, Centro Histórico. Com encerramento nesta Sexta-feira da Paixão, 29, os números superam a edição de 2023, quando foram comercializadas 355 toneladas e mais de 300 mil pessoas passaram pela feira. Este ano, a prefeitura, por meio da Secretaria de Governança Local, foi responsável pelo investimento de R$ 400 mil para a realização do evento, que foi organizado em parceria com a Colônia de Pescadores Z-5 e Associação dos Pescadores e Piscicultores do Extremo-Sul (Appesul).
“Agradecemos a todos envolvidos nesta querida e tradicional Feira que é um grande sucesso. É um trabalho feito com parceria, carinho e esforço de muita gente.” - prefeito Sebastião Melo.
O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, avaliou de forma positiva os resultados do evento. “Para esta edição, reservamos recursos para fomentar a atividade e conseguimos realizar um evento com melhor estrutura para quem vem, de fato, fazer a feira, os feirantes e psicultores das Ilhas e do Extremo-Sul”, destacou.
Durante cinco dias, funcionaram na feira 40 bancas de pescados resfriados e congelados e quatro bancas com a comercialização de alimentos como tainha assada na taquara, porção de violinha, bolinhos e espetinhos de peixe. O destaque das vendas foi para a tainha, tanto resfriada como congelada, em filé ou inteira, e também a assada na taquara. Ainda figuram entre os mais vendidos, os filés de merluza e tilápia.
O presidente da Colônia de Pescadores Z-5, Gilmar Coelho, ressaltou as melhorias da estrutura para os pescadores. “Este ano contamos com a organização e o investimento da prefeitura. Tivemos melhores condições para fazer este grande evento, o que possibilitou a superação de vendas e de público do ano passado. Todos ficaram muito satisfeitos”, comemorou.
Gilmar Martins